Questões de Concurso Público PGE-RS 2011 para Procurador do Estado
Foram encontradas 30 questões
I. O que torna Machado e Pele complementares é que ambos integram um quadro do qual emerge um Brasil que surpreende por produzir, em meio às suas limitações, manifestações culturais de grande expressividade.
II. Embora Machado e Pele iluminem focos distintos da cultura brasileira - a literatura e o futebol - , ambos empenharam-se em destacar tanto seus aspectos positivos quanto seus aspectos negativos.
III. A literatura de Machado e o futebol de Pele se unem por serem expressões afirmativas - no caso do primeiro, de uma consciência fulminante; no do segundo, da intuição em ato - das possibilidades do país.
Quais estão corretas?
I. A utilização do advérbio na expressão discrepância aparentemente berrante (I. 07 e 08) aponta para a possibilidade de uma aproximação entre a literatura de Machado e o futebol de Pele.
II. A utilização da expressão reversões entre a "alta" e a "baixa" cultura (I. 10) serve para dar relevo à necessidade de dissociação entre literatura e futebol em uma reflexão sobre a cultura brasileira.
III. A utilização do advérbio minimamente (I. 11) indica que, para compreender a cultura brasileira, é necessário considerar a literatura, a música e o futebol.
Quais estão corretas?
Coluna 01
1. Adição
2. Modo
3. Comparação
Coluna 02
( ) como (I. 04)
( ) como se (I. 05)
( ) tampouco (I. 16)
( ) assim como (I. 23)
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
I. Substituição do ponto final na linha 08 por dois pontos (com as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas).
II. Inserção de vírgula depois de Mas (I. 14).
III. Omissão da vírgula que segue positividade (I. 23).
Quais estão corretas e conservam o sentido do período original?
I. Se o segmento os geraram (I. 05) fosse substituído por se originaram, a regência verbal exigiria que o pronome que (I. 05) fosse substituído por pelas quais ou por que.
II. A expressão cujo destino (I. 09) poderia ser substituída por do qual o destino sem alterar as relações de regência, o sentido ou a correção gramatical do período.
III. Se o verbo descreve (I. 15) fosse substituído por retrata, a regência verbal exigiria que o pronome que precedendo Machado (I. 15) fosse substituído por ao qual ou a que.
Quais estão corretas?
I. As expressões boutade (I. 02), ad aeternum (I. 13) e ad nauseam (I. 13 e 14) foram grifadas (por meio de itálico) porque são estrangeirismos.
II. A frase como foram possíveis um e outro? (I. 04 e 05) é precedida de dois pontos porque Wisnik está reportando em discurso direto uma pergunta de outra pessoa.
III. O vocábulo mal (I. 09) é grafado com -l, e não com -u,porque se trata de um adjetivo que modifica o substantivo país (I. 09).
IV. Ao marcar os adjetivos alta e baixa (I. 10) com aspas, Wisnik quer ironizar a distinção sem matizes que se estabelece entre manifestações de alta e de baixa cultura.
Quais estão corretas?
1. As razões do ministro Aires para permanecer no Rio de Janeiro, tendo retornado ao Brasil no momento em que se aposentou.
2. As razões do ministro Aires para retornar ao Rio de Janeiro, tendo encerrado sua carreira como diplomata.
3. A situação de Aires e da cidade do Rio de Janeiro no momento em que se reencontram.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a ordem em que estes elementos aparecem no texto, do começo para o fim do texto.
I. Apresenta elementos de descrição tanto de aspectos físicos quanto de disposições e atitudes do ministro Aires.
II. Apresenta elementos de descrição tanto de aspectos físicos quanto de disposições e atitudes de Rita, a irmã do ministro Aires.
III. Apresenta elementos de descrição tanto do ambiente sócio-cultural quanto do ambiente geográfico-climático do Rio de Janeiro.
Quais estão corretas?
I. Ênclise do pronome lhe ao verbo parecer na linha 10.
II. Ênclise do pronome os ao verbo cortou na linha 18.
III. Próclise do pronome nos ao verbo Contentemos na linha 29 (com as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas).
Quais são as propostas gramaticalmente corretas?
Agora serviu a alusão para Rita replicar:
- Se eu sou isso, por que é que você prefere viver com estranhos?
- Não vou viver com ninguém. Viverei com o Catete, o largo do Machado...
I. Agora serviu a alusão para Rita replicar que, se ela era isso, porque era que ele preferiria viver com estranhos. Aires respondeu que não ia viver com ninguém, que viveria com o Catete, o largo do Machado...
II. Agora serviu a alusão para Rita replicar que, se ela era aquilo, por que era que ele preferia viver com estranhos. Aires respondeu que não ia viver com ninguém, que viveria com o Catete, o largo do Machado...
III. Agora serviu a alusão para Rita replicar que, se ela fosse aquilo, por que é que ele preferiria viver com estranhos. Aires respondeu que não vivia com ninguém, que vivia com o Catete, o largo do Machado...
Quais das propostas são conversões corretas do trecho?