Considerando o texto Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2207664 Português
O texto a seguir refere-se à questão.

Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity.

O Xikunahity ou Jikunahaty (pronuncia-se Zikunariti, na linguagem dos Paresi e Hiara) é um esporte tradicional indígena conhecido como futebol de cabeça ou Cabeçabol.

Jikunahity é o nome da bola utilizada no jogo, a qual é fabricada pelo povo Paresí do Estado do Mato Grosso. A bola é feita de látex, obtida com a seiva de mangabeira, e colhida preferencialmente entre 5h30 e 7h da manhã, quando a planta oferta mais seiva. Esta, após colhida, é colocada sobre uma superfície lisa até formar uma camada espessa. Esta camada de seiva de mangaba é aquecida em fogo, e aplainada com ajuda de uma cabaça. Suas extremidades são unidas com a própria cola formada pela seiva, de modo a deixar um orifício por onde o látex será assoprado dando forma a bola, originando um núcleo arredondado, que é envolto em outras camadas de látex, até formar a bola. Este produto fica exposto ao ar para secar e resfriar, para ganhar consistência para pular. A bola tem aproximadamente de 12 a 14 centímetros de diâmetro e pesa 300 gramas.

Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity. Disponpivel em:<https://museudofutebol.
org.br/crfb/instituicoes/628922/>. Acesso em 10 mar. 2023. Adaptado.
Considerando o texto Jogos dos povos indígenas: o Jikunahity, com relação às transformações químicas e saberes locais, analise os itens a seguir.
I. O látex é uma seiva extraída da mangabeira e que coagula na exposição ao ar. II. O uso da bola para praticar esportes coletivos é um saber tradicional dos indígenas Paresi e Hiara. III. A atividade extrativa da mangaba para fins esportivos acelera o processo de expropriação da terra.
Está correto o que se afirma em
Alternativas