Questões de Concurso Público SEDAM-RO 2014 para Contador
Foram encontradas 14 questões
Determinado tipo de orçamento é um documento de autorização de despesa e previsão de receita, em que sua ênfase é no gasto. Ou seja, é um processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto do gasto. Que tipo de orçamento é esse?
Resume-se em uma técnica orçamentária em que a alocação de alguns recursos contidos no Orçamento Público é decidida com o concurso direto da população, ou através de grupos organizados da sociedade civil.Aafirmativa se refere ao orçamento:
Um dos princípios orçamentários estabelece que a autorização do gasto deve ser dada para cada exercício financeiro, observados os comandos estabelecidos nas leis de diretrizes orçamentárias correspondentes. Identifique, nas alternativas abaixo, o princípio a que se está fazendo referência.
Constitui-se no mais atual e mais moderno tipo de Orçamento Público. Ele é um plano de trabalho que integra planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. Apresenta uma visão gerencial e seu foco é nas realizações. Essa técnica de elaboração orçamentária denomina-se orçamento:
Faça a relação da coluna I com a coluna II e, logo após, assinale a alternativa correta.
Coluna I – Ênfases orçamentárias.
1. Objeto do gasto.
2. Eficácia dos resultados.
3. Eficiência na alocação de recursos.
4. Despesas com investimentos.
5. Itens de despesa.
Coluna II –Tipo de orçamento
( ) Base-Zero.
( ) Tradicional.
( ) Desempenho.
( ) Incremental.
( ) Participativo.
A sequência correta é:
Uma das alternativas abaixo faz referência ao princípio orçamentário da exclusividade. Identifique-a.
Constitui-se no produto final do processo orçamentário. Abrange apenas o exercício financeiro a que se refere e é o documento legal que contém a previsão de receitas e a fixação de despesas a serem realizadas no período financeiro. Uma das alternativas abaixo identifica o instrumento conceituado acima.Assinale-a.
A Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO – representa um avanço constitucional, por se constituir em um instrumento de formalização de políticas públicas e incorporar algumas características. Uma das alternativas abaixo, NÃO se constitui em uma característica da LDO.Assinale-a.
Uma das alternativas abaixo faz referência ao PPA– Plano Plurianual. Identifique-a.
Identifique em uma das alternativas a seguir aquela que faz uma referência à despesa, sob o aspecto patrimonial.
Uma das alternativas abaixo apresenta um crédito ou, conjunto de créditos adicionais que dependem de autorização prévia e de indicação de recursos disponíveis pelo poder legislativo para sua abertura. Identifique-a.
“Constitui-se em um divisor na história das finanças públicas no Brasil, tornando-se uma espécie de código a orientar a conduta dos administradores públicos, impondo-lhes, de um lado, regras e limites e exigindo prestação de contas, assim como abrindo espaço para responsabilização e aplicação de sanções pessoais.” Identifique nas alternativas abaixo, a que lei o trecho acima faz referência.
Uma das alternativas, disponibilizadas a seguir, exemplifica uma receita orçamentária de capital. Identifique-a.
Uma das alternativas abaixo apresenta um exemplo de um conceito, utilizado na operação do SIAF.