Questões de Concurso Público EBSERH 2025 para Grupo Infectologia
Foram encontradas 30 questões
Esses dois últimos termos diferem em suas respectivas definições pela
Sintomas associados incluem cefaleia, dor na nuca, dor abdominal, inapetência, perda ponderal de pequena monta e sudorese noturna. Não tem história de contato com pessoas doentes, viagens recentes, ou exposição a animais. Previamente sadio, não usava medicamentos antes do início da doença atual e recebeu todas as vacinas recomendadas pelo PNI.
A febre foi documentada nos atendimentos anteriores, e o menino havia recebido, durante a investigação, alguns cursos de antibióticos variados e prednisona por 5 dias, sem resolução da febre. Está há 72 horas sem uso de medicamentos, exceto antipiréticos no momento dos episódios febris.
Na admissão atual, a criança se mostra alerta, agitada, sem parecer agudamente doente, e com o exame físico normal, exceto por marcha levemente alterada por dor na perna esquerda. A revisão dos vários exames laboratoriais realizados no período de investigação mostrou discreta leucocitose, e leve alteração de aminotransferases. Todos os exames diretos de sangue foram negativos, as culturas de sangue e urina não obtiveram crescimento, os exames reumatológicos normais e os exames tomográficos de tórax, abdome e crânio não indicaram um provável diagnóstico. Uma punção lombar foi realizada e evidenciou LCR com pleocitose de 52 cél/mm3 (24% polimorfonucleares, 61% linfomononucleares, 7% linfócitos atípicos e 8% macrófagos); hemácias 675 cél/mm3 ; proteinorraquia de 70 mg/dL; glicorraquia de 47 mg/dL.
Nos próximos passos da investigação de febre de origem obscura relatada na criança
De acordo com o Guia Internacional de Manejo da Sepse e do Choque séptico da Survival Sepsis Campaign, de 2021, entre as condutas listadas a seguir, assinale aquela que é considerada com força de recomendação e qualidade de evidência, respectivamente, fraca e baixa.
O agente etiológico que mais provavelmente foi responsável pelo quadro apresentado pela adolescente é:
O achado adicional do exame físico que, se presente, su
A conduta mais adequada diante da evolução clínica e da análise liquórica do paciente em questão é
[Fonte: “ALERTA DE EVENTO NACIONAL para a Rede CIEVS e NHE” - Nº 01/2025 | 10 de janeiro de 2025.]
As orientações do CIEVS Nacional para as Unidades da Rede CIEVS e/ou para os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) do Estado de Pernambuco devem incluir a
Após a notificação do Sinam, o esquema terapêutico a ser iniciado pelos profissionais de saúde que prestam o atendimento deve ser:
O Guia Consolidado da OMS para Tuberculose: tratamento preventivo da Tuberculose, 2ª Edição, de 2024, atualiza as recomendações sobre a triagem sistemática e o tratamento da infecção tuberculosa.
De acordo com o referido guia, o grupo populacional que deve ser sistematicamente testado para a existência de infecção tuberculosa e tratado na dependência do resultado é o de
Ao exame: bom estado geral, embora abatida e com fácies de doença aguda. Corada, hidratada, anictérica, acianótica, eupneica. Ap Resp: MV universalmente audível, com estertoração crepitante em terço inferior à direita, onde se ausculta broncofonia. ACV, abdome e membros sem alterações. Sinais vitais: FC: 104 bpm; PA: 120/80 mmHg; FR: 20 irpm TAx: 39,0°C. Ao término do exame físico, foi submetida à radiografia de tórax, testes rápidos para Influenza e COVID-19 e coletada amostra de escarro para realização de bacterioscopia pelo método de Gram.

Os resultados evidenciaram:
Testes rápidos: COVID-19 – Negativo. / Influenza – Negativo.
Gram da amostra de escarro: No pequeno aumento, presença de mais de 50 neutrófilos/campo e menos de cinco células epiteliais/campo. No maior aumento (imersão), numerosos diplococos gram-positivos, vários deles intraleucocitários. Raros bastonetes gram-negativos exclusivamente extra-leucocitários.
A conduta terapêutica preconizada para essa paciente é
A zoonose sobre a qual a notificação provavelmente se refere é a
A conduta terapêutica imediata mais adequada para o caso é
O resultado de exame laboratorial que fala contra a hipótese principal é:
Nesse caso, é mais provável que os casos do estudo epidemiológico descrito tenham sido definidos pelos sintomas e pela presença de
Relata ser infectado pelo HIV há cinco anos, que iniciou terapia antirretroviral quando o diagnóstico foi firmado, em Unidade Básica de Saúde, e que nos últimos dois anos abandonou por completo o tratamento e o seguimento ambulatorial. Refere ainda que, há cerca de cinco semanas, ao procurar a unidade de saúde onde recebia seu esquema terapêutico, foram reiniciadas as mesmas drogas que tomava anteriormente. Com o surgimento dos sintomas atuais, o paciente foi imediatamente referenciado para o hospital terciário para investigação e tratamento. Trouxe consigo exames recentes com contagem de CD4 de 174 cél/mm3 , carga viral inferior a 20 cópias/ml, VDRL negativo, FL-LAM em urina negativo, FL-CrAg em soro negativo. Biópsia ganglionar, realizada na internação, evidenciou, no histopatológico, processo inflamatório granulomatoso, com presença de estruturas leveduriformes, bem visualizadas na técnica de coloração por impregnação pela prata.
Em relação ao quadro descrito, é correto afirmar que
Fonte: G1, 24/10/2024.
Sobre as possíveis causas do surto descrito nos EUA, é correto afirmar que
Quando indagado, refere viagem à região de praia há cerca de 40 dias, onde ingeriu um risoto de frutos do mar; faz sexo com homens, usando preservativos na maioria das relações anais, mas não nas relações orais; realizou uma tatuagem há cerca de dez meses, durante uma viagem ao exterior; e nega uso de drogas endovenosas ou transfusões de sangue e derivados.
É portador de sorologia anti-HIV negativa, mas não faz uso de PrEP. A investigação sorológica das principais hepatites virais concluiu que o paciente apresentava hepatite aguda pelo vírus A, vacinação para o vírus B, e hepatite crônica pelo vírus C.
O seguinte conjunto de marcadores sorológicos permite afirmar tais conclusões:
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, entre as drogas ou associação de drogas abaixo listadas, aquela indicada para o tratamento dos militares acometidos é
Ao exame: criança emagrecida, hipodesenvolvida para a idade, cabelos finos e quebradiços, hipocorada 2+/4, anictérica, micropoliadenopatia cervical e axilar bilateral, SS 2+/6, pancardíaco, abdome distendido com fígado palpável a 5 cm do RCD e baço a 8 cm do RCE, edema de membros inferiores 1+/4, com cacifo. Tax 37,8 oC; PA: 100/70 mmHg; FC: 104 bpm; FR: 18 irpm.
O diagnóstico etiológico do quadro apresentado pela criança mais provavelmente se fará por