Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Medicina Intensiva

Foram encontradas 15 questões

Q2267608 Medicina
Recentemente, alguns hospitais brasileiros viveram um surto de infecções nosocomiais pelo fungo Candida auris, que apresenta resistência a diversos antifúngicos e é de difícil erradicação.
Sobre as infecções por Candida em Terapia Intensiva, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2267609 Medicina
Assinale a opção que indica o antibiótico usado no tratamento de infecções nosocomiais que não tem ação contra germes anaeróbios.
Alternativas
Q2267610 Medicina
Sobre infecções nosocomiais por Clostridioides difficile em UTI, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pacientes com alta probabilidade pré-teste dessa infecção devem receber tratamento, mesmo que o exame de suas toxinas A e B seja negativo, dado a baixa sensibilidade desse método diagnóstico.
II. Os pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de colite pseudomembranosa devem ser submetidos a precaução de contato e os profissionais que os assistem devem ser orientados a realizar lavagem de mãos com água e sabão, visto que álcool gel não mata os esporos dessa bactéria.
III. Os casos graves dessa infecção devem receber dupla terapia antimicrobiana, com vancomicina e metronidazol, ambos por via intravenosa.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2267611 Medicina
Paciente do sexo masculino de 30 anos, renal crônico dialítico, foi internado na UTI com diagnóstico de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter de diálise de longa permanência. No terceiro dia de internação, identificado que se tratava de infecção por Staphylococcus aureus oxacilina-sensível, sendo ajustado tratamento para oxacilina. Em seguida, realizado ecocardiograma transtorácico, que flagrou presença de vegetação extensa em valva aórtica.
No sétimo dia de internação, paciente já estava em programação de alta, quando subitamente evolui com hipotensão, rebaixamento de nível de consciência e insuficiência respiratória, sendo intubado e necessitando de início de noradrenalina para estabilização hemodinâmica. Na curva da pressão arterial invasiva (PAI), observa-se aumento da pressão de pulso e perda do nó dicrótico.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Q2267612 Medicina
Médico da UTI se acidenta com bisturi em procedimento realizado em paciente sabidamente HIV positivo. O instrumento estava contaminado com sangue do paciente e provocou pequeno corte em um dos dedos do profissional, que estava com luvas. O paciente está consciente e orientado e relata ter carga viral indetectável.
Logo após se acidentar, o médico realizou lavagem de mãos vigorosa.
Assinale a opção que indica a profilaxia que deve ser adotada para esse caso.
Alternativas
Q2267613 Medicina
Paciente de 25 anos, sexo feminino com o diagnóstico de cardiomiopatia dilatada de etiologia idiopática, com fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 12%, já listada para transplante cardíaco.
Internada há 30 dias na UTI com o diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada, perfil C INTERMACS 3, estável às custas de dobutamina 10mcg/kg/min e nitroprussiato 1mcg/kg/min, além de vasodilatadores por via oral, aguardando surgimento de doador de coração.
Paciente evolui com piora clínica, há cerca de 12 horas, com rebaixamento de nível de consciência, congestão pulmonar, anúria, piora de exames laboratoriais de micro-hemodinâmica e piora das escores nitrogenadas. Não há qualquer sinal de infecção para essa paciente e a piora é exclusivamente cardíaca. Foi necessário elevar a dose de dobutamina para 20mcg/kg/min, desligar o nitroprussiato e suspender a vasodilatação oral e iniciar noradrenalina na dose de 0,4mcg/kg/min.
Há 30 minutos, paciente apresentou pressão arterial média (PAM) de 50mmHg, sendo aumentada a noradrenalina para 0,5mcg/kg/min, havendo elevação da PAM apenas para 56mmHg.
Sobre esse quadro clínico na UTI e sua evolução, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2267614 Medicina
Paciente de 70 anos, sexo feminino, com diagnóstico de pielonefrite complicada, evoluindo com choque séptico. No momento, encontra-se na UTI em estado grave, febril, intubada sob ventilação mecânica, sedada e recebendo noradrenalina à vazão de 0,6mcg/kg/min visando a garantir adequada estabilidade hemodinâmica. Sobre esse caso, analise as afirmativas a seguir.

I. Paciente tem indicação de receber hidrocortisona em dose de estresse, na dose de 200mg/dia.
II. Deve-se realizar um ecocardiograma à beira-leito para essa paciente, de forma a definir, por exemplo, se paciente teria indicação de expansão volêmica ou de associação de inotrópico ou segundo vasopressor.
III. Visando à melhora hemodinâmica, paciente deve ter febre corrigida, preferencialmente por métodos físicos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2267615 Medicina
Assinale a opção que indica o parâmetro que não deve ser ajustado no modo ventilatório de pressão de suporte (PSV).
Alternativas
Q2267616 Medicina
Considere o escore PESI, utilizado para determinar a gravidade de pacientes com tromboembolismo pulmonar.
Assinale a opção que indica, à exceção da idade, os três fatores que estão associados à maior pontuação e, portanto, ao pior prognóstico.
Alternativas
Q2267617 Medicina
Paciente de 70 anos, sexo masculino, trófico e bem nutrido à avaliação pré-operatória, evolui com choque vasoplégico e difícil desmame ventilatório às custas de síndrome do desconforto respiratório em pós-operatório de cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio.
O paciente algo melhor do ponto de vista respiratório e hemodinâmico, 48 horas após o procedimento, mantém baixa tolerância à dieta enteral, apresentando vômitos e distensão gástrica ao receber mais de 30% da meta nutricional de volume da dieta.
Estão listadas a seguir opções nutricionais para um doente crítico cirúrgico. Assinale a opção que indica a melhor estratégia para esse caso. 
Alternativas
Q2267618 Medicina
O ultrassom pulmonar é utilizado para avaliar diagnósticos diferenciais de insuficiência respiratória e, nos últimos anos, seu uso tem ficado cada vez mais frequente no ambiente de terapia intensiva.
Assinale a opção que indica causas de insuficiência respiratória nas quais se espera apenas o aparecimento das chamadas linhas A por meio desse método diagnóstico.
Alternativas
Q2267619 Medicina
Sobre a utilização de diuréticos em UTI, analise as afirmativas a seguir.

I. Não há grande diferença em desfechos duros na utilização de furosemida em doses altas de maneira intermitente em comparação ao seu uso em bomba de infusão contínua.
II. A hidroclorotiazida, na dose de 100mg/dia, pode ser utilizada para doentes que estejam com hipernatremia e hipervolêmicos de maneira a aumentar a natriurese, ainda que a evidência para tal prática não seja robusta.
III. A acetazolamida é um diurético que pode ser utilizado no tratamento conservador das fístulas liquóricas e seu principal efeito colateral é o advento de acidose metabólica.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2267620 Medicina
Sobre sedoanalgesia em UTI, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2267621 Medicina
Na unidade de terapia intensiva, o paciente hepatopata crônico pode ter perfil pró-trombótico, neutro ou pró-sangramento. Considerando as alterações laboratoriais a seguir,
I. Fibrinogênio < 150, II. Plaquetas < 50.000, III. INR ou RNI > 1,5,
assinale a opção que indica as alterações que estão associadas a maior risco de sangramento nesse paciente.
Alternativas
Q2267622 Medicina
Sobre controle sintomático do paciente em cuidados paliativos e em fase final de vida, quando manejado em ambiente de terapia intensiva, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A utilização do haloperidol, na dose de 1mg por via intravenosa a cada 8 horas, pode ser uma alternativa aos pacientes com vômitos e obstrução intestinal maligna.
( ) Geralmente, para controle de dispneia em pacientes em fase final de vida, é necessária a utilização de morfina em bomba de infusão contínua em doses altas, geralmente acima de 3mg/h.
( ) A utilização de escopolamina reduz as secreções de via aérea e está associada à redução do advento do ronco da morte ou “sororoca”.
( ) Os anti-inflamatórios não hormonais são opções interessantes para controle de dor em pacientes com câncer avançado e presença de metástases ósseas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: E
5: B
6: B
7: E
8: D
9: A
10: D
11: C
12: E
13: D
14: C
15: B