Questões de Concurso Público INPE 2024 para Tecnologista Júnior I - Caldeiras, Vasos de Pressão, Linhas Pressurizadas, Bombas de Vácuo, Ensaios Padronizados de Qualificação em Geral. Projeto, Operação e Manutenção de Sistemas de Vácuo e Instrumentação Associada
Foram encontradas 40 questões
Um dos componentes de um sistema de refrigeração que possui função similar ao da bomba é o(a)
Com relação a esse ciclo, analise os itens a seguir.
I. É amplamente usado no sistema de ar-condicionado em aeronaves, o qual usa o ar dos compressores do motor.
II. Seu objetivo é mover o calor do corpo mais frio para o mais quente, produzindo assim trabalho.
III. A absorção de calor ocorre em um trocador, onde o gás passa rapidamente para o estado líquido, retirando assim calor do meio.
Está correto o que se afirma em
O diagrama esquemático do ciclo Otto ideal consiste em quatro transformações, sendo
Esse fenômeno é denominado
( ) Adiciona-se água apenas uma vez na caldeira e sua reposição só é feita quando toda a massa colocada inicialmente for transformada em vapor.
( ) Caldeiras podem operar com os gases da combustão passando por dentro ou por fora da tubulação, e a água por fora ou por dentro, respectivamente.
( ) Os gases usados para vaporização da água podem ser reaproveitados de outros setores da produção, como em refinarias de petróleo.
As afirmativas são, respectivamente,
Nesse processo, o armazenamento de calor sob alta pressão e temperatura ocorre por meio da
Com relação a esse ciclo, analise os itens a seguir:
I. Apresenta o maior COP quando comparado a outros ciclos, mesmo com irreversibilidades, contanto que opere entre as mesmas temperaturas.
II. Ciclos reversíveis que trabalhem entre as mesmas temperaturas podem apresentar diferentes valores de COP.
III. Conta com duas fases, a de líquido e vapor, sendo que a troca de calor para mudança de fases é usada para refrigeração.
Está correto o que se afirma em
Com relação às características desses dois ciclos termodinâmicos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) No ciclo Rankine o fluido de trabalho não se mistura com os gases da combustão e também não sofre mudança de estado.
( ) No ciclo Brayton os gases usados na turbina são resultado da combustão entre o ar admitido no compressor e o combustível.
( ) Em ambos os ciclos o uso do calor proveniente da combustão é em parte usado na geração de trabalho na turbina, e este trabalho usado para o cálculo do rendimento do ciclo.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação a esta etapa do projeto, analise os itens a seguir:
I. A carga térmica depende das cargas advindas do interior e exterior do recinto, excetuando a gerada pelo próprio equipamento de climatização.
II. A quantidade de calor latente e sensível que deve ser retirada no resfriamento e adicionada no aquecimento, é o valor da carga térmica.
III. Um erro bastante comum no cálculo da carga térmica é basear-se apenas na área em m², desprezando efeitos de outras fontes de calor relevantes.
Está correto o que se afirma em
As curvas características de uma bomba relacionam
Sobre essas válvulas, é correto afirmar que:
Com relação às características do trocador de calor, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Durante o dimensionamento do fluido dos tubos é indicado que se use um fluido com menor viscosidade para diminuir a perda de carga, e também que o fluido seja o de maior pressão por ser mais econômico.
( ) Um componente encontrado dentro dos tubos é a chicana, cujo propósito é a introdução de turbulência evitando a formação de caminhos preferenciais, além de prover reforço estrutural à tubulação.
( ) O casco é responsável por envolver o feixe de tubos, contando com bocais para entrada e saída do fluido e também cabeçotes para direcionamento do fluxo do fluido.
As afirmativas são, respectivamente,
Essas irreversibilidades estão relacionadas à
I. Caldeiras aquatubulares são capazes de gerar vapor superaquecido, enquanto as flamotubulares não.
II. Caldeiras flamotubulares suportam maior demanda de vapor que as aquatubulares por terem uma região armazenadora (“pulmão”) de vapor maior.
III. Somente caldeiras flamotubulares conseguem trabalhar mais facilmente com diferentes tipos de combustíveis (inclusive sólidos).
IV. Nas caldeiras aquatubulares há necessidade de circulação da água, que pode se dar de forma natural, assistida ou forçada.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a opção que indica a velocidade efetiva Sef. (velocidade na boca da câmara) nessa situação.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/111225/Captura_de%20tela%202024-07-01%20102132.png)
Nele, temos que p1 é a pressão do fluido no ponto 1, p2 é a pressão do fluido no ponto 2, v1 é a velocidade do fluido no ponto 1, v2 é a velocidade do fluido no ponto 2, h é a diferença da altura do fluido entre os pontos 1 e 2, p0 é a massa específica e g é a aceleração da gravidade, medindo aproximadamente 9,8m/s2.
Considerando um fluido ideal, analise as afirmativas a seguir.
I. Para escoamento laminar, se a velocidade do escoamento através do tubo aumentar, a altura “h” também aumentará.
II. Para escoamento laminar, se mantivermos a velocidade do escoamento, mas substituirmos o fluido original por um fluido mais denso, a altura “h” também aumentará.
III. A velocidade do escoamento de um fluxo laminar será a mesma de um escoamento turbulento se a altura “h” for a mesma.
Está correto o que se afirma em
I. A alta temperatura de ignição da amônia reduz o risco de fogo e explosão em caso de vazamento.
II. Deve-se empregar apenas tubulações de cobre, devido à corrosividade da amônia.
III. Apesar de mais leve que o ar, o vazamento de amônia em ambientes úmidos pode formar aerossóis mais densos que o ar.
Está correto o que se afirma em