Questões de Concurso Público UNIMED - Santa Maria 2020 para Médico Ginecologista/Obstetra
Foram encontradas 30 questões
I. Leva a um quadro de hipogonadismo hipogonadotrófico. II. Além das alterações menstruais, pode ocasionar diminuição da libido e da densidade mineral óssea. III. Não é causada por hipotireoidismo.
Quais estão corretas?
Coluna 1 1. Pílula de progestogênio isolado. 2. DIU medicado com levonorgestrel. 3. Pílula combinada oral de baixa dosagem. 4. DIU de cobre.
Coluna 2 ( ) Paciente com câncer de mama prévio, receptores de estrogênio e progesterona negativos. ( ) Paciente com hipertensão arterial sistêmica controlada com medicação. ( ) Paciente pós-cirurgia bariátrica. ( ) Paciente no 45º dia de pós-parto vaginal, amamentando exclusivamente. ( ) Paciente, na perimenopausa, com irregularidade menstrual por anovulação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Na amenorreia das atletas ou das mulheres que realizam muita atividade física, ocorre um hipogonadismo hipergonadotrófico. II. Na amenorreia por estresse, há um hipogonadismo hipogonadotrófico. III. Na insuficiência ovariana prematura e na síndrome de Kallmann, a amenorreia ocorre por hipogonadismo hipergonadotrófico. IV. Na amenorreia da síndrome dos ovários policísticos e da hiperplasia adrenal de manifestação tardia, há um normogonadismo.
Quais estão corretas?
I. Os tumores de células germinativas são os mais comuns em crianças e adolescentes. II. Os teratomas maduros são comuns em mulheres no menacme. III. Na pós-menopausa, o cisto dermoide e os fibromas são lesões benignas comuns, enquanto que o carcinoma seroso é o tumor maligno mais prevalente.
Quais estão corretas?
I. Contracepção. II. Sangramento uterino anormal. III. Tratamento das hiperplasias de endométrio.
Quais estão corretas?
I. O hiperandrogenismo nessa paciente poderá ter origem adrenal, devendo-se solicitar 17(OH) progesterona. II. É fundamental a solicitação de TSH, prolactina, SHBG, perfil lipídico, glicose, insulina e TOTG 75g/2h para melhor avaliação e tratamento. III. O diagnóstico é de síndrome dos ovários policísticos, independentemente da morfologia ovariana.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. O estirão de crescimento ocorre antes da menarca. II. A menarca é influenciada pelo peso corporal. III. A pubarca ocorre devido à secreção de androgênios adrenais.
Quais estão corretas?
I. Ser usuária de longa data de anticoncepcional combinado oral. II. Ser portadora de endometriose. III. Realizar salpingectomia bilateral profilática.
Quais estão corretas?
I. Administração de imunoglobulina anti-Rh de rotina na 28ª semana de gestação e novamente após o parto se o RN for Rh positivo. II. Administração de imunoglobulina anti-Rh em até 72 horas após o parto se o RN for Rh positivo. III. Administração de imunoglobulina anti-Rh após aborto de primeiro trimestre.
Quais estão corretas?
I. Uso de corticoide antes de 34 semanas de gestação quando há risco de parto pré-termo. II. Monitorização eletrônica fetal intraparto de rotina em gestante de risco habitual. III. Uso de progesterona vaginal em gestantes com risco de parto pré-termo.
Quais apresentam evidências de redução da mortalidade perinatal?
I. Desregulação imunológica. II. Placentação defeituosa. III. Estresse oxidativo. IV. Disfunção endotelial sistêmica.
Quais estão presentes na pré-eclâmpsia?
I. A OMS sugere a dose de 25 µg a cada 6 horas por via vaginal. II. Se necessária, a ocitocina pode ser iniciada 4 horas após a última dose do misoprostol. III. As prostaglandinas são contraindicadas na presença de cicatriz uterina prévia devido ao aumento do risco de ruptura uterina. IV. A via retal não deve ser utilizada para a finalidade de indução do parto.
Quais estão corretas?