Questões de Concurso Público Câmara dos Deputados 2024 para Analista Legislativo/Consultoria - Consultor Legislativo - Área XII (Reaplicação)

Foram encontradas 5 questões

Q2511833 Engenharia Elétrica
Segundo a WNA (World Nuclear Association), 14% da energia elétrica no mundo é gerada por meio de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construção de novas usinas, principalmente nos países em desenvolvimento.

Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A maior vantagem ambiental da geração elétrica por meio de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento na atmosfera dos gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos. Usinas nucleares ocupam áreas relativamente pequenas, podem ser instaladas próximas aos centros consumidores e não dependem de fatores climáticos para o seu funcionamento.

II. O urânio utilizado em usinas nucleares é um combustível de alto custo, uma vez que as quantidades mundiais exploráveis são muito pequenas e oferecem risco de escassez em médio prazo.

III. Na geração de energia elétrica, a fusão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura bem acima de 100ºC, para que não entre em ebulição. Esta água é mantida sob uma pressão muitas vezes maior que a pressão atmosférica. O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas deste primeiro circuito e a de um circuito secundário, independentes entre si. Com essa troca de calor, a água do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina que, por sua vez, aciona o gerador elétrico.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2511852 Engenharia Elétrica
Em relação à produção de energia elétrica por fonte nuclear, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Por uma determinação constitucional que impôs o monopólio da União em relação à produção e comercialização de materiais nuclear, o urânio só pode ser manipulado pela empresa pública Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Entretanto, em abril de 2022, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional (EC) 118, que quebra o monopólio do poder público e permite a fabricação, pela iniciativa privada, de todos os tipos de radioisótopos de uso médico.

( ) O urânio na crosta terrestre e nos oceanos é menos abundante do que o ouro, a platina e outros metais raros. Os recursos de urânio atualmente considerados economicamente recuperáveis se esgotarão em médio prazo. No cenário atual, em que o valor do urânio está com tendência de aumento, o Brasil que não possui reservas do minério, se encontra em posição desfavorável.

( ) Derivado do duplo movimento da transição energética (descarbonização) e crise da Ucrânia (segurança de suprimento) os cenários de planejamento mundiais indicam que vão se acelerar os investimentos em energia nuclear, por se tratar de uma fonte de fornecimento contínuo, de baixa intermitência, alta capacidade de geração e grande estocabilidade, tendendo a desempenhar um papel relevante na construção de sistemas de energias mais sustentáveis e seguros.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2511868 Engenharia Elétrica
Segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no Brasil, a classe mais rica consome seis vezes mais energia per capita do que a classe mais pobre; e essa desigualdade cresceu ao longo da segunda metade da década de 2010. Os números mais atualizados são de 2019, portanto, anteriores à pandemia de Covid-19 e à crise hídrica de 2021. A EPE também calculou o Índice de Gini Elétrico do setor residencial, para medir o grau de desigualdade. Como sabemos, esse índice varia de 0 (ausência de desigualdade) a 1 (máxima concentração). O indicador vinha diminuindo de 2005 a 2014, mas reverteu a trajetória e passou a aumentar a partir de 2015. Em 2019, ficou em 0,28.

Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Essa inversão pode ser explicada pela conjuntura econômica, pelo aumento do preço da eletricidade, decorrente da escassez hídrica de 2014, e pela introdução do sistema de bandeiras tarifárias.

( ) A heterogeneidade do consumo de energia elétrica per capita pode ser explicada pelos contrastes tanto na posse de equipamentos elétricos e eletrônicos, quanto no hábito de uso dos equipamentos residenciais e na potência desses dispositivos. A conservação de alimentos (geladeira) é a principal fonte de consumo das famílias de menor renda, enquanto a climatização (ar condicionado) se destaca entre as classes mais abastadas. Esse contraste mostra uma demanda potencial a ser explorada nos próximos anos, com políticas públicas adequadas, focadas em eficiência energética.

( ) Os consumidores da subclasse Residencial Baixa Renda são beneficiados com a isenção do custeio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e do custeio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Além dessas isenções, no restante da tarifa residencial são aplicados descontos, de modo cumulativo, em função da parcela de consumo mensal de energia elétrica. Esse desconto é custeado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2511880 Engenharia Elétrica

O gráfico a seguir apresenta a comparação de oferta interna de energia elétrica por fonte.




Imagem associada para resolução da questão




Em relação ao tema, avalie as seguintes afirmativas e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A participação de renováveis ficou em 88% em 2022, em função do aumento da oferta de energia hidráulica, associada à melhoria do regime hídrico, incremento das fontes eólica e solar na geração de energia elétrica.


( ) A redução na demanda de gás natural em relação ao ano anterior se deu principalmente pelo crescimento da produção de energia elétrica por fontes eólica e solar.


( ) A geração elétrica a partir de fontes não renováveis representou 13,9% do total nacional, contra 25,3% em 2021.


As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Q2511887 Engenharia Elétrica
O Inventário de Emissões Atmosféricas em Usinas Termelétricas produzido pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente IEMA, ano base 2022, inventariou as emissões de 72 usinas termelétricas que emitiram 19,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) em 2022, representando uma redução de 65% em relação ao total emitido pelo parque termelétrico fóssil do SIN em 2021. O gráfico a seguir apresenta as usinas termelétricas que mais emitiram em 2022 em toneladas de dióxido de carbono equivalente.
As barras mais escuras são referentes às usinas a carvão mineral e as mais claras, ao gás natural.



Imagem associada para resolução da questão



Com base nesses dados, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A usina Candiota III se destaca como maior emissora, sendo a usina menos eficiente. Sozinha, ela é responsável por 19,5% das emissões de GEE inventariadas.
( ) Para o Sistema Interligado Nacional (SIN) como um todo – hidrelétricas, eólicas, solares e termelétricas nucleares, renováveis e fósseis – a diminuição expressiva na geração fóssil em 2022 em relação a 2021, em favorecimento de fontes renováveis ocasionou uma queda significante na taxa de emissão global.
( ) As dez usinas apresentadas emitiram 63% dos gases de efeito estufa (GEE), sendo cerca de 38% referentes às termelétricas a carvão.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: A