Questões de Concurso Público CEMIG - MG 2018 para Assistente Social JR

Foram encontradas 29 questões

Q896702 Serviço Social
No que se refere ao Serviço Social, a década de 1980 se caracteriza pela negação do conservadorismo profissional e por um movimento de explicitação da dimensão política da profissão. No âmbito profissional, a perspectiva que marca esse período denomina-se como:
Alternativas
Q896703 Serviço Social

Analise as afirmativas que seguem, relativas ao processo de reestruturação produtiva do capital.


I. As mudanças nas empresas capitalistas, que vêm sendo observadas no Brasil desde os anos de 1980, são determinadas pela nova dinâmica de acumulação do capital e respondem à necessidade de integração a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

II. As profundas mudanças que ocorreram ao longo do processo de reestruturação do capital afetaram diversas áreas das empresas capitalistas, exceto aquelas relativas à organização da produção e aos processos de trabalho.

III. O processo de reestruturação produtiva, observado no país desde os anos de 1980, imprime novos requisitos aos trabalhadores, modificam as condições de inserção no mercado de trabalho e rebatem nos mecanismos de proteção social.

IV. As profundas alterações que marcaram as empresas capitalistas brasileiras restringem as frentes de trabalho para o/a Assistente Social, cujo exercício profissional se limita à gestão de Recursos Humanos.


Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas:

Alternativas
Q896704 Serviço Social

Considerando o processo de reestruturação produtiva do capital e o trabalho do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir e identificando com V as verdadeiras e F as falsas.


( ) O exercício profissional do Assistente Social nas empresas capitalistas mantém o seu caráter educativo (característica das velhas demandas feitas à profissão), voltado para as mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção.

( ) O profissional do Serviço Social, no âmbito da empresa capitalista, se caracteriza como um dos profissionais que possui atributos para intervir na vida cotidiana dos trabalhadores, tanto no âmbito fabril quanto na esfera do seu ambiente doméstico ou da sua vida particular.

( ) A intervenção do Assistente Social em empresas, no contexto da reestruturação produtiva do capital, não possibilita nem a propagação da mútua colaboração entre empregados e empregadores nem a neutralização das tensões inerentes às relações entre capital e trabalho, pois o espaço sócio-ocupacional é caracterizado por conflitos.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q896705 Serviço Social
De acordo com Antunes (2003), qual das alternativas, apresentadas a seguir, se refere ao processo que articula, de um lado, um significativo desenvolvimento tecnológico e, de outro, uma desconcentração produtiva baseada em empresas médias e pequenas, “artesanais”?
Alternativas
Q896706 Serviço Social

Bernardo (2016) alega que as empresas estão cada vez mais apreensivas com a amplitude dos problemas relacionados à dependência de álcool e outras drogas entre seus empregados. Considere as afirmativas relativas aos motivos que, segundo a autora, levam as empresas brasileiras a implantarem programas de prevenção de dependência química:


I. As empresas concluíram que é mais vantajoso recuperar empregados com problemas relacionados a abuso e dependência de substâncias psicoativas (SPA) do que simplesmente demiti-los.

II. Devido à natureza da síndrome, torna-se difícil detectar a vítima na fase de admissão, por mais criterioso que seja o processo.

III. Pesquisas demonstram que investir em programas de prevenção ao abuso e dependência de álcool e outras drogas reduz gastos e amplia a rotatividade de pessoal, fazendo com que os trabalhadores que utilizam SPA solicitem demissão e não gerem mais transtornos para a organização.


Estão CORRETOS os motivos expressos em:

Alternativas
Q896707 Serviço Social
De acordo com o estabelecido na Lei n° 8.662/93, compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CEFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior:
Alternativas
Q896708 Serviço Social
Conforme o que estabelece a Lei n° 8.662/93, que regulamenta a profissão de Assistente Social, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q896709 Serviço Social

O Título III do Código de Ética Profissional dos/das Assistentes Sociais trata “Das Relações Profissionais”. O Capítulo I desse título denomina-se “Das Relações com os/as Usuários/as” e o Art. 5º, desse capítulo, lista os deveres do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as.


É dever do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

Alternativas
Q896710 Serviço Social
Assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente é a finalidade da Lei nº
Alternativas
Q896711 Serviço Social
Um dos princípios que rege a Lei Orgânica da Assistência Social é a
Alternativas
Q896712 Serviço Social

As ações na área de assistência social estão organizadas em um sistema denominado como Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


O SUAS é organizado sob a forma de um sistema

Alternativas
Q896713 Serviço Social

Cohen e Franco (2004) argumentam que a crise econômica sofrida pela América Latina no princípio dos anos de 1980 afetou as condições de vida de importantes segmentos da população. Os autores também defendem que, em situações de escassez de recursos e necessidades incrementadas, é imprescindível elevar o grau de racionalidade das políticas.


De acordo com o exposto pelos autores, a ação que tem um papel central nesse processo de racionalização e é um elemento básico do planejamento é a

Alternativas
Q896714 Serviço Social
A definição “... é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados” (COHEN; FRANCO, 2004, p. 102), refere-se ao conceito de:
Alternativas
Q896715 Serviço Social

De acordo com Costa (2006), a atividade profissional do/da Assistente Social, como a de tantos outros profissionais, está submetida a um conjunto de determinações sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista.


São características do trabalho realizado em uma sociedade capitalista:


I. Trabalho assalariado

II. Controle da força de trabalho

III. Subordinação do conteúdo do trabalho aos objetivos e necessidades das entidades empregadoras.


Estão CORRETAS as características indicadas em:

Alternativas
Q896716 Serviço Social

Ao tratar das particularidades do trabalho do/da Assistente Social no Sistema Único de Saúde (SUS), Costa (2006) recorre às ideias de Nogueira (1991, p. 12) para discutir questões relacionadas a processos de cooperação que acontecem na esfera dos serviços.


Os processos de cooperação a que se refere a questão são:

Alternativas
Q896717 Serviço Social
As atividades do Serviço Social no âmbito da saúde são operacionalizadas por meio de diferentes núcleos de objetivação, dentre os quais está o de interpretação de normas e rotinas. Sobre esse núcleo, é CORRETO afirmar que se refere
Alternativas
Q896718 Serviço Social
Sobre os pressupostos para a análise do Serviço Social na atualidade, tal como defende Iamamoto (2005), é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q896720 Serviço Social
É considerada uma raiz comum do conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura (ou seja, da questão social):
Alternativas
Q896721 Serviço Social
Em relação à Administração Estratégica de Recursos Humanos (AERH), é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q896722 Serviço Social
Ao discutirem aspectos relativos ao Serviço Social na empresa, Lima e Cosac (2005) explicam que o tamanho, a natureza e o tipo de administração são algumas das características que diferenciam umas empresas das outras. Apesar das diversas características que as diferenciam, as autoras alegam que as empresas possuem como um ponto em comum a
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: A
6: D
7: B
8: B
9: D
10: D
11: B
12: C
13: B
14: D
15: C
16: C
17: B
18: C
19: C
20: A