Questões de Concurso Público TCE-ES 2023 para Auditor de Controle Externo - Ciências Atuariais

Foram encontradas 10 questões

Q2089418 Atuária
De acordo com Bowers, Gerber, Hickman, Jones e Nesbitt, chama-se função de sobrevivência a função que se inicia num determinado momento no tempo com 100% da população ainda viva e relacionada à probabilidade de ocorrência de eventos após um determinado instante. É uma das principais funções probabilísticas utilizadas para descrever estudos na área de análise de sobrevivência.
A função de sobrevivência define-se, então, pela seguinte notação atuarial:
Alternativas
Q2089419 Atuária
Partindo-se de modelos tradicionais estáticos, a força de mortalidade ou taxa instantânea de mortalidade, segundo a Lei de Weibull, é dada pela expressão:
Alternativas
Q2089420 Atuária
As relações atuariais na matemática atuarial de pessoas, que é base para a fundamentação do ramo de previdência, podem ser definidas corretamente por: 
Alternativas
Q2089421 Atuária
Considere um modelo atuarial com três decrementos. As forças ou taxas instantâneas para cada decremento são: 
64.png (151×73)

O valor da probabilidade qx(2) é:
Alternativas
Q2089422 Atuária
Com relação ao modelo paramétrico Weibull, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2089423 Atuária
Um participante de 20 anos deseja receber a quantia de R$ 1,00 no final de cada ano a partir dos 70 anos. A contribuição única será paga à vista aos 20 anos de idade.
De acordo com a notação atuarial de Wilson Vilanova, sobre reserva matemática e valores garantidos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2089424 Atuária
O Anexo VII da Portaria MTP nº 1.467/2022, que dispõe sobre a Estrutura a Termo da Taxa de Juros, embasa a taxa de juros parâmetro a ser utilizada na avaliação atuarial de um Regime Próprio. Considere que existem atualmente recursos aplicados da ordem de R$ 5 milhões, cuja rentabilidade superou 6,00% ao ano em todos os últimos cinco anos. Suponha que a duration do passivo atuarial foi calculada para o plano previdenciário desde as avaliações atuariais dos últimos cinco anos sempre como maior que 35 anos, considere que a referida norma prevê as taxas de juros parâmetro para o referido prazo como 5,04% (para 2022), 5,47% (para 2021), 5,89% (para 2020) e 6,05% (para 2019).
Nesse caso, a taxa de juros atuarial a ser utilizada para a avaliação atuarial de 2022 do plano previdenciário é de:
Alternativas
Q2089425 Atuária
O ente federativo, a unidade gestora do Regime Próprio e o atuário responsável pela elaboração da avaliação atuarial deverão eleger conjuntamente as hipóteses biométricas, demográficas, econômicas e financeiras adequadas à situação do plano de benefícios e aderentes às características da massa de beneficiários do regime para o correto dimensionamento dos seus compromissos futuros, obedecidos os parâmetros mínimos de prudência estabelecidos pela legislação. Para tanto, são realizados testes para as opções de tábuas de mortalidade de válidos, de entrada em invalidez, de morbidez e de mortalidade de inválidos. Nesse contexto, um atuário realizou os testes de aderência de tábuas de mortalidade de inválidos de Kolmogorov-Smirnov (K-S) e de Qui-Quadrado (Q-Q) aplicados na massa de aposentados por invalidez vinculados a um plano de previdência, a fim de testar qual a tábua mais aderente ao plano, com base na experiência própria em um determinado período de observação, cujos resultados de p-valor são apresentados na tabela a seguir.
68.png (339×172)

Considerando a interpretação estatística por teste de hipótese do resultado, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2089426 Atuária
No Regime Financeiro de Capitalização, existem diversas formasde distribuição do custo do benefício ao longo dos anos doparticipante, definindo, assim, o método de custeio. A opção queapresenta corretamente o valor da Provisão Matemática deBenefícios a Conceder pelo método de idade normal de entradaou entrada à idade normal é:
Notações:
 w é a idade de entrada do participante;  x é a idade atual do participante;  y é a idade de aposentadoria do participante;  t é o tempo de vigência decorrido;  B é o benefício de aposentadoria do participante;  S é o salário de contribuição do participante;  VPB é o valor presente atuarial dos benefícios futuros do plano;  VPS é o valor presente atuarial dos salários de contribuição do plano;  A é o ativo garantidor do plano.
Alternativas
Q2089427 Atuária
Um ente federativo, por meio da previdência funcional, deseja simular um formato de plano de aposentadoria adicional para os servidores em abono permanência, com direito à paridade, que garanta, para um indivíduo de idade inicial x, enquanto permanecer vivo, uma renda imediata postecipada crescente de valor inicial igual a R0, cujos recebimentos anuais formam uma progressão aritmética (PA) de razão constante e igual a 2% de R0, durante exatamente n anos. O valor de R0 está baseado no salário atual e o parâmetro 2% está baseado na previsão de reajuste salarial real anual dos servidores ativos previsto para os próximos n anos. No entanto, o novo tipo de benefício contempla, passada a temporariedade da renda inicial, uma nova renda imediata anual postecipada, desta vez constante e vitalícia, de valor equivalente e limitado ao último recebimento da renda crescente em PA.
Desconsiderando-se os encargos do plano, a expressão que equivale, em termos de funções de comutação, ao valor da contribuição à vista desta nova opção de previdência é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: E
6: B
7: A
8: D
9: B
10: A