Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2024 para PEB III - Música
Foram encontradas 6 questões
Os conceitos de consonância e dissonância são, na verdade, fruto de uma convenção e podem variar segundo a época, o estilo, a estética e a cultura.
MED, 1996, p. 99.Com relação à afirmação acima, avalie as afirmativas a seguir:
I. Na Idade Média, somente os intervalos justos eram
considerados consonantes.
II. Nos séculos XII e XIII, as terças e as sextas ainda eram aceitas como consonâncias perfeitas.
III. A partir do século XIX, os intervalos 2ªM, 7ªm, 5ªD e 4ªA foram considerados dissonâncias suaves.
Está correto o que se afirma em
A diversidade de estilos e gêneros dentro das canções populares permite uma abordagem inclusiva, atendendo aos diferentes gostos e preferências musicais dos adolescentes. Essa abordagem pode tornar a educação musical mais envolvente e significativa para os estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento musical e cultural.
Refletindo sobre a eficácia do emprego de canções populares como ferramentas para o ensino da música para uma turma de adolescentes de 13 anos, estudantes de uma escola pública, relacione alguns pressupostos dessa abordagem pedagógica com as suas respectivas justificativas:
1. Relevância cultural
2. Motivação e engajamento
3. Desenvolvimento de habilidades
4. Acessibilidade
( ) Adolescentes geralmente têm uma forte conexão emocional com a música. Ao utilizar canções populares, é possível motivar e envolver os alunos, tornando o processo de aprendizado mais interessante e participativo.
( ) O uso de canções populares permite que os alunos aprimorem suas habilidades de reconhecer padrões melódicos, ritmos e nuances musicais presentes nas músicas que eles já conhecem e apreciam.
( ) Canções populares geralmente são facilmente acessíveis, seja através de plataformas online, rádio ou mesmo em eventos culturais locais. Isso facilita o acesso do estudante a uma variedade de estilos musicais.
( ) Canções populares muitas vezes refletem a cultura e os interesses dos adolescentes. Ao incorporar músicas familiares e contemporâneas, o ensino da música se torna mais relevante e atrativo.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A evolução da música medieval para a polifonia vocal nos séculos
XV e XVI foi marcada pela transição do canto gregoriano – uma
música sacra monódica, para a polifonia vocal explorando
contraponto e técnicas polifônicas por compositores tais como
Relacione os elementos pertinentes ao estudo da forma em música às suas respectivas definições:
1. Forma Musical
2. Repetição
3. Contraste
4. Sintaxe Musical
5. Estrutura e prolongamento
( ) Maneira com que o(a) compositor(a) projeta e constrói a sua música, com o objetivo de atingir continuidade e equilíbrio estrutural à obra.
( ) Estratégias composicionais utilizadas com o objetivo de proporcionar variedade e interesse à obra musical.
( ) Conceitos que partem da compreensão da música como arte narrativa, onde um evento isolado (o detalhe) adquire justificativa por meio de sua associação com a estrutura totalizante (um organismo), de modo que as partes remetam ao todo, e vice-versa.
( ) Estratégias composicionais articuladas e referenciais que são utilizadas com o objetivo de proporcionar certa unidade à obra musical.
( ) Frases e sentenças musicais que compõem uma melodia, comparáveis aos componentes do sistema linguístico que determina as relações formais que interligam os constituintes da sentença, atribuindo-lhe uma estrutura.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem
apresentada.
O corpo humano é uma fonte muito rica de sons e pode ser considerado nosso primeiro instrumento musical.
BARBA, 2013.
Com relação à pesquisa sonora e rítmica aplicada à educação musical, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Ao envolver movimentos corporais em resposta a estímulos
sonoros, os alunos aprimoram suas habilidades motoras finas
e grossas, promovendo fortes conexões entre a percepção
auditiva e a resposta física.
( ) A exploração sonora corporal não envolve o sentido auditivo, mas apenas o tátil e o cinestésico.
( ) Ao permitir que as crianças experimentem diferentes formas de produção sonora com seus corpos, elas desenvolvem uma particular compreensão do potencial expressivo da música, promovendo a autoexpressão e a inventividade.
( ) Por meio da utilização do corpo como instrumento, e do envolvimento dos alunos em atividades que exigem escuta ativa e discriminação auditiva, essa prática pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades auditivas mais efetivas.
As afirmativas são, respectivamente
As atividades de improvisação podem ser classificadas como improvisação dirigida, improvisação semidirigida e improvisação livre. Na improvisação dirigida, o(a) professor(a) utiliza gestos ou códigos para orientar o grupo. Já na improvisação livre, não há a presença de um “regente”, e os estudantes reagem de maneira não conduzida. A improvisação semidirigida incorpora elementos tanto da improvisação dirigida quanto da improvisação livre, proporcionando uma abordagem híbrida.
BRIETZKE et al., 2022. p. 99.Relacione os 3 tipos de improvisação mencionados acima com os respectivos tipos de regras utilizadas durante o jogo de improvisação, individual ou em grupo:
1. Improvisação dirigida
2. Improvisação semidirigida
3. Improvisação livre
( ) Regras abertas: os estudantes podem expressar-se livremente, usando os materiais disponíveis e inventando formas diferentes para tocar os instrumentos, por exemplo.
( ) Regras fechadas: têm caráter deliberativo e servem para fixar limites para a proposta, como a utilização de um único elemento sonoro/musical, por exemplo.
( ) Regras investigativas: os estudantes são instigados a manipular e pesquisar as possibilidades sonoras de um determinado instrumento ou objeto com o intuito de utilizarem essa experiência em posterior improvisação.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem
apresentada.