Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Técnico em Radiologia
Foram encontradas 34 questões
Referente aos aspectos físicos da produção de raios-X, analise as assertivas abaixo:
I. A radiação corresponde à emissão de energia, que, dependendo de sua natureza, pode ser corpuscular ou ondulatória.
II. A radiação ionizante é aquela em que a energia que incide sobre um material é suficiente para arrancar elétrons dos seus átomos.
III. A radiação eletromagnética não possui carga ou massa e caracteriza-se pela amplitude do espectro de energia dos fótons. Como exemplo cita-se os raios-X.
Quais estão corretas?
Coluna 1 1. É responsável pela liberação dos elétrons e é constituído por dois filamentos de tungstênio. 2. Tem por função evitar a dispersão dos elétrons liberados na direção do alvo. 3. É responsável por receber o impacto dos elétrons incidentes para produção de raios-X.
Coluna 2 ( ) Cátodo. ( ) Ânodo. ( ) Copo focal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas referentes aos parâmetros radiológicos:
I. Quanto maior for a corrente elétrica (mA), maior será o número de elétrons disponíveis e, consequentemente, maior será a quantidade de raios-X.
II. Quanto menor for a tensão (kV) aplicado ao tubo, menor será o comprimento de onda dos raios-X e maior será a energia de poder de penetração do feixe de radiação.
III. Quanto menor for a flutuação da tensão (kV) total aplicada ao tubo de raios-X, mais homogêneo tende a ser o feixe de radiação formado.
Quais estão corretas?
O parâmetro radiológico carga transportável (mAs) corresponde:
I. Os exames helicoidais descrevem um movimento do feixe de raios-X em hélice em torno do corpo do paciente. II. Nas tomografias helicoidais, obtém-se uma informação diagnóstica de maneira contínua, permitindo, dentro de certos limites, a reconstrução de imagens de qualquer secção analisada. III. As tomografias multicortes (multislice no termo inglês) descrevem, através do feixe de raios-X, uma sucessão de círculos completos ao redor do corpo do paciente, fornecendo múltiplas imagens axiais.
Quais estão corretas?
Analise as seguintes assertivas sobre contraste venoso usado em tomografia computadorizada:
I. As fases do exame tomográfico após administração endovenosa do meio de contraste ajudam a determinar se uma lesão pode ser considerada de origem vascular.
II. O uso de contraste piora a diferenciação entre tecido normal e patológico.
III. Se o contraste endovenoso for indicado, o acesso venoso deverá ser feito antes de o paciente chegar à sala de exames.
IV. O acesso venoso antecipado diminui riscos de agitação do paciente e de acidentes de punção durante o exame.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo referente à radiografia de tórax a beira do leito:
I. Elevar a cabeceira do leito, se possível, até a posição ereta.
II. Remover todos os travesseiros que estiverem atrás da cabeça do paciente.
III. Estender o pescoço ligeiramente para evitar que a mandíbula sobreponha os ápices pulmonares.
Quais estão corretas?
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos sobre fraturas cranianas com seus respectivos nomes.
Coluna 1
1. São as fraturas do crânio que podem aparecer como linhas regulares ou irregulares, que se encontram em ângulos retos com o eixo do osso.
2. São fraturas através das densas estruturas internas do osso temporal. São muito difíceis de visualizar dada a complexidade da anatomia na área.
3. Chamadas fraturas em pingue-pongue. Pode acontecer de um fragmento de osso ser separado e deprimido na cavidade craniana.
Coluna 2
( ) Fraturas lineares.
( ) Fraturas cranianas.
( ) Fraturas em depressão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Metástases são neoplasias malignas primárias que se espalham para locais distantes pelo sangue e pelo sistema linfático. O crânio é um local comum de lesões metastáticas, que podem ser caracterizadas e visualizadas através de incidências radiográficas. Dessa forma, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de lesões às suas definições.
Coluna 1
1. Lesões ósseas proliferativas de maior densidade (brilho).
2. Osso fica com aparência de corroído por razão da mistura de lesões destrutivas e blásticas.
3. São lesões destrutivas com margens irregulares.
Coluna 2
( ) Lesões osteolíticas.
( ) Lesões osteoblásticas.
( ) Combinação de lesões osteolíticas e osteoblásticas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação à proteção radiológica em salas cirúrgicas, analise as assertivas abaixo:
I. O técnico/tecnólogo de radiologia deve restringir o uso de aventais de proteção de chumbo somente para si próprio e para a equipe médica responsável pelo procedimento.
II. O técnico/tecnólogo de radiologia deve estar continuamente consciente das três regras principais de proteção contra a radiação: distância, tempo e blindagem.
III. Cuidados extras devem ser adotados para garantir que todas as pessoas estejam conscientes sobre a localização do arco cirúrgico, bem como sobre cada ajuste em sua posição adequadamente, para que a proteção de chumbo permaneça sempre entre elas e o equipamento.
Quais estão corretas?
I. Assumir a responsabilidade profissional de seus atos, primando sempre pela boa qualidade do seu trabalho. II. Executar técnicas radiológicas sem a necessidade de requisição. III. Assumir, civil e penalmente, responsabilidades por atos profissionais danosos ao cliente/paciente causado por imperícia, imprudência ou omissão.
Quais estão corretas?
I. A faixa de tensão média pode variar de 70 a 90 kV, dependendo se o sistema é analógico ou digital. II. Um ponto focal pequeno deve ser utilizado para um máximo detalhamento. III. Fechamento de colimação e eliminação de repetições desnecessárias são as melhores medidas para reduzir a dose de radiação em radiografias.
Quais estão corretas?
Referente à limitação de doses individuais, citada na Portaria nº 453/1998 – ANVISA, analise as assertivas abaixo:
I. Incidem sobre o indivíduo, considerando a totalidade das exposições decorrentes de todas as práticas a que ele possa estar exposto.
II. Aplicam-se às exposições médicas.
III. Não devem ser utilizadas como objetivo nos projetos de blindagem ou para avaliação de conformidade em levantamentos radiométricos. IV. Não são relevantes para as exposições potenciais.
Quais estão corretas?