Questões de Concurso Público Prefeitura de Lassance - MG 2018 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 40 questões

Q2003954 Serviço Social
A família é a primeira e mais importante influência na vida das pessoas. É na família que adquirimos os valores, os usos e os costumes que irão formar nossa personalidade e bagagem emocional. Podemos chamar de família os vínculos afetivos, de consanguinidade e de convivência. A família é o ponto de partida para o trabalho do ACS na comunidade. Por isso, é preciso identificar e compreender a formação e como funcionam as famílias da sua área de abrangência.
Qual das afirmativas NÃO corresponde à identificação das famílias pelo ACS?
Alternativas
Q2003955 Serviço Social
Sem o Registro Civil de Nascimento, uma pessoa, para todos os efeitos legais, não possui nome, sobrenome, nacionalidade, não existe para o Estado e não pode ter outros documentos. Não é possível também ter direito a: fazer matrícula na escola, fundo de garantia por tempo de serviço, aposentadoria, licença-maternidade etc. Não pode participar dos programas sociais como Bolsa-Família, Luz para Todos, entre outros, nem realizar casamento civil, fazer alistamento militar e comprar um imóvel com escritura. É importante que o ACS saiba orientar as famílias sobre o registro civil. Identifique as afirmativas abaixo com V (verdadeira) ou F (falsa):
( ) A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o documento que é emitido pelo estabelecimento de saúde onde a criança nasceu. Esse documento deve ser levado ao cartório para ser feito o Registro Civil de Nascimento (RCN) e emitida a Certidão de Nascimento.
( ) O Registro Civil de Nascimento não é gratuito, mesmo quando feito no prazo legal.
( ) Se a criança não nasceu no hospital e não tem a Declaração de Nascido Vivo, os pais devem ir ao cartório com duas testemunhas maiores de idade que confirmem a gravidez e o parto.
( ) Os pais menores de 18 anos não emancipados deverão ir ao cartório, acompanhados de seus pais ou representantes legais.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2003956 Enfermagem
O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária do trabalho do agente comunitário da saúde (ACS). Este acompanhará todas as crianças de sua área de atuação, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde.
As principais ações do ACS na atenção a criança são:
Alternativas
Q2003957 Enfermagem
O ACS deve ter especial atenção aos Recém-nascidos (RN) com menos de 28 dias, observando os seguintes itens, EXCETO:
Alternativas
Q2003958 Enfermagem
O Programa Nacional de Triagem Neonatal (recém-nascido), criado em 2001 pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo diagnosticar diversas doenças e fazer o tratamento precocemente, reduzindo ou eliminando sequelas. O teste de triagem neonatal que NÃO está previsto na rotina é:
Alternativas
Q2003959 Enfermagem
No Brasil, a Caderneta de Saúde da Criança é considerada um documento e uma ferramenta para o acompanhamento das curvas de peso, altura e Índice de Massa Corporal (IMC) de acordo com a idade, verificando se as medidas estão compatíveis com os valores de pessoas que se encontram na mesma idade. Em relação ao gráfico do peso, qual análise NÃO corresponde ao resultado encontrado:
Alternativas
Q2003960 Enfermagem
A vacinação é uma importante ação para diminuir o adoecimento e mortes por doenças infecciosas, portanto é fundamental que o agente comunitário de saúde oriente as famílias corretamente sobre os casos que devem ser encaminhados à Unidade Básica de Saúde.
Em relação a essas orientações gerais, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2003961 Enfermagem
Na Declaração de Alma-Ata, a atenção primária baseia-se em médicos, enfermeiras, parteiras, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários. Dessa forma, cada país deve formular um plano de ação para iniciar e manter a atenção primária como parte de um sistema nacional de saúde, compreendendo, pelo menos, as seguintes atividades. NÃO corresponde à Declaração de Alma-Ata:
Alternativas
Q2003962 Enfermagem
A adolescência é uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento físico, moral e psicológico. Promoção à saúde e prevenção de agravos para o adolescente devem ser desenvolvidas pela equipe em integração com diferentes instituições na comunidade.
As seguintes orientações devem ser realizadas pelo ACS. Identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Sexualidade: doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/Aids, anticoncepção, gravidez.
( ) Hábitos saudáveis.
( ) Uso de álcool e outras drogas.
( ) Desempenho escolar e método mais adequado para estudar.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2003963 Enfermagem
É importante manter o peso dentro dos limites saudáveis. O Índice de Massa Corporal (IMC) mostra se o peso está adequado para a altura. Para calcular, dividimos o peso em quilogramas pela altura em metros, elevada ao quadrado. Para as pessoas entre 20 e 60 anos, podemos classificar o IMC, relacionando o resultado encontrado ao estado nutricional, com as seguintes classificações.
Qual IMC NÃO corresponde ao que significa?
Alternativas
Q2003964 Enfermagem
Uma das principais causas de óbito e adoecimento são as doenças crônicas, que são aquelas que demoram meses ou até anos para se manifestar, às vezes já com complicações para a pessoa. Dentre as doenças crônicas, podemos citar a hipertensão arterial.
A alternativa que MELHOR descreve a fisiologia da doença é:
Alternativas
Q2003965 Enfermagem
É papel do Agente Comunitário de Saúde o monitoramento de pacientes com diagnostico de hipertensão arterial. A opção que compreende todas as ações a serem desenvolvidas pelo ACS é:
Alternativas
Q2003966 Enfermagem
Sobre a patologia Diabetes Mellitus, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) É uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue) e, com isso, o corpo inteiro adoece.
( ) Os fatores de risco (contribuem para o desenvolvimento da doença) para a diabetes mellitus são: sedentarismo, herança familiar, hipertensão arterial (pressão alta).
( ) A diabetes pode ser classificada em dois tipos mais frequentes: Tipo I – pode ocorrer de forma rapidamente progressiva, principalmente em crianças e adolescentes, ou de forma lentamente progressiva, geralmente em adultos. Necessita de uso diário de insulina para se manter controlada. Tipo II – normalmente ocorre após os 40 anos e, usualmente, se controla apenas com dieta, atividade física e/ou medicamento oral.
( ) Os sinais e sintomas da doença mais frequentes são: aumento do volume de urina; sede intensa; emagrecimento e fraqueza; fome excessiva; outras queixas, como dores nas pernas, piora da visão, coceira e corrimento vaginal.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2003967 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria. O termo tuberculose se origina do fato de a doença causar lesões chamadas tubérculos. Ela atinge os pulmões, podendo também se localizar em outros órgãos. Nos pulmões, se denomina tuberculose pulmonar e, nos outros órgãos, tuberculose extrapulmonar.
As ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para pessoas com diagnóstico de tuberculose são, EXCETO:
Alternativas
Q2003968 Enfermagem
A hanseníase é uma doença transmissível que atinge, principalmente, as pessoas na faixa etária economicamente ativa. Afeta, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas também compromete articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.
A opção que define a fisiologia da doença é:
Alternativas
Q2003969 Enfermagem
NÃO corresponde a correta orientação/ação que os ACS devem realizar junto às pessoas com diagnóstico da hanseníase: 
Alternativas
Q2003970 Enfermagem
São chamadas de doenças sexualmente transmissíveis (DST) aquelas causadas por vírus, bactérias ou micróbios e que são transmitidas, principalmente, nas relações sexuais. Muita gente chama de doenças venéreas, doenças da rua, doenças do mundo.
Analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Alguns dos sinais de DST: Feridas nos órgãos genitais masculinos e femininos; Corrimentos na mulher e no homem o “pingapinga”; Verrugas
( ) Alguns dos sintomas de DST podem ser: Ardência ao urinar; Coceira nos órgãos genitais; Dor ou mal-estar nas relações sexuais
( ) As principais situações que aumentam o risco de se pegar uma DST são: Pessoas que têm relações sexuais sem usar camisinha; Pessoas cujo companheiro ou companheira tem relação sexual com outras pessoas sem usar camisinha; Pessoas que usam drogas injetáveis, compartilhando agulhas e seringas, isto é, duas ou mais pessoas usando as mesmas agulhas e seringas
( ) O portador do vírus do HIV pode doar sangue, desde que esteja em tratamento.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2003971 Enfermagem
A Aids é uma DST causada por um vírus chamado HIV. Ele age destruindo as células que fazem a defesa do corpo contra as doenças – os glóbulos brancos. Ao se contaminar, a pessoa pode não apresentar, pelo menos por algum tempo, nenhum sinal ou sintoma. Nesse caso, ela é chamada de portadora do HIV ou soropositiva para HIV. Quando a pessoa soropositiva para HIV começa a apresentar sintomas, então se diz que ela tem Aids.
Sobre a doença, podemos fazer as seguintes afirmações, EXCETO
Alternativas
Q2003972 Odontologia
Em relação a saúde bucal, o ACS deve orientar a procura do serviço de saúde bucal o mais rápido possível, nas seguintes situações:
Alternativas
Q2003973 Enfermagem
Diferentemente das mulheres, os homens não costumam procurar os serviços de saúde. A baixa procura tem o fator cultural como uma das explicações: o homem é criado para ser provedor, ser forte, não chorar, não adoecer. Para muitos, doença é sinal de fragilidade, de fraqueza. Isso faz com que não busquem antecipadamente ajuda nos serviços de saúde, levando-os à morte por doenças que, se diagnosticadas mais cedo, poderiam ser evitadas. Uma das doenças que mais exemplifica essa situação é o câncer de próstata.
É INCORRETO no que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: D
5: A
6: C
7: B
8: C
9: D
10: B
11: C
12: A
13: D
14: A
15: B
16: B
17: D
18: C
19: B
20: B