Questões de Concurso Público TRF - 1ª REGIÃO 2024 para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Segurança da Informação

Foram encontradas 21 questões

Q3035356 Segurança da Informação
Com o crescente número de ataques cibernéticos, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) resolveu criar um departamento de cybersegurança. Esse departamento conterá inicialmente os times A e B. A diferença entre eles é que o time A é responsável por ataques e o time B, pela defesa. João, Denise e Sônia foram contratados para o departamento. João realizará coleta de dados, análises dos dados, sistemas, redes e servidores que devem ser protegidos, além de produzirem avaliações de riscos. Denise fará prevenção, identificação, contenção e mitigação de qualquer tentativa de acesso indevido. Sônia buscará vulnerabilidades conhecidas e testará novas combinações de ataques e de engenharia social para obter acesso aos sistemas.

De acordo com o que cada um executará, João, Denise e Sônia serão alocados, respectivamente, nos times: 
Alternativas
Q3035357 Segurança da Informação
Walace está fazendo uma verificação de segurança da empresa X, onde trabalha na busca de alguma falha no controle de acesso das aplicações. Ele está seguindo o modelo OWASP, que indica algumas ferramentas que auxiliam nessa tarefa. Walace identificou adulteração do JSON Web Token (JWT) de controle de acesso para elevação de privilégios na aplicação.

Com isso, Walace teve a necessidade de implementar rapidamente a ação de prevenção: 
Alternativas
Q3035358 Segurança da Informação
Como forma de aumentar a segurança em sua rede local, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) implementou um modelo de mapeamento de ataques baseado no framework MITRE ATT&CK. Esse modelo é dividido em alguns passos, que vão desde o entendimento do ataque até a comparação de resultados de análise. Dentro desse modelo, o pessoal de segurança do TRF1 está fazendo uma pesquisa no site attack.mitre.org na expectativa de que esse modelo já tenha sido mapeado.
A equipe de segurança encontra-se na etapa de:
Alternativas
Q3035361 Segurança da Informação
O órgão XYZ está passando por um processo de transformação digital e adaptou vários processos que passaram a adotar assinatura digital em documentos nato digitais, eliminando tarefas de coleta física de assinaturas e posterior digitalização para armazenagem.
Sobre o processo de assinatura digital, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3035363 Segurança da Informação
Uma equipe de segurança contratou uma solução de antimalware como mecanismo adicional de segurança. O método de detecção da solução contratada simula a execução de arquivos específicos para analisar seu comportamento em busca de características suspeitas.
O método de detecção adotado na solução é:
Alternativas
Q3035364 Segurança da Informação
Um órgão precisa enviar informações rotineiras para seus usuários por e-mail. Para que os e-mails enviados não sejam caracterizados como SPAM, é necessário que:
Alternativas
Q3035365 Segurança da Informação
Para incrementar o processo de autenticação em seus sistemas, um órgão está adotando uma solução de multifator de autenticação. Esse tipo de autenticação é implementado em camadas, utilizando vários fatores de autenticação.
O fator de posse do usuário, ou seja, aquilo que ele tem, pode ser implementado com:
Alternativas
Q3035366 Segurança da Informação
Parte de um setor administrativo de um órgão foi transferido fisicamente para outra localidade. Para permitir acesso seguro aos sistemas hospedados em ambos os locais, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) configurou uma VPN (Virtual Private Network) baseada em IPsec (Internet Protocol Security). Ao estabelecer uma conexão IPSEC, as associações de segurança (Security Associations - SA) são criadas contendo as especificações de segurança definidas entre os dois dispositivos que participam da VPN.
O componente IPSEC responsável por criar as SA é: 
Alternativas
Q3035367 Segurança da Informação
A equipe de desenvolvimento de um aplicativo para comunicação interna de uma organização utilizou um algoritmo de criptografia simétrica que utiliza chave de 256 bits.
O algoritmo de criptografia utilizado é o:
Alternativas
Q3035368 Segurança da Informação
Um órgão implementou uma solução de segurança que permite gerenciar usuários, concedendo-lhes acesso aos recursos disponíveis, com base em funções. A autenticação é realizada por meio de um único ponto de acesso. A solução também permite gerar relatórios dos tempos de autenticação dos usuários e dos recursos acessados.
A solução de segurança implementada pelo órgão é:
Alternativas
Q3035374 Segurança da Informação
Um IPS identificou pacotes maliciosos por meio de escaneamento em busca de assinaturas de ataque no contexto de um conjunto de tráfego de dados, em vez de considerar apenas pacotes individuais.
O método empregado denomina-se:
Alternativas
Q3035377 Segurança da Informação
Cláudio, um analista designado ao Tribunal Regional Federal, observou que, cotidianamente, durante o período noturno e ocasionalmente durante a manhã subsequente, um considerável volume de tráfego oneroso sobrecarrega a infraestrutura de rede do tribunal. Tal fenômeno tem origem no procedimento diário de backup, que abarca a totalidade dos dados do ambiente. Com vistas a mitigar esse problema, Cláudio propôs substituir o tipo de backup atual por um que grave exclusivamente os arquivos novos/modificados desde a última operação de backup, independentemente do tipo desse backup.
Assim sendo, é adequado afirmar que o tipo de backup sugerido é o:
Alternativas
Q3035378 Segurança da Informação
A fim de tratar os riscos técnicos identificados nos ativos, a equipe de segurança do órgão SICRIT está implementando um processo para gestão das vulnerabilidades técnicas de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 27002:2022.
Para realizar a identificação das vulnerabilidades, a equipe de segurança deve seguir a orientação de: 
Alternativas
Q3035379 Segurança da Informação
A equipe de gestão de riscos de um órgão está adequando o seu processo de tratamento de riscos à norma ABNT NBR ISO/IEC 27005:2023. Para tal, foi estabelecido um processo interativo que engloba as seguintes atividades: 

I. formular e selecionar opções de tratamento de riscos; II. avaliar se os riscos estão de acordo com o contexto do SGSI; III. decidir sobre a aceitabilidade do risco residual; IV. identificar os riscos da organização; V. avaliar os riscos identificados.

Dentre as atividades acima, fazem parte do processo interativo de tratamento de riscos, segundo a ABNT NBR ISO/IEC 27005:2023, somente as atividades:

Alternativas
Q3035380 Segurança da Informação
A criptografia assimétrica utiliza um par de chaves para codificar e decodificar as mensagens trocadas entre o emissor e o receptor.
Sobre a criptografia assimétrica, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3035381 Segurança da Informação
Alguns computadores de uma rede segmentada de um órgão foram infectados por códigos maliciosos inseridos por um invasor que se utilizou das vulnerabilidades existentes no seu sistema operacional. Os códigos maliciosos não se propagam, mas permitem o retorno do invasor sempre que desejar e permitem a instalação de outros códigos maliciosos.
O tipo de código malicioso que infectou os referidos computadores é um: 
Alternativas
Q3035382 Segurança da Informação
Um Centro de Operações de Segurança (Security Operations Center – SOC) foi instituído em um órgão para manter o seu ambiente de Tecnologia da Informação (TI) seguro, estável e controlado.
Uma das atribuições do SOC é monitorar os ativos, permitindo:
Alternativas
Q3035383 Segurança da Informação
Uma estação de trabalho (ET) de um desenvolvedor foi infectada por um trojan (Cavalo de Troia) que instala códigos maliciosos que estão embutidos em seu próprio código.
A ET do desenvolvedor foi infectada por um trojan do tipo:
Alternativas
Q3035384 Segurança da Informação
Um órgão contratou um profissional especialista em ethical hacking para identificar os riscos de ataques aos quais está sujeito. O profissional coletou inúmeras informações sobre os sistemas e ativos, utilizando ferramentas e engenharia social, para realizar testes de segurança e identificar as vulnerabilidades existentes.
Esse procedimento de coleta de informação é conhecido como: 
Alternativas
Q3035387 Segurança da Informação
A estratégia nacional de tecnologia da informação e comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) preconiza que cada órgão do Poder Judiciário deve elaborar seu plano de gestão de continuidade de negócios.
Considerando os requisitos de um sistema de gestão de continuidade de negócios, os procedimentos estabelecidos no plano de gestão de continuidade de negócios devem ser:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: D
5: D
6: E
7: D
8: C
9: A
10: C
11: D
12: E
13: E
14: A
15: B
16: D
17: D
18: B
19: A
20: D