Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2017 para Nutricionista

Foram encontradas 10 questões

Q1325214 Nutrição
Uma empresa a ser inaugurada em Santa Luzia/MG contratou os serviços de um nutricionista para compor a equipe multiprofissional responsável pela elaboração do planejamento físico-funcional da sua unidade de alimentação e nutrição (UAN). Ciente das suas atribuições referentes ao planejamento físico-funcional, com o intuito de garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, o nutricionista começou a se preparar tecnicamente para compor essa equipe, estudando as seguintes portarias e resoluções referentes à produção de alimentos:

I. RDC 216/2004 e outras resoluções e portarias que abrangem requisitos municipais e estaduais para promover a melhoria das condições higiênico-sanitárias das UAN. II. CVS 5/2013, que abrange requisitos estaduais para promover a melhoria das condições higiênico-sanitárias das UAN. III. RDC 216/2004, que dispõe sobre o regulamento federal das boas práticas para UAN.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1325215 Nutrição
O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma correta, a fim de evitar a proliferação de microrganismos. Segundo a RDC 216/2004, a temperatura desse alimento deve ser reduzida, em duas horas, de:
Alternativas
Q1325216 Nutrição
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento. Em relação às necessidades energéticas, segundo a Resolução FNDE/CD nº 32 de 2006, NÃO é correto afirmar: 
Alternativas
Q1325217 Nutrição
Os processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional vêm ocorrendo desde a década de 1960, em vários países, incluindo o Brasil devido a:

I. Padrão demográfico. II. Perfil de morbimortalidade. III. Consumo alimentar e gasto energético.

É CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1325218 Nutrição
A regra de ouro preconizada pelo Guia Alimentar de 2014 é que as pessoas devem preferir sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Leia as assertivas sobre esses alimentos:

I. As formas de produção, distribuição, comercialização e consumo dos alimentos ultraprocessados afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente. II. Os alimentos in natura são culturalmente apropriados e promotores de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável. III. Os ingredientes e métodos usados na fabricação de alimentos processados não alteram a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1325219 Nutrição
De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Portaria SVS/MS nº 32/1998 e Resolução ANVS/MS nº 449/1999, para reabilitação do estado nutricional de pacientes desnutridos, recomenda(m)-se:
Alternativas
Q1325220 Nutrição
Óleo de Coco e Óleo de Canola - O compromisso do nutricionista frente aos apelos mercadológicos pautado na Recomendação do Conselho Federal de Nutricionistas N° 002 21 de agosto de 2015, inclui orientar aos indivíduos, que:
I. Apesar de estudos mostrarem aumento do HDL-C e redução da circunferência abdominal em grupos que utilizam óleo de coco, outros comprovam seu efeito hipercolesterolêmico – grupos tratados com óleo de coco apresentam aumento significativo da fração não HDL e triglicérides. II. A recomendação é de que seja usado em pequenas quantidades e em preparações culinárias, preferencialmente compostas por alimentos in natura ou minimamente processados, para tratamento da hipercolesterolemia. III. O óleo de canola tem mostrado efeitos cardioprotetores devido ao conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados, que promovem a regulação de lipídios plasmáticos, lipoproteínas e aumento da sensibilidade à insulina. IV. Os efeitos saudáveis dos óleos comestíveis podem ser suscetíveis a alterações segundo o método culinário utilizado (frituras em profundidade ou superficiais) e em cocções de longo tempo, o que gera mudanças físicoquímicas que podem repercutir na saúde, devido à produção de substâncias indesejáveis ou tóxicas (acroleína).

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1325221 Nutrição
No Brasil, segundo dados da pesquisa de orçamentos familiares (POF 2008), cerca de 15% dos adultos apresentam obesidade e cerca de metade da população maior de 20 anos. Este complexo cenário traz grandes desafios para a Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, compõem as diretrizes nutricionais para tratar o indivíduo com excesso de peso na Atenção Básica: 
Alternativas
Q1325222 Nutrição
Um homem de 55 anos de idade, com hipercolesterolemia e alto risco para doença arterial coronariana, em acompanhamento no ambulatório de nutrição, apresentou nova revisão laboratorial que apontou que os objetivos para redução dos lipídeos sanguíneos não foram atingidos. As recomendações nutricionais para esse paciente serão: 
Alternativas
Q1325223 Nutrição
B.J.L, 32 anos, masculino, com diagnóstico estabelecido de SIDA (estádio IV B) há 1 ano, internado com quadro de diarreia infecciosa de 20 dias de evolução, história de 4 semanas de tosse seca e dispneia progressiva, além de febre nos últimos 4 dias de até 38,4 graus. Há 2 meses, passou a apresentar dor retroesternal ao engolir, secundária à candidíase oral, refere ainda perda de peso de 5 quilos nos últimos 6 meses e abatimento progressivo. Ao exame físico apresentava monilíase oral e depleção hídrica. Peso: 45,3 Kg; Altura: 1,72 cm. A recomendação proteica para o paciente em epígrafe é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: B
6: C
7: C
8: A
9: B
10: D