Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor da Educação Básica - Professor Regente - Educação Indígena Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Foram encontradas 18 questões

Q2206235 Português
“Dá-se o nome de artigo às palavras o (com as variações a, os, as) e um (com as variações uma, uns, umas), que se antepõem aos substantivos para indicar que se trata de um ser já conhecido do leitor ou que se trata de um simples representante de uma dada espécie.”
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Editora: Lexikon; 7ª edição; p. 199.
Essa definição da classe dos artigos se fundamenta nos seguintes critérios:
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Q2206236 Português
Nas opções a seguir há uma frase inicial com um adjetivo sublinhado, seguida de uma frase em que esse adjetivo foi substantivado.
Assinale a opção em que essa modificação foi feita de forma adequada.
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Q2206237 Português
“No trançado da história, o que interessa, afinal, é o resultado. O fim acaba sempre justificando os meios desde que não esteja demasiado longe – em sacrifícios e tempo – do início.”
Millôr Fernandes.
Sobre a estruturação desse pequeno texto, é correto afirmar que se trata de um texto
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Q2206238 Português
“O consenso, na maior parte das atividades públicas, é fundamental à base de estrutura política. Sem qualidade de liderança não há objetivo, mas sem número de adeptos ponderável, não há o que objetivar. A fragmentação excessiva de uma filosofia básica faz com que muitos movimentos revolucionários acabem tendo mais profetas que seguidores.”
Millôr Fernandes
Nesse segmento há uma relação lógica entre profetas e seguidores, relação essa que se repete em 
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Q2206239 Português
Assinale a opção que apresenta a frase que mostra uma troca indevida entre parônimos.
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Q2206240 Português

Verbos abundantes são aqueles que possuem duas ou mais formas equivalentes

Assinale a opção que só apresenta verbos abundantes do particípio. 

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Q2206255 Português

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Disponível em:: <http://www.jaideresbell.com.br/site/2016/07/01/it-was-amazon/> . Acesso em: 4 mar. 2023.

Tendo em vista o texto acima, analise os itens a seguir.

I. A intenção do texto é denunciar a devastação da floresta e extinção dos animais da maior floresta tropical do mundo.

II. A tradução livre do texto verbal para a Língua Portuguesa é “Isso foi a Amazônia”.

III. A tela pintada faz parte da arte indígena contemporânea aliada aos desígnios da indústria da cultura global e, a ela serve, ao empregar a língua inglesa.

Está correto o que se afirma em

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Q2206258 Português
Leia o fragmento de texto a seguir.
Segundo Luciano (2011), a educação como manejo do mundo vem para contrapor a ideia de educação para manipulação, exploração, dominação e destruição do mundo, pois a ciência, embora busque a compreensão da natureza, é sempre para subjugá-la, dominá-la, explorá-la como se isso fosse possível em sua plenitude e, não para compreendê-la, respeitá-la, protegê-la e cuidá-la como algo tão imprescindível para a vida no planeta.
LUCIANO, G. J. S.. Educação para o manejo e a domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real. Os dilemas da educação escolar indígena no Alto do Rio Negro. Tese. UnB: Brasília, 2011.
O fragmento tem o objetivo de
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Q2206260 Português
Rede indígena
Um site brasileiro totalmente escrito em idioma indígena vem se mostrando um grande aliado na luta contra o desaparecimento de línguas nativas do Brasil. A página virtual Kanhgág Jógo (em português, Teia Kaingang), lançada em 2008, está permitindo a modernização e a manutenção do idioma tradicional da comunidade Kaingang, que, com seus cerca de 30 mil representantes em aldeias das regiões Sul e Sudeste, é uma das cinco maiores populações indígenas do país. Essa modernização ocorre não apenas pelo fato de a internet ser um suporte tecnológico de ponta, mas também por oferecer um espaço para a ampliação do uso e da geração de conteúdo no idioma kaingang.
Disponível em:<https://cienciahoje.org.br/acervo/rede-indigena/. > . Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que 
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Q2207629 Português
Leia o texto a seguir.
Uma língua morre quando uma geração deixa de passá-la para a seguinte. Este é um fator preponderante quando pesquisadores falam em morte de línguas. Quando isso ocorre são pouquíssimos os falantes que manterão a sua língua ao longo do tempo. Esse é um fato que vem sendo constatado pelas pesquisas com línguas indígenas onde quer que elas ocorram. O resgate de uma língua extinta requer tremendos esforços e recursos financeiros. Uma língua sendo deslocada, ainda não extinta, pode ser revigorada, fortalecida, empoderada (empowered), mas requer esforços não só de seus falantes, como de especialistas e de políticas governamentais que cumpram seu papel de salvaguarda de seus bens imateriais, caso das línguas indígenas brasileiras.
BRAGGIO, S. L. B. Os diferentes tipos de situação sociolinguística e os tipos de empréstimos na adição do português ao xerente akwén: fatores positivos e negativos. Liames (UNICAMP), v. 12, p. 157-177, 2012.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
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Q2207631 Português
“Acredito que haja outro momento para além do oriente e ocidente se juntando para tentar encapsular o pensamento. Ganham novas dimensões quando velhos termos são postos em outros contextos. O caso é que vivemos em estado de arte e o passeio em outros mundos é apenas uma forma de como podemos pensar e experimentar a tão falada decolonização. Makunaima e decolonização soam termos soltos no meio da multidão, ou seja, o povo, aquele a quem nós midiáticos buscamos. Ou não? Acontece que Makunaima expôs-se em Makunaíma para ser parte da cultura disponível. Uma vida inteira a esse propósito é anunciada para a contextualização mínima. A minha relação com meu avô será o nosso passeio. Makunaima no círculo que este texto alcança é, ou poderia ser, minimamente conhecido por sua parte exposta antes na arte, no mundo.”
ESBELL, Jaider. Makunaima, o meu avô em mim! Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 11-39, jan/jul, 2018.
Considerando o texto de Jaider Esbell, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sentidos, que têm constituição espaço-temporal, são ideológicos e, por isso, dependentes das esferas de atividades em que circulam.
II. Expor Makunaíma em Makunaíma faz revolver as narrativas da história e possibilita retirar da invisibilidade questões da ancestralidade, da organização social e da subjetividade do indígena.
III. Ações decoloniais, como atos de insurgência, podem ser experimentadas nas obras, nas vozes e na agentividade dos artistas indígenas contemporâneos.
Está correto o que se afirma em
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Q2207637 Português

Nos enunciados da narrativa a seguir, há o uso de palavras de línguas da família tupi-guarani

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Disponível em: <https://www.mundinhodacrianca.net/wpcontent/uploads/2018/06/mImageHandlerA-4.png>. Acesso em 10 mar. 2023.

Sobre o uso de palavras de línguas indígenas na língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir.

I. A língua usada no dia a dia do Brasil recebeu grande influência do idioma tupi.

II. A contribuição do tupi se deu principalmente no vocabulário com nomes de plantas e animais que não eram conhecidos pelos colonizadores.

III. A língua portuguesa do Brasil, mediante o contato com o tupi, se diferenciou muito do português falado em Portugal.

Está correto o que se afirma em

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Q2207652 Português
Leia o fragmento a seguir.
O estudioso B. A. Conklin (1989) apresenta uma relação das restrições alimentares wari’, relacionando-as a princípios etnomédicos e crenças espirituais. Os Wari’ seguem não se alimentando de gambás (waxik; Didelphus sp.), lontras (moromen e kawija; Lutra sp.), urubus (maho; Cathartidae), ratos (matok; Cricetidae), morcegos (nao’; Chiroptera), serpentes (em) e botos (kahao; Delphinidae).
LEITE, MS. Transformação e persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
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Q2207653 Português
Existiam dois sóis. Eram dois astros muito poderosos, que prejudicavam o mundo, ou seja, o planeta, pois os dois juntos faziam muito calor. Certa vez os dois se desentenderam e brigaram.
Na briga, o sol deu um soco nos olhos da lua. A lua disse ao sol: — Como é que vou trabalhar agora? O sol disse: — Você ilumina o mundo de noite e eu ilumino o dia. Por este motivo, o sol, com sua luz muito quente, seca os rios e as plantas. E a lua derrama lágrimas por estar com o olho machucado, molhando assim as plantas. As gotas de sua lágrima quando caem vão recuperando os rios onde estes secaram. À noite, desde então, temos a lua (Kysã), que nos dá a escuridão necessária para o repouso, e, durante o dia, o sol (Rã), que ilumina nossos dias e florestas. Até hoje, assim que o sol se põe, a lua nasce. Desse modo, os dois nunca se encontram para não brigarem novamente. Um vai complementando o outro. Assim todas as coisas no mundo têm seu complemento, seu lado par ou ímpar.
CARDOSO, Dorvalino Refej. Kanhgág Jykre Kar — filosofia e educação kanhgág e a oralidade: uma abertura de caminhos. 2017. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
No texto Kanhgág Jykre Kar
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Q2207654 Português
Os povos indígenas, por terem um olhar apresentado pelo colonizador, acabaram e ainda acabam sendo posicionados como os “outros”, “os diferentes”, e esse posicionamento decorre das relações de poder que são “outorgadas” pela cultura ocidental, pelos colonizadores. Esses povos encontram-se inscritos com as marcas culturais, sociais e epistêmicas em decorrência de como foram impostas e são ordenadas na chamada cultura ocidental. Como diz o provérbio africano, “[...] até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça”. Em outras palavras, as narrativas desses povos foram subalternizadas pelas narrativas hegemônicas impostas pela colonialidade, situação em que seus saberes não são considerados “acadêmicos” e suas lógicas como conhecimentos limitados, mágicos, de segunda categoria.
URQUIZA, Antônio H. Aguilera e CALDERONI, Valéria A. M. O. A influência dos estudos culturais para a construção dos diferentes olhares e saberes sobre os povos indígenas. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br›cadec›article›view> . Acesso em: 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2207658 Português
Toda a materialidade da produção de conhecimento e da educação dos Karajá vem da natureza e do respeito pelas riquezas que ela oferece. “Devíamos admitir a natureza como uma imensa multidão de formas, incluindo cada pedaço de nós, que somos parte de tudo” (Krenak).
Quem pensa assim não desmata, não polui rios, não desrespeita os animais, as aves, as árvores, as serras etc. A partir desta percepção, a natureza é vista não de modo fragmentado, distanciado, mas numa teia de “conexões ocultas entre os fenômenos”.
PIMENTEL DA SILVA, M. S. Fundamentos e práticas de alfabetização de crianças pelos conhecimentos indígenas. 1ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. (Adaptado).
Segundo o texto, o povo Karajá
Alternativas
Q2207663 Português
O texto a seguir refere-se à questão.

Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity.

O Xikunahity ou Jikunahaty (pronuncia-se Zikunariti, na linguagem dos Paresi e Hiara) é um esporte tradicional indígena conhecido como futebol de cabeça ou Cabeçabol.

Jikunahity é o nome da bola utilizada no jogo, a qual é fabricada pelo povo Paresí do Estado do Mato Grosso. A bola é feita de látex, obtida com a seiva de mangabeira, e colhida preferencialmente entre 5h30 e 7h da manhã, quando a planta oferta mais seiva. Esta, após colhida, é colocada sobre uma superfície lisa até formar uma camada espessa. Esta camada de seiva de mangaba é aquecida em fogo, e aplainada com ajuda de uma cabaça. Suas extremidades são unidas com a própria cola formada pela seiva, de modo a deixar um orifício por onde o látex será assoprado dando forma a bola, originando um núcleo arredondado, que é envolto em outras camadas de látex, até formar a bola. Este produto fica exposto ao ar para secar e resfriar, para ganhar consistência para pular. A bola tem aproximadamente de 12 a 14 centímetros de diâmetro e pesa 300 gramas.

Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity. Disponpivel em:<https://museudofutebol.
org.br/crfb/instituicoes/628922/>. Acesso em 10 mar. 2023. Adaptado.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2207664 Português
O texto a seguir refere-se à questão.

Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity.

O Xikunahity ou Jikunahaty (pronuncia-se Zikunariti, na linguagem dos Paresi e Hiara) é um esporte tradicional indígena conhecido como futebol de cabeça ou Cabeçabol.

Jikunahity é o nome da bola utilizada no jogo, a qual é fabricada pelo povo Paresí do Estado do Mato Grosso. A bola é feita de látex, obtida com a seiva de mangabeira, e colhida preferencialmente entre 5h30 e 7h da manhã, quando a planta oferta mais seiva. Esta, após colhida, é colocada sobre uma superfície lisa até formar uma camada espessa. Esta camada de seiva de mangaba é aquecida em fogo, e aplainada com ajuda de uma cabaça. Suas extremidades são unidas com a própria cola formada pela seiva, de modo a deixar um orifício por onde o látex será assoprado dando forma a bola, originando um núcleo arredondado, que é envolto em outras camadas de látex, até formar a bola. Este produto fica exposto ao ar para secar e resfriar, para ganhar consistência para pular. A bola tem aproximadamente de 12 a 14 centímetros de diâmetro e pesa 300 gramas.

Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity. Disponpivel em:<https://museudofutebol.
org.br/crfb/instituicoes/628922/>. Acesso em 10 mar. 2023. Adaptado.
Considerando o texto Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity, com relação às transformações químicas e saberes locais, analise os itens a seguir.
I. O látex é uma seiva extraída da mangabeira e que coagula na exposição ao ar. II. O uso da bola para praticar esportes coletivos é um saber tradicional dos indígenas Paresi e Hiara. III. A atividade extrativa da mangaba para fins esportivos acelera o processo de expropriação da terra.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: E
5: C
6: A
7: B
8: B
9: C
10: C
11: E
12: E
13: A
14: E
15: C
16: A
17: A
18: D