Questões de Concurso Público Prefeitura de Novo Horizonte - SP 2019 para Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa
Foram encontradas 9 questões
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, qual o tempo de duração do ensino fundamental obrigatório?
Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter _______________________, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Qual das alternativas abaixo NÃO faz parte das competências exigidas na nova Base Nacional Curricular Comum?
De acordo com o Plano Nacional de Educação, quem constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino?
Segundo Candau, a dimensão cultural é intrínseca aos processos pedagógicos, “está no chão da escola” e potencializa processos de aprendizagem mais significativos e produtivos, na medida em que:
I. Reconhece e valoriza cada um dos sujeitos neles implicados.
II. Combate todas as formas de silenciamento, invisibilização e/ou inferiorização de determinados sujeitos socioculturais.
III. Favorece a construção de identidades culturais abertas e de sujeitos de direito.
Quais estão corretas?
Segundo Hoffmann, avaliar qualitativamente significa um julgamento mais _________________, no qual o aluno é observado como um ser integral, colocado em determinada situação relacionada às expectativas do professor e também deles mesmos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Segundo Vasconcellos, na educação escolar, podemos realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um planejamento.
De acordo com Demo, a competência humana atual, diante dos desafios da inovação e da cidadania, lança pretensões específicas, que supõem sempre atitude reconstrutiva diante da vida, sem necessariamente ser construtivista. No lado formal, são alguns critérios de qualidade da educação, EXCETO:
Sobre o desenvolvimento das competências, Perrenoud apresenta uma lista de competências necessárias aos professores para ensinar com base na sua teoria, quais sejam:
I. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
II. Saber trabalhar individualmente.
III. Utilizar novas tecnologias.
Quais estão corretas?