Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2015 para Professor de História

Foram encontradas 2 questões

Q1384029 Conhecimentos Gerais
O Brasil está passando por uma profunda investigação sobre o uso dos recursos públicos. Isso configura no inconsciente coletivo da população a percepção de que é algo novo, portanto, o Professor de História deve estar atento a essa realidade histórica, mostrando que esse é um processo evidenciado nessa dimensão em função da democratização das relações políticas e sociais do momento. Sobre esse assunto, Garcia faz uma abordagem na revista “Ciências e Letras”. Analise as assertivas abaixo identificando a visão do autor sobre o assunto:
I. Por ser um conceito que caracteriza diferentes formas de tratamento, a abordagem tem como seu pilar a definição explicitada pelo “Banco Mundial (2000)”. Definição essa que trata a corrupção como abuso, monopólio de recursos públicos usufruídos pelo Estado. II. A corrupção é algo recente, fenômeno exclusivo de países não desenvolvidos, portanto, possui uma dimensão ilegal e histórica. III. A corrupção é algo crônico e estrutural que em alguns países só foi sanada via lei da “Impressa e do Poder Público”. Apesar de possuir essas características, países como França e Inglaterra sempre tiveram uma Administração Política sem corrupção. IV. A corrupção se ramifica de várias formas, portanto, o autor evidencia seu estudo em três enfoques: jurídico, sociológico e econômico.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1384034 Conhecimentos Gerais
Na atualidade, é comum ouvirmos e assistirmos discurso e políticas públicas valorizando o negro, como forma de reparação histórica. O próprio conceito de negro e raça na atualidade tem relação com a construção “simbólica” dos termos. Sobre esse assunto, Gaspar (2005), na revista Ciências e Letras, faz uma abordagem mostrando “as ciladas do negro hoje”. Portanto, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em consideração o pensamento do autor sobre o assunto.
( ) O autor aponta certa dificuldade histórica para explicitar o conceito de raça, uma vez que cientificamente não é possível apropriar-se do termo via estudo, como também, se o fizer, certamente será impreciso. ( ) A criação do termo africano historicamente carrega em si uma dose de intencionalidade, ou seja, separar os povos civilizados dos não civilizados. Assim, também o termo negro tem a ver com primitivo, inferior. Esses conceitos foram fomentados principalmente pelos colonizadores Europeus. ( ) A própria associação de africano ao negro, constituiu “uma marca”, tornando o negro igual ao africano, um adjetivo que codifica o negro como sujeito de pele escura, ou seja, a cor do corpo determina a raça. Essa construção conceitual é chamada de “homogeneização do negro”. ( ) Gaspar, no seu artigo, tem como intenção abordar a situação do sujeito, negro, a construção historiográfica do termo africano, desmistificando as compreensões estereotipadas que construímos sobre os Europeus, dos colonizadores, pois, segundo sua visão, a responsabilidade é mais política, historiográfica, regional e etnocêntrica do que continental.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A