Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Engenharia Industrial em HVAC

Foram encontradas 19 questões

Q2495056 Engenharia Mecânica
Sobre o projeto de instalações industriais voltadas para a área farmacêutica, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenho e o projeto da área de produção industrial farmacêutica devem minimizar o risco de erros e permitir a limpeza e manutenção efetiva, de modo a evitar a contaminação cruzada.
II. A ocorrência de contaminação cruzada na produção deve ser prevenida somente através de procedimentos operacionais apropriados que minimizem o risco da contaminação.
III. Instalações dedicadas são necessárias para a fabricação onde o risco não possa ser controlado por medidas operacionais e técnicas.
IV. As áreas de produção devem ser efetivamente ventiladas, com instalações de tratamento de ar apropriadas com sistema de fi ltração as quais serão as únicas responsáveis por evitar a introdução de contaminação trazida pelo ar exterior.
V. Canaletas abertas, se necessárias, podem ser aceitas, desde que sejam rasas para facilitar a limpeza e desinfecção.

Dentre as afirmativas, são efetivamente consideradas como premissas CORRETAS para o projeto de uma área de produção industrial farmacêutica somente as afirmativas: 
Alternativas
Q2495057 Engenharia Mecânica
Considere o projeto de uma unidade de tratamento de ar para uma área classificada, com controles de temperatura por refrigeração a água, umidade e partículas, classificada como ISO 8, destinada à produção industrial farmacêutica. Com referência ao projeto desta unidade, analise as afirmativas a seguir:

I. O dimensionamento da serpentina de refrigeração deve considerar necessidade de resfriamento do ar exterior da temperatura externa até a temperatura de operação da sala na vazão de insufl amento.
II. Uma sequência de filtros grossos e finos corretamente selecionada e dimensionada para a vazão de insuflamento da sala é suficiente para se obter o nível de classificação requerido.
III. O dimensionamento da serpentina de resfriamento deve considerar o resfriamento do ar na vazão de insufl amento da temperatura exterior até a temperatura do ponto de bolha do ar nas condições da sala de processo.
IV. O sistema de condicionamento do ar deve considerar não somente o sistema de resfriamento, mas, também um sistema de aquecimento do ar para a retirada da umidade do ar exterior.
V. A unidade de tratamento de ar deve ter o ventilador e a rede de dutos dimensionados para fornecer a vazão de insuflamento que resulte num número de trocas igual ou superior ao mínimo necessário ao grau de limpeza especificado.

Das afirmativas apresentadas, estão totalmente CORRETAS somente as afirmativas:
Alternativas
Q2495060 Engenharia Mecânica
Na execução de projetos de empreendimentos farmacêuticos industriais, para o êxito da implantação e minimização de custos de execução, uma sequência lógica das etapas do empreendimento deve ser seguida. Das alternativas a seguir, aquela que apresenta uma sequência logicamente CORRETA de etapas genéricas, com vistas ao êxito da implantação e a minimização de custos de execução do projeto do empreendimento farmacêutico industrial é:
Alternativas
Q2495063 Engenharia Mecânica
No ato do recebimento provisório ou definitivo de obras ou serviços de engenharia, o gestor, os membros da comissão de recebimento e os fiscais do contrato deverão observar se há indícios de superfaturamento, ou seja, dano provocado ao patrimônio da Administração caracterizado pelas situações abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q2495064 Engenharia Mecânica
O interesse público pode exigir a alteração dos contratos administrativos, que poderá ser promovida de forma unilateral pela Administração ou por acordo das partes, podendo ser a alteração qualitativa ou quantitativa. A alteração contratual deverá ocorrer obrigatoriamente por acordo entre as partes nos seguintes casos, EXCETO quando:
Alternativas
Q2495067 Engenharia Mecânica
O resultado do processo de Gerenciamento de Risco da Qualidade deve ser a base para se determinar a extensão das medidas técnicas e organizacionais necessárias para o controle dos riscos de contaminação cruzada. Podem ser consideradas medidas técnicas adotadas para o controle da contaminação cruzada as abaixo relacionadas, EXCETO: 
Alternativas
Q2495068 Engenharia Mecânica
Sobre o projeto e a execução de ambientes classificados, analise as afirmativas a seguir:

I. Para fins de classificação em zonas grau A, um volume mínimo de 1 m3 deve ser amostrado, por ponto de amostragem.
II. Para a classificação como grau A, a classificação para partículas iguais ou maiores a 0,5 μm é ISO classe 5 (3520 partículas por m3) “em repouso” e ISO Classe 7 (352.000 partículas por m3) “em operação”.
III. Para atender às condições “em operação”, as áreas limpas devem ser projetadas para atingir certos níveis especifi cados de limpeza do ar no estado “em repouso”.
IV. O ambiente que circunda a área grau A destinada às preparações e envase assépticos deve apresentar a classifi cação grau B.
V. Para as áreas grau A, é inaceitável que nem sempre seja possível demonstrar baixos níveis de partículas iguais ou maiores que 5,0 μm nos processos de enchimento de medicamentos estéreis, quando este estiver em curso.

Sobre as afi rmativas acima, pode-se dizer que somente estão corretas:
Alternativas
Q2495069 Engenharia Mecânica
A respeito da classificação das áreas limpas e dos equipamentos que fornecem ar limpo, analise as afirmativas a seguir:
I. As salas limpas e os equipamentos que fornecem ar limpo devem ser classificados de acordo com a versão vigente da norma ISO 14644-1 na qual também devem ser encontrados os métodos de ensaio relacionados.
II. A classifi cação deve claramente distinguir-se do monitoramento ambiental das operações em processo.
III. A classificação “em operação” deve ser demonstrada durante as operações de fabricação, visto se o pior cenário, não sendo permitidas operações simuladas para esta classificação.
IV. Para o grau C, a classifi cação de partículas no ar é ISO Classe 7 em repouso e ISO 8 em operação, para partículas iguais ou maiores que 0,5 μm e para partículas iguais ou maiores que 5,0 μm.
V. A concentração máxima de partículas permitida para o grau B é 3.520 partículas iguais ou maiores que 0,5 μm em repouso, que corresponde a ISO Classe 5 e 3.520.000 partículas iguais ou maiores que 0,5 μm em operação que corresponde a ISO Classe 7.

Das afi rmativas acima, estão CORRETAS apenas: 
Alternativas
Q2495070 Engenharia Mecânica
A infiltração de ar não filtrado em uma planta farmacêutica é uma fonte de contaminação. A eficiência do sistema e os níveis de pureza do ar obtidos são dependentes de um correto projeto dos sistemas de condicionamento do ar, da área de produção e dos materiais de acabamento das instalações. Das afirmativas abaixo, a única INCORRETA como item a ser considerado no projeto de ambientes classificados é:
Alternativas
Q2495071 Engenharia Mecânica
De acordo com as boas práticas, o sistema de condicionamento de ar inclui diversas funções. A única alternativa INCORRETA quanto às funções possíveis para um sistema de condicionamento de ar para área farmacêutica é: 
Alternativas
Q2495072 Engenharia Mecânica
A Lei nº 13589/2018 determina que os sistemas de climatização devem obedecer aos parâmetros de qualidade do ar interior em ambientes climatizados artificialmente, regulamentados pela Resolução nº 9 de 16 de fevereiro de 2003 da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Das afirmativas a seguir, referentes a estes parâmetros, a única que está em DESACORDO com a citada Resolução é: 
Alternativas
Q2495073 Engenharia Mecânica
Os proprietários, locatários e prepostos responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 kCal/h = 60.000 BTU/h), deverão manter um responsável técnico habilitado, com as atribuições relacionadas abaixo, EXCETO: 
Alternativas
Q2495074 Engenharia Mecânica
Com relação aos Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior a serem seguidos em ambientes climatizados, analise as afirmativas a seguir:

I. O valor máximo recomendável – VMR, para contaminação microbiológica deve ser menor ou igual a 750 unidades formadoras de colônias de fungos por metro cúbico de ar, se a razão entre a quantidade de fungos no ambiente interior e a quantidade de fungos no ambiente exterior for igual ou inferior a 1,5.
II. É aceitável a presença de fungos patogênicos e toxigênicos até uma concentração de 150 unidades formadoras de colônia por metro cúbico.
III. A concentração de dióxido de carbono (CO2 ) deve ser menor ou igual a 2000 ppm.
IV. A concentração de aerodispersoides totais no ar deve ser menor ou igual a 80 μg/m3 , como indicador do grau de pureza do ar e limpeza do ambiente climatizado.
V. Quando a razão entre as quantidades interna e externa de fungos for superior a 1,5, é necessário fazer um diagnóstico de fontes poluentes para uma intervenção corretiva.

Das afirmativas acima estão totalmente CORRETAS apenas: 
Alternativas
Q2495075 Engenharia Mecânica
Os sistemas de ar-condicionado de conforto, a exemplo do tipo split e de parede, possuem significativas limitações para serem empregados em áreas de produção de medicamentos. NÃO representam uma limitação dos sistemas de ar-condicionado de conforto para o uso na climatização e condicionamento do ar de áreas de produção de medicamentos os sistemas que: 
Alternativas
Q2495076 Engenharia Mecânica

 Para responder à questão, utilize a carta psicrométrica a seguir. 



Numa determinada sala em que o ar se encontra à temperatura de 30ºC efetuou-se a medida da temperatura de bulbo úmido do ar, tendo-se encontrado para esta medida o valor de 20ºC. Com base nesta medida, pode-se afirmar que a umidade relativa e a temperatura do ponto de orvalho do ar desta sala são, respectivamente:
Alternativas
Q2495077 Engenharia Mecânica

 Para responder à questão, utilize a carta psicrométrica a seguir. 



Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que melhor descreve conceitualmente as etapas de condicionamento térmico às quais deve ser submetido um ar exterior que inicialmente se encontre à temperatura de 35ºC com umidade relativa de 80% para que ao final do condicionamento se encontre à temperatura de 20ºC com umidade relativa de 50%. 
Alternativas
Q2495078 Engenharia Mecânica

Utilize o diagrama Pressão X Entalpia do gás refrigerante HFC-134a, apresentado a seguir, para responder à Questão.



Deve-se efetuar o projeto de um sistema de refrigeração para a climatização de uma área, cuja carga térmica é de 127.000 BTU/h = 134.000 kJ/h, empregando-se refrigeração por compressão do gás refrigerante HFC-134a, cujo diagrama Pressão x Entalpia é apresentado acima. Considerando-se que a temperatura de operação do evaporador seja -10ºC e a do condensador seja 40ºC, assinale a alternativa que apresenta os valores corretos da vazão de refrigerante circulante no sistema (em kg/h), potência do compressor (em kJ/h) e taxa de dissipação de calor pelo condensador (em kJ/h).
Alternativas
Q2495079 Engenharia Mecânica
Para a climatização de uma determinada área, um sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) deve insuflar o ar a uma vazão total de 18.000 m3/h. Considerando-se como critério de projeto que o ar deva ser encaminhado à rede de dutos a uma velocidade igual ou inferior a 5 m/s e que devem ser empregados dutos com uma relação largura / altura igual a 2, assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta os melhores valores, do ponto de vista técnico e econômico, para as dimensões da seção transversal do duto do ar de saída da unidade de tratamento de ar, sendo: L – Largura em metros e A – altura em metros da seção transversal do duto de ar.
Alternativas
Q2495080 Engenharia Mecânica
Um ventilador de um sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) deve insufl ar o ar a uma vazão de 18.000 m3 /h contra uma pressão total na saída do ventilador de 300 Pa. Considerando-se que a efi ciência total do ventilador seja de 60%, assinale a alternativa que apresenta o valor necessário da potência no eixo (em Watts) para a movimentação deste ventilador, nas condições de projeto.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: E
6: E
7: E
8: A
9: C
10: D
11: C
12: B
13: A
14: C
15: E
16: B
17: C
18: B
19: A