Questões de Concurso Público Prefeitura de Chuí - RS 2019 para Técnico Agrícola
Foram encontradas 10 questões
A mecanização agrícola é uma ferramenta que tem evoluído muito nas últimas décadas. Se bem utilizada, regulada e posicionada, supre com satisfação falta de mão de obra no campo. No que se refere à pulverização e uso de pulverizadores, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A vazão das pontas de aplicação variam proporcionalmente com o aumento da pressão hidráulica aplicada.
( ) Pontas 11002 e 8002 apresentam a mesma vazão de água na pressão de 40 psi.
( ) A coloração das pontas de aplicação indicam os tipos de gotas formadas pelas pontas na pressão padrão de operação.
( ) A troca das pontas de pulverização devem ser realizadas quando estas apresentarem desgaste superior a 30%, independentemente da pressão aplicada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A cultura do milho ocupa posição de destaque entre as atividades agropecuárias do Brasil, superado apenas pela soja. Por ser importante fonte de renda para os agricultores e destacado insumo (matéria-prima) para os criadores de aves, suínos, bovinos e outros animais, seu cultivo se dá de norte a sul do país. Referente ao cultivo e manejo do milho, analise as assertivas a seguir:
I. O milho é originalmente uma planta de dias longos, embora os limites dessas horas de luz não sejam idênticos nem definidos para os diferentes cultivares. A ocorrência de dias longos promove o aumento de sua fase vegetativa e do número de folhas, ocasionando a aceleração no florescimento.
II. Noites e dias frios aceleram o ciclo e ganho de rendimento, enquanto noites e dias quentes aumentam em muito o ciclo, sem, no entanto, trazer nenhuma vantagem para o rendimento final.
III. Embora a altitude tenha um efeito direto na temperatura, tanto diurna quanto noturna, há pouco efeito sobre a fotossíntese e a respiração.
IV. Diferentemente da soja, em que cada subperíodo fisiológico do ciclo de vida da planta requer o acúmulo de uma determinada quantidade de calor, o milho responde pouco ao efeito temperatura isoladamente, mas responde bem à relação temperatura versus luminosidade.
Quais estão INCORRETAS?
As plantas daninhas quando crescem junto com as culturas agrícolas interferem no seu desenvolvimento, reduzindo a produção e produtividade, uma vez que competem por luz, água, nutrientes, CO2, bem como exercem inibição química sobre o desenvolvimento das plantas, fenômeno conhecido como alelopatia. Referente ao controle de plantas daninhas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O controle preventivo consiste no uso de práticas que visam prevenir a introdução, estabelecimento e/ou disseminação de determinadas espécies em áreas ainda por elas não infestadas.
( ) Variação de espaçamento e cobertura verde são consideradas práticas de controle cultural.
( ) A monda é o método mais antigo de controle de plantas daninhas, sendo amplamente utilizado em alguns sistemas de produção.
( ) A alelopatia é uma forma de controle biológico de plantas daninhas, embora pouco utilizado, conhecido e estudado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Uma vez implantados, os pomares necessitam de manejo para correta condução das plantas. Referente aos sistemas de condução, relacione à Coluna 1 à Coluna 2, associando o sistema de condução às suas respectivas características.
Coluna 1
1. Líder central.
2. Solaxe.
3. Palmeta.
4. Taça.
Coluna 2
( ) Este sistema permite acomodar um menor número de plantas por hectare e a parte superior das braçadas é mais suscetível a danos por excesso de insolação.
( ) Apresenta como desvantagem o fato de limitar a produção por planta e, se mal manejado, pode apresentar excesso de sombreamento no interior da copa. Por outro lado, este sistema de condução permite instalação de pomares mais adensados e de alta produtividade, se bem manejado.
( ) Nesse sistema, os ramos são arqueados para baixo, com o ápice do ramo em direção ao solo. É muito utilizado em macieiras.
( ) Os ramos emitidos no eixo central são arqueados em 45° em relação a ele. É um sistema utilizado em um grande número de espécies caducifólias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: