As atividades de improvisação podem ser classificadas como ...
As atividades de improvisação podem ser classificadas como improvisação dirigida, improvisação semidirigida e improvisação livre. Na improvisação dirigida, o(a) professor(a) utiliza gestos ou códigos para orientar o grupo. Já na improvisação livre, não há a presença de um “regente”, e os estudantes reagem de maneira não conduzida. A improvisação semidirigida incorpora elementos tanto da improvisação dirigida quanto da improvisação livre, proporcionando uma abordagem híbrida.
BRIETZKE et al., 2022. p. 99.Relacione os 3 tipos de improvisação mencionados acima com os respectivos tipos de regras utilizadas durante o jogo de improvisação, individual ou em grupo:
1. Improvisação dirigida
2. Improvisação semidirigida
3. Improvisação livre
( ) Regras abertas: os estudantes podem expressar-se livremente, usando os materiais disponíveis e inventando formas diferentes para tocar os instrumentos, por exemplo.
( ) Regras fechadas: têm caráter deliberativo e servem para fixar limites para a proposta, como a utilização de um único elemento sonoro/musical, por exemplo.
( ) Regras investigativas: os estudantes são instigados a manipular e pesquisar as possibilidades sonoras de um determinado instrumento ou objeto com o intuito de utilizarem essa experiência em posterior improvisação.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem
apresentada.