Questões de Concurso Público Prefeitura de Água Santa - RS 2019 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 10 questões

Q1141790 Medicina
A obesidade é a mais comum das alterações nutricionais. Apesar dos progressos na compreensão da fisiopatologia, o seu tratamento continua sendo difícil e as abordagens mais eficazes e seguras não são as mais comumente empregadas. Dentre os fármacos abaixo, qual NÃO está relacionado ao ganho de peso? 
Alternativas
Q1141791 Medicina
A doença de Cushing resulta de um adenoma hipofisário que provoca produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Ela é a responsável pela maioria dos casos de síndrome de Cushing. Dentre as características clínicas da doença de Cushing, NÃO podemos citar:
Alternativas
Q1141792 Medicina
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica crônica que acomete primariamente o tecido sinovial. Sobre a AR, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1141793 Medicina

Analise as assertivas abaixo em relação ao cancro mole:

I. É uma infecção sexualmente transmissível causada pelo Haemophilus ducreyi.

II. A manifestação clínica inicial é uma mácula inflamatória que se torna vesiculopustulosa e, finalmente, uma úlcera indolor e regular.

III. O tratamento é realizado com azitromicina 1g, dose única.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1141794 Medicina
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença caracterizada por áreas multifocais de desmielinização no encéfalo e medula espinhal. Em relação à EM, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1141795 Medicina

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome heterogênea caracterizada pela anormalidade na função cardíaca com inabilidade de bombear um volume de sangue que atenda às necessidades metabólicas dos tecidos. Sobre a IC, relacione o estágio da doença, na Coluna 1, com os sintomas, anormalidades estruturais e terapia indicados na Coluna 2.

Coluna 1

1. Estágio A.

2. Estágio B.

3. Estágio C.

4. Estágio D.


Coluna 2

( ) Hipertensão arterial.

( ) Transplante cardíaco.

( ) Infarto do miocárdio prévio.

( ) Dispneia e intolerância ao exercício.

( ) Uso de digitálicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1141796 Medicina

Sobre neoplasias do cólon e intestino delgado, a forma clínica de apresentação inicial da ___________________ é a polipose hamartomatosa intestinal em associação com uma pigmentação cutaneomucosa característica. A média de idade ao diagnóstico é por volta da metade dos 20 anos. Os principais sintomas gastrintestinais incluem episódios recorrentes de intussuscepção do delgado, obstrução e sangramento que podem demandar cirurgia.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Q1141797 Medicina

É fundamental que os serviços de atenção primária no SUS se responsabilizem pela realização de pequenos procedimentos clínicos e cirúrgicos, acolhendo usuários em situações agudas (tais como ferimentos) ou crônicas (unhas encravadas, por exemplo), avaliando sempre o risco de agravamento e a necessidade de atendimento imediato ou encaminhamento a outro serviço de saúde. São procedimentos previstos no Caderno de Atenção Básica nº 30:

I. Drenagem de abcesso.

II. Exérese de nevos.

III. Lavagem auricular.

IV. Lavagem gástrica.

V. Remoção de corpo estranho ocular.


Quais estão corretos?

Alternativas
Q1141798 Medicina
As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas. São atribuições específicas dos médicos que atuam na atenção básica, EXCETO:
Alternativas
Q1141799 Medicina

A Portaria nº 2.436/2017 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica. Considerando essa portaria, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F se falsas.

( ) Compete às secretarias estaduais manter atualizado mensalmente o cadastro de equipes, profissionais, carga horária, serviços disponibilizados, equipamentos e outros no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente, conforme regulamentação específica.

( ) Como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e a resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se população adscrita por Equipe de Atenção Básica (EAB) e de Saúde da Família (ESF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.

( ) Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 500 pessoas por ACS.

( ) Equipe de Saúde da Família (ESF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS. É considerada como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: D
6: A
7: B
8: E
9: D
10: B