Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes

Foram encontradas 40 questões

Q2213650 Educação Artística
Em 1991, a arte-educadora Ana Mae Barbosa lançou o livro A imagem no ensino da arte, divulgando a proposta de uma Abordagem Triangular, usada para valorizar o ensino de Artes nas escolas públicas.
Para Ana Mae Barbosa, o ensino de Artes deve 
Alternativas
Q2213651 Educação Artística
Na perspectiva da arte-educação, aprender por meio da arte faz parte de uma educação integral.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino de arte ajuda a desenvolver outras áreas do conhecimento, uma vez que os estudantes precisam mobilizar diversas habilidades, como a capacidade de interpretação, a criatividade e a imaginação.
II. O ensino de arte envolve aspectos afetivos e emocionais e treina os estudantes para uma linguagem dos sentidos, o que complementa as linguagens discursiva e científica dos demais saberes escolares.
III. O ensino de arte constitui uma ferramenta de aprendizagem para todas as disciplinas, de modo que se pode recorrer à música ou à pintura para aprender literatura ou matemática, por exemplo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2213652 Educação Artística
A pedagogia de John Dewey está fundamentada em uma “filosofia da experiência”:
Há uma conexão orgânica entre educação e experiência pessoal. Mas tudo depende da qualidade da experiência por que se passa. A qualidade da experiência depende de sua influência sobre experiências posteriores. Assim, o desafio do educador é a de dispor as coisas para que as experiências enriqueçam o educando e o armem para novas experiências futuras.
Adaptado de DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979, p. 13-16.
A partir do trecho, é correto afirmar que o ensino de arte proporciona experiências estéticas, que
Alternativas
Q2213653 Educação Artística
A Proposta Triangular deriva de uma triangulação de natureza epistemológica, ao designar os componentes do ensino/aprendizagem por três ações mentalmente e sensorialmente básicas, quais sejam: criação (fazer artístico), leitura da obra de arte e contextualização.
A segunda triangulação está na gênese da própria sistematização, originada de três outras abordagens epistemológicas: as Escuelas libres mexicanas, o Critical Studies inglês e o Movimento de Apreciação Estética aliado ao DBAE (Discipline-Basead Art Education) americano.
BARBOSA, Ana M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998, p. 33.( Adaptado)
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente aspectos da Proposta Triangular, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2213654 Educação Artística
Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) foi um dos primeiros a registrar e estudar as manifestações da cultura popular, vinculando-a ao folclore.
Todos os países do mundo, raças, grupos humanos, famílias, classes profissionais, possuem um patrimônio de tradições que se transmite oralmente e é defendido e conservado pelo costume. Esse patrimônio é milenar e contemporâneo. Cresce com os conhecimentos diários desde que se integrem nos hábitos grupais, domésticos ou nacionais. Esse patrimônio é o folclore. “Folk”, povo, nação, família, parentalha. “Lore”, instrução, conhecimento. “Contemporaneidade”, atualização imediatista do conhecimento.
CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967, p.9. (Adaptado)
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta o entendimento de cultura popular de Câmara Cascudo. 
Alternativas
Q2213655 Educação Artística
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) é o documento que serve de modelo para a produção dos currículos estaduais, como é o caso do Documento Curricular do Tocantins (DC-TO, 2019).
A respeito do ensino de Arte nos dois documentos citados, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Tanto na BNCC como no DC-TO, a componente Arte é composta por quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro.
( ) Na BNCC, diferentemente do DC-TO, as ações didáticopedagógicas devem desenvolver as seguintes dimensões do conhecimento: criação, autonomia, estesia, performance, fruição e reflexão.
( ) Tanto na BNCC como no DC-TO cada unidade temática constitui um quadro curricular composto por Objetos de Conhecimento, Conteúdos e Habilidades adaptados às particularidades locais.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2213656 Educação Artística
O docente de Arte do 7º ano do Ensino Fundamental propõe a realização de pesquisas sobre as formas de se expressar pela dança em culturas e contextos diversos. Para tanto, os estudantes pesquisam por meio de registros visuais da dança em ambiente virtual, podendo enfocar experiências de dança regionais, brasileiras e também de outras culturas.
Considerando o Documento Curricular do Tocantins do Ensino Fundamental – Linguagens/Arte (2019), essa atividade pedagógica tem como objeto de conhecimento 
Alternativas
Q2213657 Educação Artística

Rudolf Laban, bailarino e coreógrafo húngaro, elaborou um sistema de notação de dança que associa o movimento ao espaço no qual ele se desdobra.

Imagem associada para resolução da questão

Um docente de Arte dos anos finais do Ensino Fundamental propõe que seus alunos observem e explorem movimentos espontâneos em um espaço e tempo determinados. Ele espera com essa atividade desenvolver nos alunos a capacidade de criar movimentos expressivos, alterando o tempo e o espaço da gestualidade cotidiana.


Considerando o Documento Curricular do Tocantins do Ensino Fundamental e com base na descrição da atividade relativa à unidade temática “dança” e ao objeto de conhecimento “elementos da linguagem”, assinale a opção que indica corretamente a habilidade que está sendo desenvolvida.

Alternativas
Q2213658 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão
A principal característica dessa dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música, que é cantada e acompanhada pela batida do atabaque.

No final de cada frase musical, dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois: eles simulam um combate no interior de um círculo, em cuja parte central está o chefe, o qual “ataca” todos os participantes, uma vez que passa por todos e escolhe um “lutador” experiente para travar um “duelo”. Nas apresentações, os dançarinos costumam usar saias feitas de sisal, além de pintura corporal.
A imagem e a descrição se referem a uma dança popular tradicional, presente nas comunidades quilombolas do Tocantins, conhecida como
Alternativas
Q2213659 Educação Artística
Leia o fragmento a seguir.
É a capacidade de conceber o mundo não apenas a partir de esquemas referenciais, mas a partir da experiência e percepção do que existe, desenvolvendo a sensibilidade e a capacidade de entender sentimentos e sensações.
Assinale a opção que indica a dimensão do conhecimento em Arte nele referida. 
Alternativas
Q2213660 Educação Artística
A unidade temática “Artes Integradas”, proposta no Documento Curricular do Tocantins para o Ensino Fundamental (Linguagens – Arte), entende integração como
Alternativas
Q2213661 Educação Artística
Sobre a unidade temática “Música”, leia o trecho a seguir.
Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estimular o estudante a identificar e manipular os elementos do som por meio do exercício da escuta. Para desenvolver essa habilidade é necessário que o educando possa inventar e reinventar sonoridades, por meio de práticas lúdicas, sem a exigência da reprodução de modelos musicais.
Com base no Documento Curricular do Tocantins do Ensino Fundamental – Linguagens/Arte (2019), assinale a opção que identifica corretamente o objeto de conhecimento “Elementos da Linguagem” pertinente à sugestão pedagógica descrita no trecho.
Alternativas
Q2213662 Educação Artística
A compreensão da música, ou mesmo a sensibilidade a ela, tem por base um padrão culturalmente compartilhado para a organização dos sons numa linguagem artística, padrão este que é socialmente construído e aprendido – pela vivência, pelo contato cotidiano, pela familiarização – embora também possa ser aprendido na escola.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 31. (Adaptado)
Com base no trecho, a respeito da música e de seu ensino, analise as afirmativas a seguir.
I. A música é uma linguagem artística, culturalmente construída, juntamente com seus princípios de organização, sendo um fenômeno histórico e sociocultural.
II. A música é uma atividade universal, motivo pelo qual a sua linguagem é igualmente compreendida e compartilhada por todos os homens, os quais reconhecem o valor estético e atemporal das grandes composições.
III. A educação musical pressupões um conceito plural de cultura, favorecendo as trocas e reelaborações de características musicais e experiências do cotidiano dos alunos, relativizando os pontos de vista e de escuta.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2213663 Educação Artística
Em 1913 o músico futurista Luigi Russolo publicou o manifesto A Arte dos Ruídos. Em sintonia com a era industrial das máquinas e da velocidade, Russolo criou novos instrumentos musicais para permitir que os compositores utilizassem os sons mais complexos da “era mecânica”:
Todos sabemos que qualquer som musical transporta em si um desenvolvimento de sensações com as quais estamos familiarizados e das quais estamos exaustos, pois predispõem o ouvinte ao aborrecimento. Nós Futuristas, amamos profundamente e apreciamos as harmonias dos grandes mestres. Por muitos anos, Beethoven e Wagner chocaram os nossos nervos e corações. Agora encontramos mais divertimento na combinação de ruídos de carris, motores, carruagens e multidões.
RUSSOLO, Luigi. L’arte dei rumori, in: https://archive.org/details/luigi-russolo-lartedei-rumori-1916. (Adaptado)
Com base nas palavras de Russolo, é correto afirmar que para o autor, o ruído é um
Alternativas
Q2213664 Educação Artística
Um docente de Arte do 9º ano do Ensino Fundamental propôs aos estudantes a criação de um vídeo performance, a partir dos próprios smartphones.
Essa atividade possuía dois objetivos:
1. desenvolver a habilidade de analisar a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, material e imaterial, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias; e
2. favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Considerando o Documento Curricular do Tocantins do Ensino Fundamental – Linguagens/Arte (2019), a proposta enquadra-se na unidade temática: 
Alternativas
Q2213665 Educação Artística
As manifestações listadas a seguir exemplificam corretamente influências da cultura africana na formação da música brasileira, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2213666 Educação Artística
Arte ou artefato?
A maioria dos povos ameríndios não guarda as peças, as máscaras ou os adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de têlas usado nos rituais pois, fora do contexto da encenação, elas perdem sua agência.
LAGROU, Els. Arte Indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: C/ Arte, 2009, p. 65. (Adaptado)
Com base no trecho, assinale a opção que, em seu contexto de produção e uso originais, descreve corretamente os sentidos atribuídos às peças indígenas. 
Alternativas
Q2213667 Educação Artística

Imagem associada para resolução da questão

Pintura facial Kayapó-gorotire (evento no Museu do Índio do Rio de janeiro, 2015).


Ao estudar a arte indígena brasileira, os antropólogos chamam a atenção para a centralidade da corporalidade e da pessoa para as sociedades indígenas e apontam para a existência de uma complexa linguagem simbólica em torno da sua “fabricação”.


Na arte indígena, o corpo é suporte material de intervenção estética e seria concebido como

Alternativas
Q2213668 Educação Artística
Leia o trecho a seguir.
Esse conceito é empregado para designar o processo de produção de livros, cinema, teatro, música ou qualquer outra manifestação artística pela indústria de entretenimento, com a finalidade de satisfazer as demandas capitalistas por arte e cultura. Ele é usado para designar um processo de homogeneização de hábitos e gostos culturais articulados com a mercantilização no campo cultural.
O trecho acima apresenta o conceito de
Alternativas
Q2213669 Educação Artística

A arte gráfica dos Asurini do Xingu usa figuras abstratas geométricas que se repetem, gerando um padrão que cobre o objeto suporte.


O padrão iconográfico mais importante entre os Asurini é o Tayngava, termo que significa “imagem do ser humano”. Tayngava é também um objeto ritualístico utilizado pelos xamãs em diversos rituais, uma figura antropomórfica feita de taquaras e encapada com algodão.

Imagem associada para resolução da questão

Tayugava: identificação do módulo (esquerda), e construção do significado (direita)


Com base no relato e na imagem, analise as afirmativas a seguir sobre o grafismo dos Asurini e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Tayngava é a figura elementar da grega, cujo traço mínimo representa os braços e as pernas da figura humana em um padrão contínuo que exige o domínio da geometrização do espaço.


( ) Tayngava é um sinal que assume um significado e representa um objeto, por sua semelhança com ele e por um processo de simbolização derivado de uma síntese formal, sendo a “imagem do homem” elaborada pela cultura Asurini.


( ) Tayngava indica, entre os Asurini, um motivo geométrico com significado relacionado à cosmologia e ao xamanismo uma vez que o mesmo vocábulo é também usado para um artefato ritualístico.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: A
5: E
6: E
7: C
8: B
9: E
10: A
11: D
12: B
13: C
14: A
15: D
16: A
17: B
18: C
19: C
20: E