Questões de Concurso Público IGP-RS 2017 para Perito Criminal - Biomedicina/ Farmácia/ Biologia

Foram encontradas 7 questões

Q830839 Medicina Legal

Em relação aos marcadores genéticos moleculares uniparentais e biparentais, relacione a Coluna 1 à coluna 2.


Coluna 1

1. DNA mitocondrial (mtDNA).

2. Y STRs.

3. INDELs.

4. STRs.


Coluna 2

( ) Estes marcadores apresentam, comparativamente, os maiores valores de Conteúdo Polimórfico Informativo, Poder de Discriminação, Poder de Exclusão, Heterosigozidade e Índice de Paternidade Típico.

( ) São transmitidos em bloco de forma uniparental entre as gerações e o haplogrupo R1b, apresenta a maior frequência entre as populações miscigenadas no Brasil.

( ) Por apresentarem elevado número de cópias por célula e maior resistência a degradação, são indicados para análise de amostras carbonizadas ou intensamente degradadas.

( ) Apresenta como vantagens reduzidos amplicons, o que permite analisar amostras degradadas, baixa taxa de mutação e similaridade no fluxo de trabalho já padronizado nos laboratórios de Genética Forense.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q830842 Medicina Legal
Cada vez mais o perito criminal depende de equipamentos e da tecnologia para realizar exames que possibilitem a produção de uma prova técnica robusta e conclusiva que forneça elementos relevantes para o esclarecimento da verdade real em casos criminais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos equipamentos empregados nas diferentes áreas da Biologia Forense.
Alternativas
Q830843 Medicina Legal
Em relação ao processamento de amostras forenses nos modernos Laboratórios de Genética Forense, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q830846 Medicina Legal

Os métodos de triagem, presuntivos e confirmatórios, para amostras biológicas, são importantes ferramentas para nortear o fluxo de amostras do local do crime para o Laboratório de Biologia Forense e deste para o Laboratório de DNA. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O teste do luminol é um dos testes presuntivos para sangue com maior sensibilidade, chegando a detectar uma parte de sangue em 10 milhões, mas, apesar da sensibilidade, esse teste não é específico para sangue, podendo reagir com outras substâncias apresentando fluorescência.

( ) Os testes de triagem para sêmen mais utilizados atualmente se baseiam na presença de traços de PSA (Antígeno Prostático Específico) em amostras questionadas. O princípio do teste é baseado na capacidade do PSA de catalisar a hidrólise de fosfato orgânico em meio ácido, ocasionando uma mudança de cor na solução.

( ) O teste presuntivo de cor para presença de sangue mais utilizado nas unidades periciais Brasileiras é o teste da benzidina ou Kastle-Meyer.

( ) Os testes imunocromatográficos para sangue humano são extremamente sensíveis e fatores como a antiguidade, putefração e contaminação por sedimento ou micro-organismos não costumam afetar os resultados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q830848 Medicina Legal
Após a finalização do Projeto Genoma Humano (PGH), no início dos anos 2000, a comunidade científica acreditava que haveria uma revolução em áreas como a medicina, a farmacologia e a biomedicina, impulsionadas pelas novas ferramentas moleculares e pelas descobertas em relação à sequência de nucleotídeos do genoma e localização dos genes. Algumas dessas previsões se confirmaram, enquanto outras permanecem um desafio até os dias de hoje. Nesse contexto, qual a alternativa INCORRETA em relação aos avanços relacionados ao PGH?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: D