Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2017 para Professor de Educação Básica II
Foram encontradas 18 questões
I. O homem é considerado como uma pessoa situada no mundo. É único, quer em sua vida interior, quer em suas percepções e avaliações do mundo. II. Para Rogers, a realidade é um fenômeno subjetivo, pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, partindo de sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significados. III. A experiência pessoal e objetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana. IV. A filosofia da educação subjacente ao rogerianismo, denominada de filosofia da educação democrática, consiste em deixar a responsabilidade da educação fundamentalmente ao próprio estudante.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Em relação à profissionalização do professor, marque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo.
( ) Centrar-se nas competências a serem desenvolvidas nos alunos e nas mais fecundas situações de aprendizagem. ( ) Diferenciar seu ensino, praticar uma avaliação somativa para lutar ativamente contra a reprovação. ( ) Desenvolver uma pedagogia passiva e cooperativa fundamentada em projetos. ( ) Entregar-se a uma ética explícita da relação pedagógica e ater-se a ela.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
I. A escola é vista como uma instituição única, com os mesmos sentidos e objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto socialmente acumulado pela sociedade. II. A escola é um espaço de formação ampla do aluno, que aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades que fazem de cada um de nós seres humanos. III. A escola é um espaço de encontros entre iguais, possibilitando a convivência com a diferença, de uma forma qualitativamente distinta da família e, principalmente, do trabalho.
Estão CORRETAS as afirmativas:
“Literate é, pois, o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita, e literacy designa o estado ou condição daquele que é literate, daquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita” (SOARES, Magda, 1998, p. 36).
Em relação à alfabetização e ao letramento, podemos dizer:
I) Uma pessoa que planeja seu texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, considerando características específicas do gênero, demonstra fazer uso eficiente da escrita. II) Um indivíduo que é letrado torna-se distinto da sua condição anterior de analfabeto, pois ele passa a ter um novo lugar social e uma nova forma de viver, relacionando-se distintamente com os outros, com o contexto e com os bens culturais de sua sociedade. III) Um aluno que sabe elaborar um resumo ou tomar notas durante uma exposição oral, que esquematiza suas anotações para estudar um determinado assunto e que expressa por escrito suas experiências e opiniões manifesta ter boas condições de letramento. IV) Um aluno que se volta para seu próprio texto e sabe verificar se está confuso, ambíguo, redundante, obscuro ou incompleto e que é capaz de revisá-lo e reescrevê-lo até considerá-lo satisfatório para o momento é um indivíduo letrado.
A partir da leitura das assertivas acima, estão CORRETAS as assertivas:
I. Distinguir um desenho de uma manifestação de escrita. II. Saber que as letras são unidades do alfabeto que representam os sons vocálicos ou consonantais. III. Conhecer as letras, as quais podem ter muitas formas gráficas. IV. Ler em voz alta sempre que for escrever uma palavra cuja ortografia lhe é desconhecida. V. Conhecer a natureza, a função e os usos da ortografia para entender as relações entre letras e sons.
Estão CORRETAS apenas as assertivas: