Questões de Concurso Público Câmara Municipal de São Paulo - SP 2024 para Técnico Legislativo - Enfermagem com Especialidade em Segurança do Trabalho
Foram encontradas 30 questões
“Só o cavaleiro que (1) conseguisse vencer o gigante Morholt poderia salvar o país, mas ninguém havia até então ousado desafiar um guerreiro tão poderoso. Corajosamente, Tristão apresentou-se para enfrentá-lo. Eles se dirigiram então para a ilha de Santo-Tomás para aí se defrontarem. Armado cada um com uma espada, os dois combatentes se enfrentaram: Tristão não pôde evitar a arma de seu adversário que (2) lhe transpassou a coxa, mas ele soube melhor servir-se de sua espada e, defrontando-se com Morholt, ele lhe enfiou a ponta da espada no crânio. Mortalmente atingido, o gigante desabou e um brilho de metal ficou em sua ferida. O jovem cavaleiro teve forças para voltar as castelo de seu tio onde todos os habitantes estavam reunidos para festejar sua vitória.”
Nesse texto, há um conjunto de termos sublinhados; assinale a afirmativa correta sobre esses elementos de coesão e coerência.
O tipo de estratégia argumentativa que é empregada no texto acima pode ser identificado como
“Cardoso era um homem baixo, com o rosto cheio de espinhas e as pernas um pouco arqueadas. Ele era o chefe dos Correios da pequena cidade onde morava e, por isso, era muito conhecido. Ele tinha vindo para a cidade com seus pais, há muito tempo.”
Nesse fragmento textual, o progresso do texto é feito
“Dizer as coisas como elas realmente são ou como realmente acontecerem pode tornar-se incômodo. A verdade implica uma correlação entre o que se diz e o que sente ou pensa. Definir a verdade é simples, pô-la em prática é difícil, tanto que costumamos fazer uso das ‘mentiras piedosas’ quando não se quer ofender alguém com a verdade.
Entretanto, a verdade não é só uma questão pessoal, mas também social. Isso se evidencia claramente no plano político onde a verdade parece algumas vezes estar ausente. Um velho ditado romano dizia que ‘a esposa de César não só deve ser virtuosa, como também parecer sê-lo’”.
O que defende o autor desse texto é que