De acordo com a obra de Castrogiovanni, “Brincar e cartograf...
De acordo com a obra de Castrogiovanni, “Brincar e cartografar com diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial”, o Ensino de Geografia conjuga o conhecimento temático, no caso a Alfabetização Cartográfica, com a prática pedagógica. Esta, por sua vez, está ancorada em pressupostos epistemológicos convergentes – embora muitas vezes o professor não tenha clareza de que é possível não ter consciência disso. A partir do trecho acima, podemos dizer que o processo de alfabetizar cartograficamente:
I. Não consiste em desmistificar as noções de representação do mundo através de imagens ou mapas, mas sim, construir noções através de propostas concretas.
II. Permite o desenvolvimento da capacidade das relações e da aplicabilidade. Assim, para o futuro leitor de mapas ou de espaços geográficos, é necessário que ele, primeiramente, passe pela situação de mapeador e participante direto de discussões sobre os espaços de trabalhos e, após, como leitor desses espaços.
III. É alfabetizar cartograficamente e trabalhar mentalmente desafios e questionamentos que levem os alunos a entenderem o mundo em uma escala sideral para melhor compreenderem os espaços geográficos mais restritos e vividos.
Quais estão corretas?