Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruz das Almas - BA 2019 para Professor - Matemática
Foram encontradas 10 questões
( ) Permitem que os alunos construam uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática e desenvolvam atitudes positivas diante de seu estudo. ( ) Evidenciam para os alunos a importância do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação, permitindo novas estratégias de abordagem de variados problemas. ( ) Possibilitam o desenvolvimento, nos alunos, de um crescente interesse pela realização de projetos e atividades de investigação e exploração como parte fundamental de sua aprendizagem. ( ) Relativizam a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica, uma vez que, por meio de instrumentos, esses cálculos podem ser realizados de modo mais rápido e eficiente. ( ) Tornam-se aliados importantes para fortalecer a ideia de que é possível melhorar a qualidade da educação e resolver as demandas sociais, exercendo forte influência nas concepções da sociedade atual.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
( ) Como auxiliar no processo de construção de conhecimento. ( ) Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem. ( ) Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções. ( ) Como ferramenta para realizar determinadas atividades: uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados etc. ( ) Como recurso interessante que serve para os alunos interagirem com seus pares de forma coletiva na busca de soluções para problemas propostos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
( ) O trabalho educativo que ocorre na escola é sempre marcado por concepções, valores e atitudes, mesmo que não-explicitados e, muitas vezes, contraditórios. ( ) Os professores devem planejar apenas como as questões sociais são abordadas em diferentes contextos de aprendizagem das mesmas áreas, e a forma como elas podem ser tratadas. ( ) As questões e situações práticas vinculadas aos temas transversais fornecem os contextos, que possibilitam explorar, de modo significativo, conceitos e procedimentos matemáticos. ( ) A construção e utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros, mas por todos os grupos socioculturais que desenvolvem e utilizam habilidades em função de suas necessidades e interesse. ( ) A perspectiva da transversalidade pressupõe o tratamento simultâneo, e num único período, de tema diferentes por todas as áreas, mas o que se faz necessário é que esses temas integrem o planejamento dos professores das mesmas áreas, de forma articulada aos objetivos e conteúdos delas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
(1) Jogo (2) História da matemática (3) Tecnologia da comunicação ( ) Favorece o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, pois estimula a investigação de hipóteses. ( ) Propicia a simulação de situações-problema, estimulando o planejamento de ações e a construção de uma atitude positiva em relação ao erro. ( ) É um instrumento de resgate da própria identidade cultural, com muitas possibilidades para desenvolver diversos conceitos, sem reduzi-la a fatos, datas e nomes a serem memorizados.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
( ) Valide seus procedimentos. ( ) Tente pensar produtivamente. ( ) Elabore um ou vários procedimentos de resolução. ( ) Compare seus resultados com os de outros alunos. ( ) Pesquise sobre conceitos e procedimentos algébricos mais complexos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Acerca de uma aula de Matemática baseada na abordagem metodológica da resolução de problema, de acordo com os princípios propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática, publicados em 1998, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A metodologia de resolução de problema certamente é um exercício em que o aluno aplica, de forma mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. ( ) A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas. ( ) Aproximações sucessivas de um conceito são construídas para resolver um certo tipo de problema; num outro momento, o aluno utiliza o que aprendeu para resolver outros, o que exige transferências, retificações, rupturas, segundo um processo análogo ao que se pode observar na História da Matemática. ( ) Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações. Assim, pode-se afirmar que o aluno constrói um campo de conceitos que toma sentido num campo de problemas, e não um conceito isolado em resposta a um problema particular. ( ) A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
(1) Facilidade (2) Compreensão (3) Estratégia utilizada (4) Possibilidade de descrição ( ) Possibilidade de construir uma estratégia vencedora. ( ) Capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses. ( ) Capacidade de comunicar o procedimento seguido e da maneira de atuar. ( ) Entendimento do processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Observando a tabela 1, percebe-se que o critério de avaliação adotado pelo professor foi apoiado apenas em notas, de modo que a distribuição dos pesos não representa uma relação de valor equilibrado para cada avaliação, isto é, a média foi calculada a partir da quantidade e não da qualidade, não garantindo o mínimo de conhecimento (LUCKESI, 1995). Ainda segundo Luckesi (1995), esta prática torna a avaliação apenas um instrumento que estabelece uma classificação do aluno, que se expressa em aprovação ou reprovação. Considerando os critérios de verificação do Rendimento Escolar propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. ( ) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. ( ) Aproveitamento de estudos concluídos, mesmo para os alunos que não obtiveram êxito. ( ) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. ( ) Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é