Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 10 questões
Nos dias atuais, a Segurança do Paciente está cada vez mais em destaque devido aos avanços tecnológicos, assim como medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. Segundo a Portaria nº 529/2013, o Programa Nacional de Segurança do paciente tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Analise as seguintes assertivas em relação aos objetivos específicos conforme o Art.3º:
I. Promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde.
II. Incluir, nos processos de contratualização e avaliação de serviços e metas, indicadores e padrões de conformidade relativos à segurança do paciente.
III. Promover os processos de capacitação de gerentes, profissionais e equipes de saúde em segurança do paciente.
IV. Envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente.
V. Fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde.
Quais estão corretas?
No artigo 4º da Portaria nº 529/2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, são adotadas algumas definições. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Dano.
2. Incidente.
3. Evento adverso.
4. Cultura de segurança.
5. Segurança do paciente.
Coluna 2
( ) Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
( ) Incidente que resulta em dano ao paciente.
( ) Redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) 2018/2019 sobre a vacinação infantil, analise as seguintes assertivas:
I. Hepatite A: para crianças a partir de 12 meses de idade não vacinadas para hepatite B no primeiro ano de vida, a vacina combinada hepatites A e B, na formulação adulto, pode ser considerada para substituir a vacinação isolada (A ou B), com esquema de duas doses (0-6 meses).
II. HPV: duas vacinas estão disponíveis no Brasil: HPV4, licenciada para ambos os sexos; e HPV2, licenciada apenas para o sexo feminino. O esquema de vacinação para meninas e meninos menores de 15 anos é de duas doses com intervalo de 6 meses (0-6 meses).
III. Poliomielite: recomenda-se que, idealmente, todas as doses sejam com a VIP. Não utilizar VOP em crianças hospitalizadas e imunodeficientes.
Quais estão corretas?
O Decreto nº 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/1990, define que “o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada”. Nesse sentido, a atenção básica cumpre algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, são elas:
I. Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos universais, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS (Redes de Atenção à Saúde).
II. Ser base: ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária.
III. Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínicas e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.
IV. Ordenar as redes: reconhecer as obrigações da população, organizando-as em relação aos outros pontos de atenção, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das obrigações dos usuários.
Quais estão corretas?
A vigilância sanitária tem por característica orientar a atuação dos profissionais para o controle de doenças de importância em saúde pública. Com essa mesma perspectiva, que diz respeito à vigilância em saúde, analise as seguintes assertivas:
I. As ações de vigilância sanitária fazem parte das atividades que se destinam à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores de qualquer ramo econômico ou social.
II. A vigilância sanitária abrange o controle da prestação de serviços relacionados com a saúde.
III. As normas e a execução das ações de vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras são de competência dos estados e municípios.
Quais estão corretos?