Questões de Concurso Público Prefeitura de Seberi - RS 2019 para Professor de Geografia
Foram encontradas 10 questões
Analise a imagem a seguir:
Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. A partir disso podemos averiguar a seguinte condição: Jacarta fica a uma distância de sete fusos em relação a Greenwich. O voo está programado para saída de Brasília às 15h do dia 23/dez, qual será a hora em que o avião aterrissará na capital da Indonésia, sabendo que um avião com velocidade de 900 Km/h traça essa distância em aproximadamente 20 horas?
As fronteiras em que as placas tectônicas se encontram são áreas de extrema dinamicidade, embora elas se movam em velocidades baixíssimas em relação à escala de tempo da vida humana. Existem três limites conhecidos, sendo assim, relaciona a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Convergente.
2. Divergente.
3. Transformante.
Coluna 2
( ) Ocorre quando as placas deslizam lateralmente entre si em ângulos retos.
( ) Ocorre em zonas de colisão, em que áreas de litosfera continental e oceânica colidem.
( ) Ocorre em centros de expansão do assoalho oceânico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise a tabela abaixo:
No livro “A natureza do Espaço”, de Milton Santos, o autor cita o economista japonês Fu-Chen Lo, que afirma, segundo sua tabela, existir cinco períodos de divisão das técnicas usadas no espaço geográfico. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas:
I. Nos setores de crescimento, a primeira mecanização tem como elementos de técnica máquinas têxteis, químicas e fundição, tudo isso no cenário da segunda revolução industrial.
II. No segundo período, que se estende de 1830-1890, a máquina a vapor é uma técnica hegemônica, mesmo sendo uma inovação do período anterior. Isso prova que as técnicas podem ser permanentes ao longo do tempo. Contudo, já não é considerada tecnologia de ponta.
III. Em sua listagem dos paradigmas tecnoeconômicos vigentes, Fu-Chen Lo deixa o espaço vazio para as novas inovações relativas à informação e à comunicação, nas quais parecem residir os principais elementos do mundo novo.
Quais estão corretas?
Milton Santos, no decorrer de sua vida, teve a tarefa de suma importância de definir o objeto da ciência geográfica, a partir da sua obra-prima “A natureza do Espaço”. Sendo assim, segundo o autor, o objeto da Geografia é:
I. A noção de espaço e espaciosidade, pela qual o ser humano compreende a noção de vastidão.
II. O território que resulta de uma ação conduzida por um ator sintagmático (que realiza um programa).
III. O espaço geográfico, que é formado por um conjunto indissociável, solidário e contraditório de sistemas de ações e sistemas de objetos.
Quais estão corretas?
De acordo com a obra de Castrogiovanni, “Brincar e cartografar com diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial”, o Ensino de Geografia conjuga o conhecimento temático, no caso a Alfabetização Cartográfica, com a prática pedagógica. Esta, por sua vez, está ancorada em pressupostos epistemológicos convergentes – embora muitas vezes o professor não tenha clareza de que é possível não ter consciência disso. A partir do trecho acima, podemos dizer que o processo de alfabetizar cartograficamente:
I. Não consiste em desmistificar as noções de representação do mundo através de imagens ou mapas, mas sim, construir noções através de propostas concretas.
II. Permite o desenvolvimento da capacidade das relações e da aplicabilidade. Assim, para o futuro leitor de mapas ou de espaços geográficos, é necessário que ele, primeiramente, passe pela situação de mapeador e participante direto de discussões sobre os espaços de trabalhos e, após, como leitor desses espaços.
III. É alfabetizar cartograficamente e trabalhar mentalmente desafios e questionamentos que levem os alunos a entenderem o mundo em uma escala sideral para melhor compreenderem os espaços geográficos mais restritos e vividos.
Quais estão corretas?