Questões de Concurso Público Prefeitura de Vacaria - RS 2015 para Professor - Geografia
Foram encontradas 18 questões
( ) Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ( ) Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 2º (segundo) ano do Ensino Fundamental. ( ) Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da Educação Básica. ( ) Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo dissociável ao processo educativo. II. A divisibilidade da dimensão expressivo- motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança. III. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, assim como o respeito e a valorização de suas formas de organização. IV. O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.
Quais estão INCORRETAS?
I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de médio prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Quais estão INCORRETAS?
( ) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. ( ) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político- pedagógico da escola de Educação Básica. ( ) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam. ( ) Cada etapa da Educação Básica é delimitada por sua finalidade, fundamentando-se na separabilidade dos conceitos referenciais entre o educar e o cuidar.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Princípios éticos. 2. Princípios políticos. 3. Princípios estéticos.
Coluna 2 ( ) Da sensibilidade, da criatividade e da ludicidade. ( ) Da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. ( ) Dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. ( ) Da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, existência apenas de instituições públicas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. ( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. ( ) Igualdade de condições para o acesso na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. ( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, existência apenas de instituições públicas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar. ( ) Os alunos devem ter problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir. ( ) O conteúdo deve ser simplificado para permitir que todos os alunos compreendam o que está sendo trabalhado. ( ) A organização da tarefa pelo professor deve garantir a máxima circulação de informação possível.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Orientativas e não prescritivas. II. Orientativas e prescritivas. III. Não orientativas e não prescritivas. IV. Não orientativas e prescritivas.
Quais estão INCORRETAS?
Coluna 1 1. Juízo de qualidade. 2. Dados relevantes da realidade. 3. Tomada de decisão.
Coluna 2 ( ) É a atribuição de juízo de qualidade, mas não de forma arbitrária e sim a partir de elementos da realidade (a aprendizagem será mais ou menos à medida que se aproxima mais ou menos do padrão ideal). ( ) Se refere ao que fazer com o aluno quando sua aprendizagem se revela satisfatória ou insatisfatória. ( ) O professor compara os dados da aprendizagem dos alunos com a expectativa de resultados que possui (padrão) e atribui um conceito (satisfatório/insatisfatório).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Valorização pessoal e profissional do professor. II. Mudança na concepção de ensino e aprendizagem. III. Compreender que a alfabetização não pode ser desprovida de significado. IV. Ressignificação do papel da escola e da educação que precisa ser compreendida como ‘ciência’.
Quais estão corretas?
I. Na postura do professor. II. Nos materiais de ensino. III. Nos conceitos de disciplina em sala de aula. IV. Na avaliação escolar.
Quais estão corretas?
I. As finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação. II. O currículo, as relações de trabalho, e a avaliação. III. A estrutura organizacional, o tempo escolar e as relações de trabalho. IV. As finalidades da escola, o processo de decisão e a avaliação.
Quais estão corretas?
Coluna 1 1. Momentos livres. 2. Momentos curtos. 3. Momentos de jogos motores. 4. Momentos de atividades dirigidas. 5. Momentos tranquilos.
Coluna 2 ( ) Mais individualizados. ( ) Linguagens e conteúdos de área. ( ) Livres com material ou similares para pátio e internos. ( ) Canção, conto e rodinhas, conduzidas por adultos. ( ) Jogos, descanso e passeio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: