Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE 2023 para Professor 2 - Língua Portuguesa

Foram encontradas 9 questões

Q2437298 Pedagogia

A prática pedagógica é determinada por diversos fatores, como os objetivos e as finalidades eleitos pelos seus atores e a sua compreensão sobre a relação de ensino-aprendizagem.


As seguintes afirmativas acerca da concepção de prática pedagógica defendida pelo RCMJG estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q2437305 Pedagogia

O Programa de Escolas de Tempo Integral do Jaboatão dos Guararapes tem como influência uma corrente de pensamento e experimentos educacionais associada ao trabalho de Anísio Teixeira.


Essa vertente é conhecida como

Alternativas
Q2437317 Pedagogia

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.


Adaptado de GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 1994, p.579


De acordo com essa concepção, é correto afirmar que o Projeto Político Pedagógico

Alternativas
Q2437319 Pedagogia

Na sociedade em que vivemos, marcada por uma herança de desigualdades, precisamos lidar com o preconceito e a discriminação, inclusive quando o assunto é o próprio conceito de direitos humanos, visto muitas vezes como “direitos da marginalidade”, ou ainda apenas relacionado a liberdades individuais, sem pensar nos direitos econômicos, sociais e coletivos. Com a educação em direitos humanos, podemos contribuir para a formação de uma cidadania ativa, equitativa e critica em as pessoas percebam as consequências individuais e também sociais de cada escolha, com um senso de responsabilidade. Podemos propiciar o desenvolvimento de sentimentos e atitudes de cooperação e solidariedade nas práticas escolares, trazendo um entendimento de que todos somos sujeitos de deveres e de direitos.


Adaptado de Instituto Aurora, https://institutoaurora.org/educacao-em-direitoshumanos/, 2023


Com base no texto, a respeito dos princípios norteadores do Plano Nacional em Direitos Humanos na educação básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A educação em direitos humanos deve enfrentar o preconceito e a discriminação mantendo o caráter segmentado das atividades por área de conhecimento.

( ) A educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade e a qualidade da educação.

( ) A educação em direitos humanos deve considerar a escola um espaço privilegiado para promover cooperação e solidariedade, assegurando objetivos e práticas coerentes com o princípio de uma cidadania ativa.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2437321 Pedagogia

É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação. Um educador humanista, revolucionário, não há de esperar esta possibilidade. Sua ação, identificando- se, desde logo, com a dos educandos, deve orientar- se no sentido da humanização de ambos. Do pensar autêntico e não no sentido da doação, da entrega do saber. Sua ação deve estar infundida da profunda crença nos homens. Crença no seu poder criador. Isto tudo exige dele que seja um companheiro dos educandos, em suas relações com estes. A educação “bancária”, em cuja prática se dá a inconciliação educador-educandos, rechaça este companheirismo. E é lógico que seja assim. No momento em que o educador “bancário” vivesse a superação da contradição já não ser ia “bancário”. Já não faria depósitos. Já não tentar ia domesticar. Já não prescrever ia. Saber com os educandos, enquanto estes soubessem com ele, ser ia sua tarefa. Já não estar ia a serviço da desumanização. A serviço da opressão, mas a serviço da libertação.


FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 36 e 37


Assinale a opção que indica corretamente a tendência pedagógica à qual o texto se refere.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: D