A partícula “que” destacada exerce a seguinte função morfoló...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos começar pela alternativa correta, que é a letra D: pronome relativo.
Na frase apresentada, "Pode ser um diagnóstico médico preocupante ou providências que gostaria que fossem tomadas no fim da sua vida," a palavra "que" está desempenhando a função de pronome relativo. Isso significa que ela introduz uma oração subordinada adjetiva, cujo objetivo é especificar o substantivo "providências". Em outras palavras, "que" está substituindo o substantivo e ligando duas orações, garantindo coesão e clareza ao texto.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Conjunção integrante
Uma conjunção integrante é usada para introduzir orações subordinadas substantivas, como em: "Eu sei que você virá." No caso da questão, a palavra "que" não está introduzindo uma oração subordinada substantiva, mas sim uma oração subordinada adjetiva, portanto, essa alternativa está incorreta.
B - Preposição
Preposições são palavras invariáveis que ligam dois termos de uma oração, estabelecendo entre eles certas relações de sentido e dependência, como "de", "para", "com". No contexto da frase dada, "que" não está desempenhando essa função. Portanto, essa alternativa também está incorreta.
C - Sujeito
O sujeito é o termo da oração sobre o qual o verbo faz uma declaração. Na frase apresentada, "que" não está atuando como elemento principal sobre o qual recai a ação do verbo. Ele está, na verdade, ligando orações e retomando o substantivo "providências". Dessa forma, a alternativa C também não é correta.
Em resumo, a palavra "que" na frase sublinhada está exercendo a função de pronome relativo, ligando a oração subordinada adjetiva ao substantivo "providências".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - D
Trocando o " que" por " qual (Ais ) " = Pronome relativo.
Trocando o "que" por " isso " = Conjunção Integrante.
_______________________________________________________
“Pode ser um diagnóstico médico preocupante ou providências que ( as quais ) gostaria (......)
A questão é sobre a palavra "que" e quer saber qual a função morfológica que ela apresenta em “Pode ser um diagnóstico médico preocupante ou providências que gostaria que fossem tomadas no fim da sua vida.”. Vejamos:
A) Conjunção integrante.
Errado.
Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso)
B) Preposição
Errado.
Preposição: palavra invariável que une dois termos, subordinando um ao outro.
As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
C) Sujeito
Errado.
Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. Ex.: Pessoas que resolvem questões passam em concursos. (Sujeito: "pessoas que resolvem questões")
D) Pronome relativo
Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "providências" e equivale e "as quais".
Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)
"QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)
"QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)
Gabarito: Letra D
Sempre que vou responder uma questão que envolve o uso do pronome "que" lembro das orações subordinadas:
Nas orações subordinadas substantivas o uso do "que" é trocado por "isso", exemplo: "Quero que você seja meu marido" (QUERO ISSO). Os funcionários não sabiam que era dia de despedimentos (Os funcionários não sabiam ISSO). = Nesse caso o "QUE" será uma CONJUNÇÃO INTEGRANTE.
Nas orações subordinadas adjetivas o uso do "que" poderá ser trocado por "o qual", "cujo", "quem": "Ele foi o primeiro aluno que se apresentou" = Será um PRONOME RELATIVO.
Quando colocamos o "cujo" em orações subordinadas adjetivas às vezes será um adjunto adnominal, pois na maioria das vezes indicará posse. PORÉM, EXISTE A POSSIBILIDADE DE SER UM COMPLEMENTO NOMINAL. COMO EXEMPLO PARA PRATICAR, BASTA OLHAR A QUESTÃO Q1687339
QUE - PRONOME RELATIVO (se refere à palavra "PROVIDÊNCIAS" e pode ser substituido por "AS QUAIS").
“Pode ser um diagnóstico médico preocupante ou providências OS QUAIS gostaria que fossem tomadas no fim da sua vida.”
Lembrando que os pronomes relativos introduzem Orações Subordinadas Adjetivas (Explicativas ou Restritivas).
GABARITO: D
INSTAGRAN:
@simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)
Função sintática -> Sujeito;
Função morfológica -> Pronome Relativo.
Como a questão quer a função morfológica , destarte então letra D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo