Questões de Concurso Público CIGA-SC 2018 para Controlador Interno
Foram encontradas 7 questões
A autorização legislativa para que o governo possa realizar os gastos necessários à manutenção dos serviços púbicos é o que chamamos de Créditos Orçamentários, que podem ser iniciais, constantes da Lei do Orçamento Anual, ou Créditos Adicionais, criados no decurso da execução orçamentária. A respeito desse importante tema, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os Créditos Adicionais são classificados em Suplementares, Especiais e Extraordinários.
( ) O superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior é considerado recurso disponível para abertura de Crédito Adicional Especial.
( ) Os Créditos Adicionais Suplementares se destinam a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
( ) Os Créditos Adicionais Especiais são abertos por decreto do Poder Executivo e posteriormente submetidos ao Poder Legislativo correspondente.
( ) Os Créditos Adicionais Suplementares são abertos por decreto do Poder Executivo, mas dependem de prévia autorização legislativa.
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com as informações, pode-se concluir que:
Considere os ingressos financeiros descritos na tabela abaixo:
Qual o total de ingressos que não constituem
receita orçamentária, ou seja, o montante de
ingressos extraorçamentários?
Na nova contabilidade aplicada ao setor público, institucionalizaram-se as Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas na definição daquelas transações que promovem alterações nos elementos do patrimônio da entidade do setor público e que afetam o resultado do exercício. Assinale, nas situações a seguir, com a letra “A” quando se tratar de uma Variação Patrimonial Aumentativa e “D” quando for uma Variação Patrimonial Diminutiva.
( ) Geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.
( ) Quando deixar de existir o correspondente valor do ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro.
( ) Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo.
( ) Recebimento efetivo de doações e subvenções.
( ) Surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: