Questões de Concurso Público SULGÁS 2018 para Técnico Superior Linha Engenharias - Engenheiro de Gás
Foram encontradas 50 questões
I. A frase citada restringe o termo que a antecede, “hidrocarboneto” (l. 01). II. Essa oração poderia ser isolada por vírgulas, sem que isso provocasse erro ou alteração de sentido. III. O nexo “que” poderia ser substituído por “o qual”, sem que isso implicasse erro ou mudança de significado.
Quais estão corretas?
Analise, no contexto dos números naturais, as sequências numéricas formuladas pelas seguintes afirmações:
• Seis dividido por dois tem quociente três e resto zero determina a sequência 6230.
• Dezessete dividido por três tem quociente cinco e resto dois determina a sequência 17352.
Mantendo a analogia da formação das sequências acima, analise as afirmações abaixo:
• Nove dividido por cinco tem quociente um e resto quatro.
• Doze dividido por sete tem quociente um e resto cinco.
Determinam, respectivamente, as sequências presentes em qual alternativa?
I. As quatro vírgulas da linha 03 justificam-se, aos pares, pela aplicação da mesma regra. II. As duas vírgulas da linha 07 poderiam ser suprimidas sem causar incorreção ao período em que estão inseridas. III. Os termos que se encontram entre parênteses, nas linhas 16 e 17, são separados por vírgulas, cujo uso se justifica pela mesma regra que determina a utilização das quatro vírgulas ao final da linha 17.
Quais estão corretas?
I. Caso o verbo haver fosse substituído pelo existir, implicaria necessidade de flexioná-lo na 3ª pessoa do plural, a fim de estabelecer a correta concordância. II. Considerando o padrão culto da Língua Portuguesa, para que o período fosse considerado gramaticalmente correto, o verbo ‘Há’ deveria ser colocado imediatamente após ‘limites máximos’. III. O verbo ‘haver’, no contexto mencionado, flexionado no futuro do presente do indicativo, assumiria a forma ‘haverão’.
Quais estão corretas?
I. Na palavra ‘produção’ evidencia-se a representação do fonema ‘s’ pela letra ‘ç’. II. O fonema ‘s’, em ‘máxima’, é representado pela letra ‘x’. III. Em ‘gasoso’, o sufixo é escrito com ‘s’, mas tem som de ‘z’.
Quais estão corretas?
I. Linha 01. II. Linha 07. III. Linha 09. IV. Linha 34.
Em quais delas a palavra ‘que’ NÃO funciona como pronome relativo?
I. A partir do vocábulo ‘principais’ é possível inferir que há outros mercados de consumo além dos citados. II. Não se pode pressupor que há mercados além daqueles citados no enunciado. III. Pode-se afirmar que, além dos mercados descritos no fragmento, há outros, porém poucos.
Quais das afirmações acima têm suporte no fragmento retirado do texto?
I. No primeiro parágrafo do texto, a linguagem é eminentemente denotativa. II. Ao utilizar a expressão ‘gás natural’, o autor se vale de figura de linguagem denominada metonímia. III. Na linha 31, ao usar o vocábulo ‘superior’ para se referir ao poder calorífico, evidencia-se o emprego de uma hipérbole.
Quais estão corretas?
( ) O texto discorre sobre o gás natural e suas categorias; trazendo, ainda, informações acerca do gás natural veicular e controle de qualidade. ( ) O gás natural veicular, apesar de ser derivado do gás natural, não tem a mesma qualidade. ( ) Os índices de controle da composição do gás têm como parâmetro a quantidade de substâncias que o contaminam.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os vocábulos gás e é são acentuados em virtude da mesma regra. II. O acento utilizado na palavra úmido justifica-se pela regra que determinada o acento dos hiatos. III. Nenhuma das palavras do fragmento, sem o acento gráfico, se constitui em outro vocábulo da língua portuguesa.
Quais estão corretas?
I. Uso de ‘reúne’ em lugar de ‘engloba’ (l. 06). II. Substituição de ‘diz respeito’ (l. 21) por ‘está relacionado’. III. Troca de ‘explorar os’ (l. 24) por ‘exploração dos’.
Quais das propostas provocam necessidade de ajustes estruturais nos respectivos contextos de ocorrência?
( ) O verbo ‘dever’ substituiria adequadamente ‘poder’, inalterando-se o sentido do fragmento. ( ) O vocábulo ‘modais’ é cognato de ‘parâmetros’. ( ) Ao se pluralizar o vocábulo ‘transporte’, apenas a forma verbal ‘pode’ deve sofrer alteração a fim de manter a correção da frase. ( ) A supressão de ‘também’ implica alteração de sentido. ( ) ‘dutoviário’ é formado pelo processo de derivação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A violência intelectual, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. ( ) A violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal. ( ) A violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. ( ) A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A nacionalidade brasileira. II. O pleno exercício dos direitos políticos. III. O alistamento eleitoral. IV. A idade mínima de vinte e um anos.
Quais estão corretos?