A arte gráfica dos Asurini do Xingu usa figuras abstratas g...
A arte gráfica dos Asurini do Xingu usa figuras abstratas geométricas que se repetem, gerando um padrão que cobre o objeto suporte.
O padrão iconográfico mais importante entre os Asurini é o Tayngava, termo que significa “imagem do ser humano”. Tayngava é também um objeto ritualístico utilizado pelos xamãs em diversos rituais, uma figura antropomórfica feita de taquaras e encapada com algodão.
Tayugava: identificação do módulo (esquerda), e construção do significado (direita)
Com base no relato e na imagem, analise as afirmativas a seguir sobre o grafismo dos Asurini e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Tayngava é a figura elementar da grega, cujo traço mínimo representa os braços e as pernas da figura humana em um padrão contínuo que exige o domínio da geometrização do espaço.
( ) Tayngava é um sinal que assume um significado e representa um objeto, por sua semelhança com ele e por um processo de simbolização derivado de uma síntese formal, sendo a “imagem do homem” elaborada pela cultura Asurini.
( ) Tayngava indica, entre os Asurini, um motivo geométrico com significado relacionado à cosmologia e ao xamanismo uma vez que o mesmo vocábulo é também usado para um artefato ritualístico.
As afirmativas são, respectivamente,