Questões de Concurso Público Prefeitura de Carnaúba dos Dantas - RN 2024 para Supervisor Escolar
Foram encontradas 20 questões
No esquema, há uma exposição de fluxos de saberes oriundos tanto da esfera acadêmica (saber sábio/científico) como da sociedade (saber cotidiano), os quais convergem para o sistema de ensino. As letras (x) e (Y) se referem ao fluxo de um modelo de interpretação teórica das relações que se estabelecem entre a ciência e o ensino (didática). Assim, as letras (x) e (y) demonstram o que se denomina, no campo da didática, de
[...] o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. Dá-se, portanto, muito mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados racionalmente. Trata-se de "aprender a aprender", ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito (LIBÂNEO, 1994).
Com base nas tendências pedagógicas aludidas na história da educação brasileira, o excerto refere-se à
I. Inicialmente, trata-se da escolha do contexto real da vida dos estudantes para a identificação do problema e a preparação e sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação.
II. Em seguida, os estudantes recebem do professor o contexto problemático e, depois, iniciam o processo de elaboração das questões-problema acerca do contexto de que eles têm conhecimento prévio e que aprofundarão. Na sequência, passa-se à discussão dessas questões em grupo (acompanhados pelo professor/pelo professor tutor) para, a partir daí, iniciar o planejamento da investigação para a resolução dos problemas.
III. No percurso, tem-se o processo de desenvolvimento da investigação por meio dos diversos recursos disponibilizados pelo professor/professor tutor. Nesta etapa, os estudantes, apropriam-se das informações por meio de leitura e análise crítica, pesquisam na internet, em livros, revistas, entre outros materiais, discutem em grupo o material coletado e levantam as hipóteses de solução.
IV. Por fim, tem-se a elaboração da síntese das discussões e reflexões, sistematização das soluções encontradas para os problemas, preparação e apresentação para a turma e para o professor/professor tutor, além de promovem a autoavaliação do processo de aprendizagem que realizaram.
Souza & Dourado (2015)
A descrição das etapas se refere à metodologia de ensino e/ou ao modelo didático denominado de
I. Situa o professor e o aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, e seus resultados possibilitam definir o caminho e os pré-requisitos que ainda precisam ser construídos.
II. Situa o professor e o aluno durante um processo de ensino e aprendizagem, além de informar os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades.
III. Situa o professor e o aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem, toma como base os objetivos propostos bem como expõe os resultados alcançados pelo aluno ou as competências necessárias à determinada aprendizagem.
As afirmativas referem-se, respectivamente, à avaliação
Observe e analise a representação gráfica que segue:
Com base na representação gráfica, é correto, afirmar que a prática pedagógica, nas escolas, ocorre no
movimento
“O Currículo, enquanto Projeto Educacional, é um guia para quem o desenvolve e torna-se um instrumento que orienta a prática pedagógica que deve considerar as condições reais de onde vai ser realizado, situando-se entre as intenções, princípios e orientações pedagógicas” (Ferreira e Michels, 2018, p.107).
As reformas curriculares implementadas após a promulgação da atual LDBEN e, recentemente, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica (BNCC), fundamentam-se em princípios ideológicos
I - Criar mecanismos para estimular a participação da comunidade escolar e local na elaboração do Projeto Político Pedagógico, promovendo a divulgação.
II - Acompanhar e avaliar, periodicamente e ao final de cada ano letivo, o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico.
III - Acompanhar a proposta curricular, bem como analisar o desempenho dos estudantes da unidade escolar com o intuito de contribuir com propostas voltadas ao planejamento das atividades pedagógicas, com base na Base Nacional Comum Curricular e nas normativas curriculares emitidas pela Secretaria Estadual e/ou Municipal de Educação.
IV - Analisar as prioridades apresentadas pela equipe gestora da escola e pelo presidente da Caixa Escolar, com a finalidade de sistematizar a aplicação dos recursos financeiros da escola.
Com base nessas descrições, é correto afirmar que
I - integra o processo de elaboração do(s) conhecimento(s); sendo assim, é considerada formativa;
II - não deve ser um instrumento de punição, mas um procedimento auxiliar da aprendizagem;
III - valoriza o que o aluno sabe; portanto, desenvolve a sua autoestima;
IV - busca compreender dificuldades do aluno, favorecendo o seu avanço com base nas observações relativas ao modo como ele organiza o seu pensamento;
V - prevê a diversificação das situações de ensino.
HOFFMANN, Avaliação Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1995.
Os itens acima descritos referem-se à avaliação na perspectiva