Questões de Concurso Público TJ-RN 2023 para Analista Judiciário - Apoio especializado – Arquivologia
Foram encontradas 70 questões
“Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um arco de aço por dentro, imobilizava-lhe o pescoço; era então moda (....). Era magro, chupado, com um princípio de calva; teria os seus cinquenta e cinco anos”.
A descrição desse personagem tem base:
“Na origem, a casa tinha sido acoplada a um computador, como tantas outras, a um computador previsional encarregado de a fazer evoluir em função dos cálculos de probabilidade de que se alimentava a máquina. A eventualidade de um inverno frio fazia com que surgisse um engrossamento progressivo das paredes, num isolamento reforçado. Uma dupla camada de telhas crescia lentamente sobre o teto, uma lareira suplementar emergia do solo como um legume perfurando a terra de um jardim.”
Trata-se, no caso, de uma narrativa de ficção científica; a característica desse gênero narrativo que se aplica a esse segmento textual, é:
Isso significa que:
Sobre a significação desse pequeno texto, é correto afirmar que:
A argumentação do gerente mostra um problema, que é:
A opção em que a substituição foi realizada por meio de um processo diferente dos demais, é:
Sobre esse pequeno texto explicativo, é correto afirmar que o texto:
Sobre a base argumentativa desse pensamento de Montaigne, é correto afirmar que: