Questões de Concurso Público Prefeitura de Irecê - BA 2017 para Nutricionista

Foram encontradas 10 questões

Q1331486 Nutrição
A história alimentar ou dietética tem como finalidade coletar dados subjetivos de indivíduos e populações por meio da avaliação da ingestão alimentar de forma qualitativa e/ou quantitativa, possibilitando estudar a relação entre alimentação e doença, identificar indivíduos ou grupos em risco nutricional, direcionar a prescrição dietética e monitorar a intervenção nutricional.
Sobre os diversos métodos disponíveis para avaliar a história alimentar, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O registro alimentar, além de depender da memória do indivíduo, pode influenciar no seu padrão alimentar. ( ) O questionário de frequência alimentar estima a ingestão habitual de alimentos ou nutrientes específicos, permitindo uma precisa avaliação quali-quantitativa da história alimentar. ( ) O recordatório de 24 horas, o registro alimentar diário e a pesagem direta registram informações recentes e estão associados à dieta atual, ou seja, com a média do consumo alimentar em um curto período de tempo corrente. ( ) A frequência alimentar e a história dietética colhem informações do passado imediato ou em longo prazo e estão associados com a dieta habitual, ou seja, com um consumo padrão que o indivíduo mantém rotineiramente em um período de tempo prolongado. ( ) O recordatório de 24 horas consiste em definir e quantificar todos os alimentos e bebidas consumidos nas últimas 24 horas anteriores à entrevista. Este deve ser um dia típico, a fim de tornar o relato do entrevistado mais próximo e real da sua alimentação atual.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1331487 Nutrição
A Nutrição Funcional compreende a interação entre todos os sistemas do corpo, enfatizando as relações que existem entre a bioquímica, a fisiologia e os aspectos emocionais e cognitivos do organismo. A nutrição funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais, que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam inúmeras doenças.
Considerando os princípios básicos da nutrição funcional, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A individualidade bioquímica. ( ) O tratamento centrado na doença de base. ( ) Dietas hipocalóricas, visando manutenção de um peso saudável. ( ) A biodisponibilidade de nutrientes e a saúde como vitalidade positiva. ( ) As interconexões de processos bioquímicos, que englobam desde os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, até a ecologia gastrintestinal e a interação corpo-mente.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1331488 Nutrição
As proteínas são os compostos orgânicos mais abundantes do corpo humano, constituem o esqueleto das células, desempenham papel de enzimas e hormônios, participam da defesa imunológica, além de outras importantes funções orgânicas.

Sobre a digestão, absorção, metabolismo e catabolismo das proteínas, é correto afirmar que
Alternativas
Q1331489 Nutrição
Doença transmitida por alimento (DTA) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados.
Considerando a classificação das DTA, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Infecções (2) Intoxicações (3) Toxinfecções (4) Intoxicações não bacterianas

( ) São causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como diarreia frequente, mas não volumosa, contendo sangue e pus, dores abdominais intensas, febre e desidratação leve. ( ) São provocadas por intoxicações por metais pesados, agrotóxicos, fungos silvestres, plantas e animais tóxicos. Os mecanismos fisiopatológicos são variáveis, envolvendo ação química direta do próprio agente sobre tecidos ou órgãos específicos ou a ação de aminas biogênicas presentes no alimento tóxico. ( ) São provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento, cujos mecanismos de ação em humanos não estão bem esclarecidos. Caracterizam-se pela presença de vômitos, possivelmente, associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. ( ) São causadas por micro-organismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. Caracterizam-se, normalmente, por diarreia intensa, sem sangue ou leucócitos, febre discreta ou ausente, e desidratação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1331490 Nutrição
No contexto atual, onde a prevalência da obesidade é crescente e a magreza tornou-se sinônimo de saúde, observa-se o uso frequente de métodos inadequados de controle do peso como restrição alimentar, uso de laxantes, diuréticos e medicações para emagrecer, prática excessiva de exercícios físicos e até vômitos forçados. Tais comportamentos estão presentes nos quadros de transtornos alimentares. A presença destes sintomas em indivíduos ditos “normais”, ou seja, sem diagnóstico de transtornos alimentares, é chamada de: _____________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Alternativas
Q1331491 Nutrição
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade como uma epidemia mundial condicionada principalmente pelo perfil alimentar e de atividade física. Sua crescente prevalência vem sendo atribuída a diversos processos biopsicossociais, em que o ambiente (político, econômico, social e cultural), e não apenas o indivíduo e suas escolhas, assume um lugar estratégico na análise do problema e nas propostas de intervenções.

Considerando as medidas apontadas como efetivas para a prevenção da obesidade, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A melhoria da rotulagem de alimentos. ( ) A punição legal para situações de constrangimento e preconceito contra o obeso. ( ) A proibição da comercialização, no âmbito nacional, de produtos ultraprocessados. ( ) A regulação de publicidade de produtos ultraprocessados e daquela dirigida ao público infantil. ( ) A promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável e o desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1331492 Nutrição
A conduta nutricional preconizada atualmente para pessoas com DM 1 e 2, pré-diabetes e diabetes gestacional, baseia-se em alimentação variada e equilibrada que atenda às necessidades nutricionais, considerando todas as fases da vida.

Com base nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2016), os objetivos da terapia nutricional em diabetes são:
Alternativas
Q1331493 Nutrição
Sobre os deveres do Nutricionista, de acordo com o Código de Ética do Nutricionista aprovado pela resolução CFN nº 334/2004, análise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Prestar serviços profissionais, gratuitamente, às instituições de comprovada benemerência social, ou quando tal se justifique em razão dos fins sociais e humanos. ( ) Utilizar todos os recursos disponíveis de diagnóstico e tratamento nutricionais a seu alcance, em favor dos indivíduos e coletividade sob sua responsabilidade profissional. ( ) Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada, onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os indivíduos ou a coletividade, devendo comunicar imediatamente sua decisão aos responsáveis pela instituição e ao Conselho Regional de Nutricionistas da Região onde se dê a prestação dos serviços.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1331494 Nutrição
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no Brasil, é definida pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional como a garantia da realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Esse conceito é fruto de diversas conquistas em relação à garantia de cidadania e direito humano à alimentação. São dimensões de SAN:
Alternativas
Q1331495 Nutrição
De acordo com o Código de Ética do Nutricionista, aprovado pela resolução CFN nº 334/2004, é vedado o nutricionista:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: E
6: B
7: E
8: D
9: A
10: A