Questões de Concurso Público Prefeitura de Flores da Cunha - RS 2017 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 40 questões
I. Na linha 02, o pronome ela retoma crise econômica (l. 01). II. Na linha 06, o pronome possessivo seus indica a posição ou a identidade dos seres envolvidos no discurso; dezenas de milhares de habitantes e Venezuela. III. Na linha 18, o pronome los, em impulsioná-los funciona como complemento verbal.
Quais estão corretas?
I. Poderíamos reescrever a oração “Sente-se sufocado e quer mudar de ares?” retirada do texto, sem provocar erro – segundo a norma culta formal – ou alteração de sentido, da seguinte maneira: Sufoco é sentido, mesmo assim quer mudanças no ar. II. Poderíamos substituir a preposição em, na frase “e vão em frente” (l. 17), por na, sem que isso provocasse erro à estrutura frasal ou alteração de sentido. III. Caso suprimíssemos a preposição por em “Ela está por trás das inúmeras voltas por cima.” (l. 19)”, não ocorreria nenhuma alteração no sentido da oração.
Quais estão INCORRETAS?
I. No texto, o vocábulo casta (l. 03) faz referência a uma determinada classe – ou camada social –, a qual é delimitada pelo uso do adjetivo dominante. II. Na linha 11, poder-se-ia utilizar inopinada em lugar de letárgica, mantendo-se o sentido original do texto. III. Na frase “das ditaduras escancaradas” (l. 12-13), o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por patente, claro, evidente sem causar qualquer incorreção à frase.
Quais estão corretas?
( ) Linha 01. ( ) Linha 03. ( ) Linha 04. ( ) Linha 06. ( ) Linha 13.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A supressão do advérbio também (l. 05) não provoca nenhuma alteração no contexto de ocorrência. ( ) A substituição de para as dezenas de milhares (l. 06) por um disparatado número não mantém o sentido original. ( ) O vocábulo rol (l.14), sem provocar qualquer alteração ao período, poderia ser substituído por lista.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A forma verbal penamos (l.01), conjugado no modo Indicativo, expressa, no contexto, um fato plausível de ocorrer. II. Ao utilizar a forma verbal Veja (l. 06), o autor tem o intuito de exortar o interlocutor a cumprir a ação expressa pelo verbo. III. A locução verbal vai confirmando (l. 09) poderia ser substituída por confirmou, sem que isso provocasse erro ou alteração de significado no texto.
Quais estão corretas?
I. A crise econômica, a violência, a desigualdade social não são inerentes apenas ao Brasil; essas dificuldades são vivenciadas por outras nações, em diferentes continentes. II. De acordo com o texto, o modelo ditatorial é o principal motivo que leva as nações às crises econômicas e humanitárias. III. Apesar de todas as crises, o texto ressalta que a esperança é o que impulsiona a mudança, seja na vida de cada um, seja nos países.
Quais estão corretas?
• Joaquim mencionou a democratização do acesso à propriedade dos meios de produção e a planificação do desenvolvimento, determinante para o setor público e indicativa para o setor privado. • Anastácio citou a integração e descentralização das ações públicas setoriais e a proteção da natureza e ordenação territorial. • Rodolfo lembrou da condenação dos atos de exploração do homem pelo homem e de exploração predatória da natureza, considerando-se juridicamente ilícito e moralmente indefensável qualquer ganho individual ou social auferido com base neles.
Quem dos três está correto?
Coluna 1 1. Autarquia. 2. Empresa pública. 3. Sociedade de economia mista. 4. Fundação pública.
Coluna 2
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio e capital do Município, criada por lei, para exploração de atividades econômicas que o Município seja levado a exercer por força de contingência ou conveniência administrativa, podendo revestir-se de quaisquer das formas admitidas em direito. ( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgão ou entidade de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos do Município e de outras fontes. ( ) Serviço autônomo criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizadas. ( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei, para exploração de atividades econômicas sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, ao Município ou a entidade da Administração Indireta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O servidor de provimento efetivo poderá ser convocado pela autoridade competente a prestar serviço em regime suplementar de trabalho, sujeitando-se à jornada diária e semanal em maior número de horas semanais do que a estabelecida em Lei para o respectivo cargo. II. A qualquer tempo, por juízo da autoridade competente, a convocação do servidor para o regime suplementar de trabalho cessará quando deixar de corresponder à conveniência ou à necessidade do service ou for requerido pelo interessado. III. Poderão ser convocados para regime suplementar de trabalho os titulares de cargos cujo provimento exija curso de nível técnico ou superior.
Quais estão corretas?