Em todas as frases abaixo foi eliminada a repetição da palav...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos entender por que a alternativa D é a correta e analisar as outras alternativas também. O tema da questão envolve o uso de hiperônimos e hipônimos em substituições de palavras para evitar repetições.
Um hiperônimo é uma palavra que possui um significado mais amplo e geral, englobando outras palavras de significados mais específicos, que são chamadas de hipônimos. Por exemplo, "fruta" é um hiperônimo de "maçã", "banana" e "laranja".
Agora, analisemos a alternativa correta e as alternativas incorretas:
Alternativa D: "Nosso professor recomendou que lêssemos um livro de Guimarães Rosa; eu gosto muito das obras desse escritor."
Nessa frase, "escritor" é um hiperônimo de "Guimarães Rosa". "Escritor" é um termo mais amplo que inclui Guimarães Rosa e muitos outros autores. Portanto, a repetição foi evitada com o uso de um hiperônimo. Esta é a alternativa correta.
Alternativa A: "Minha avó foi ver um oftalmologista por causa de seus problemas de visão; ele disse a ela que é necessária uma operação."
Aqui, "ele" não é um hiperônimo de "oftalmologista". "Ele" é um pronome pessoal que substitui o substantivo para evitar repetição, mas não se trata de um hiperônimo. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Alternativa B: "O estábulo das vacas está cheio de ratos e meus parentes não conseguem desembaraçar-se deles.
Nesta frase, "deles" é um pronome pessoal, que também não é um hiperônimo. A palavra "deles" apenas evita a repetição do substantivo "ratos", mas não generaliza seu significado. Logo, esta alternativa também está incorreta.
Alternativa C: "Ao sair com o carro de manhã, o motorista descobriu que ele estava sem bateria; isso só acontece quando não se tem a quem recorrer."
O trecho "ele estava sem bateria" foi substituído por "isso", que é um pronome demonstrativo, e não um hiperônimo. Portanto, essa substituição não se enquadra na definição de hiperônimo. Alternativa incorreta.
Alternativa E: "O contentamento dos meus filhos foi enorme com a visita dos avós; a alegria durou até a hora de dormir."
Aqui, "alegria" é um sinônimo de "contentamento", não um hiperônimo. Um sinônimo tem um significado muito próximo ou igual ao da palavra substituída, mas não é um termo mais geral ou amplo. Portanto, esta alternativa também está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Guimarães Rosa (específico) ------ Escritor (amplo)
aproveito esta questão para mencionar essa (Q2346641).
➤ Hiperîmino é a relação de dois termos, onde um termo será mais abrangente que o outro.
- ↳ Podemos dizer então, que dentro dessa relação, há um termo com sentido mais restrito (específico) e outro com o sentido mais amplo ou abrangente (genérico).
- Ex.: Qualquer área profissional (específico) x profissionais (genérico)
- Ex.: Professor, Padeiro, Carteiro (específico) x funcionário (genérico)
- Ex.: pedreiro, empreiteiro (específico) x operário (genérico)
- Ex.: Machado de Assis (específico) x autor literário (genérico)
- Ex.: Borba Gato (específico) x explorador (genérico)
- Ex.: Cadeira, Poltrona (específico) x objetos , móveis (genérico)
- Ex.: Policial, Delegado (específicos) x Agentes de segurança (genérico).
A) Veja que a palavra que substitui oftalmologista na oração subsequente é o pronome ELE.
- Veja que o pronome "ele" não tem ligação direta com a profissão "oftalmologista" - por isso que não tem como o pronome ser um hiperônimo dessa determinada profissão.
B) Assim como na letra A, o termo "ratos" é substituído pelo pronome "deles". Sem render muito, veja que "deles" e "ratos" não possuem ligação direta, por isso não tem como um termo ser mais abrangente que outro.
C) Novamente temos um pronome substituindo um termo, veja que a expressão "ele estava sem bateria" foi substituída pelo pronome "isso". Veja que os termos não tem uma ligação direta, por isso não há como um ser mais abrangente que o outro.
D) Note que temos um "escritor definido" (o nome do escritor) e temos a presença da profissão (que é ser um autor / escritor de obras literárias). Portanto validamos que os termos possuem ligação direta. O segundo passo é analisar se o termo que está sublinhado (o nome do autor: Guimarães Rosa) é mais específico do que a função (escritor). Assim, vejam que a função de ser "escritor" abrange os autores. Portanto, Guimarães Rosa - é mais específico - e a expressão "a obras desse escritor" é mais ampla, gabarito da questão.
E) Perceba que "contentamento" está sendo substituído por "alegria" - não há relação direta de abrangência.
Hiperonimo
(específico) ------ (amplo)
HIPERONIMOS (GRANDE) = GERALIZAÇÃO
HIPONIMOS (PEQUENO)= ESPECÍFICO
GUIMARÃES ROSA= ALGUEM ESPECIFICO SUBISTITUIDO POR 'AS OBRAS DESSE ESCRITOR'= TERMO GENERICO
★ Hiperônimo
LING. Relativo a ou vocábulo que estabelece uma relação de sentido mais genérico com outro de sentido mais específico, como flor, que é hiperônimo de rosa, margarida, dália etc.; superordenado.
Michaelis — Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa; 2024
Gabarito Alternativa | D | ⚡
★ Polícia Militar do Estado de São Paulo — 2024.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo