É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação
ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a
contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e
engajar-se na luta por sua libertação. Um educador humanista,
revolucionário, não há de esperar esta possibilidade. Sua ação,
identificando- se, desde logo, com a dos educandos, deve orientar-se no sentido da humanização de ambos. Do pensar autêntico e
não no sentido da doação, da entrega do saber. Sua ação deve
estar infundida da profunda crença nos homens. Crença no seu
poder criador. Isto tudo exige dele que seja um companheiro dos
educandos, em suas relações com estes. A educação “bancária”,
em cuja prática se dá a inconciliação educador-educandos, rechaça
este companheirismo. E é lógico que seja assim. No momento em
que o educador “bancário” vivesse a superação da contradição já
não ser ia “bancário”. Já não faria depósitos. Já não tentar ia
domesticar. Já não prescrever ia. Saber com os educandos,
enquanto estes soubessem com ele, ser ia sua tarefa. Já não estar
ia a serviço da desumanização. A serviço da opressão, mas a
serviço da libertação.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 36 e 37
Assinale a opção que indica corretamente a tendência pedagógica
à qual o texto se refere.