A Portaria nº 2.436/2017 aprovou a Política Nacional de Aten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1141799 Medicina

A Portaria nº 2.436/2017 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica. Considerando essa portaria, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F se falsas.

( ) Compete às secretarias estaduais manter atualizado mensalmente o cadastro de equipes, profissionais, carga horária, serviços disponibilizados, equipamentos e outros no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente, conforme regulamentação específica.

( ) Como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e a resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se população adscrita por Equipe de Atenção Básica (EAB) e de Saúde da Família (ESF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.

( ) Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 500 pessoas por ACS.

( ) Equipe de Saúde da Família (ESF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS. É considerada como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas