Questões de Concurso Público Câmara dos Deputados 2024 para Analista Legislativo/Consultoria - Consultor Legislativo - Área XV (Reaplicação)

Foram encontradas 14 questões

Q2512079 Sociologia
Leia as notícias a seguir sobre o processo de descolonização dos espaços museais europeus.


I. A National Gallery de Londres dedicou uma exposição temporária à tela “O café da manhã da família Lavergne”, de Jean-Étienne Liotard. Além da beleza do quadro, chama atenção a vontade de ressaltar as contradições da sociedade do século XVIII. Várias tabelas comentam a paixão que o pintor sentia pela porcelana japonesa e uma delas disserta: “a sofisticada elegância dessas louças de luxo camufla o fato de que o café, o açúcar e o chocolate eram produzidos por escravos nas colônias europeias do Caribe e da América”.

Adaptado de: Izaskun Álvarez Cuartero. Descolonizar un museo: más allá de víctimas y villanos. El País, 26/01/2024.


II. O Horniman Museum and Gardens, localizado no sul de Londres, anunciou a transferência em um comunicado à imprensa. Todos os objetos foram retirados do Reino de Benin, no que hoje é a capital do estado de Edo, no sul da Nigéria, durante uma operação militar britânica em fevereiro de 1897, disse o museu. Os artefatos incluem 12 placas de latão que fazem parte de um gênero conhecido como “bronze do Benin”.

Adaptado de: Zoe Stottile. Museu de Londres devolverá bronzes roubados em 1897 à Nigéria. CNN Brasil, 08/08/2022.


O conceito de descolonização
Alternativas
Q2512081 Sociologia
As culturas nacionais são compostas não apenas de instituições culturais, mas também de símbolos e representações. Uma cultura nacional é um discurso – um modo de construir sentidos que influencia e organiza tanto nossas ações quanto a concepção que temos de nós mesmos. Não devemos nos surpreender, então, que as lutas pelo poder deixem de ter uma forma simplesmente física e compulsiva para serem cada vez mais simbólicas e discursivas, e que o poder em si assuma, progressivamente, a forma de uma política cultural.

Adaptado de: Hall, Stuart. identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006; idem. A centralidade da cultura. In: Educação & Realidade. jul/dez. 1997.


Com base no trecho, assinale a afirmativa que apresenta corretamente o modo como o autor se posiciona a respeito da relação entre discurso e cultura.
Alternativas
Q2512083 Sociologia
I. Não existe um motivo etnográfico para que aos brasileiros viesse a caber toda a doçura, todo o mel de que a humanidade dispõe para abrandar as índoles das raças. Acreditamos, bem ao contrário, que o brasileiro, por sua falta de completa integração étnica, por sua falta de cultura forte e grandemente espalhada, por sua falta de tradições que lhe tivessem, no caminho da história, preparado uma feição própria, original, firme, segura, é, como povo, descontadas algumas qualidades dignas que possui, um dos mais indisciplinados e anárquicos do mundo.

Romero, Sílvio. Realidades e ilusões no Brasil: parlamentarismo e presidencialismo e outros ensaios. Petrópolis, Vozes, p.90.91.


II. A miscigenação: uma miscigenação logo socialmente democratizante de relações sob outro aspecto reguladas por uma estrutura nitidamente hierarquizante. No jogo entre esses contrários pode-se hoje observar, sob perspectiva histórica que a miscigenação socialmente democratizante vem se constituindo em expressão característica de um modo nacional do brasileiro ser brasileiro.

Freyre, Gilberto. Homens, engenharias e rumos sociais. Rio de Janeiro, Record, 1987, p.95.


Com base nos trechos, a respeito das interpretações sobre o processo de conformação da identidade nacional, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Em I, a configuração da identidade nacional é interpretada como decorrente da desunião dos grupos sociais e de seu caráter desobediente; ao passo que em II, a interação entre os grupos formadores do Brasil é percebida como elemento constitutivo da identidade nacional.

( ) Em I, o processo de miscigenação é compreendido como inerente à história colonial que estruturou a noção de identidade brasileira; enquanto em II, é percebido como específico do contexto democrático contemporâneo.

( ) Em ambos, o processo é compreendido pela ausência de conformidade, interpretando que a singularidade brasileira se manifesta em sua desintegração.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2512086 Sociologia
A trajetória das políticas culturais no Brasil não parece ser nada brilhante. Nela pode-se notar a presença de três tristes tradições nomeadas como: ausências, autoritarismos e instabilidades. Tais tradições, antigas e persistentes, colocam desafios por demais atuais para as políticas culturais em nosso país.

Adaptado de “Políticas Culturais no Brasil: desafios contemporâneos”, in: Calabre, L. Políticas culturais. RJ: F. Casa de Rui Barbosa, SP: Itaú Cultural, 2015, p. 11.

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente marcos da implementação de políticas culturais na história do Brasil.
Alternativas
Q2512087 Sociologia
Observe o gráfico a seguir. Ele informa sobre a proporção de Municípios com deslocamento superior a 1 hora para acesso de equipamentos culturais (em percentagem).




Imagem associada para resolução da questão





De acordo com o gráfico, observa-se que a região Norte do Brasil enfrenta o maior impacto com deslocamentos superiores a 1 hora para o acesso a equipamentos culturais, seguida pela região Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.

Com base nessa informação, sobre as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura para expandir o acesso à cultura e mitigar as desigualdades regionais, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Fomentar unidades móveis com infraestrutura adequada à criação e à apresentação artística, oferta de bens e produtos culturais, atendendo às comunidades de todas as regiões brasileiras, especialmente de regiões rurais ou remotas dos centros urbanos.

( ) Integrar as políticas nacionais, estaduais e municipais dedicadas a inserir conteúdos regionais, populares e independentes em mídias.

( ) Ampliar o acesso à fruição cultural, por meio de programas voltados a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, articulando iniciativas como a oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos.


As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: E