Questões de Concurso Público GHC-RS 2021 para Médico do Adolescente
Foram encontradas 40 questões
I. São conjunções ou locuções conjuntivas coordenativas; ou seja, fazem parte de orações coordenadas. II. Podem ser corretamente substituídas, no contexto em que se encontram, respectivamente por “Segundo”, Ademais, “Portanto” e “Todavia”. III. Têm valor, respectivamente, de conformidade, adição, conclusão e adversidade. IV. “Entretanto” também poderia ser corretamente substituído por “Contudo”, “No entanto”, “Embora” ou “Conquanto”.
Quais estão corretas?
A depressão, normalmente, caracteriza-se por episódios de tristeza e desânimo, mas também pode causar quadros de irritabilidade e intolerância.
I. Guia Referências. II. Guia Revisão. III. Guia Transições. IV. Guia Dados. V. Guia Exibir.
Quais estão corretas?
( ) Compete ao Ministério da Saúde a gestão das ações de Atenção Básica no âmbito da União, sendo responsabilidade da União definir e rever anualmente, de forma pactuada, na Conferência de Saúde, as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. ( ) A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. ( ) Todas as Unidades Básicas de Saúde são consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a Rede de Atenção à Saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. São linhas de ação da política de atendimento ao idoso o serviço de identificação e localização de parentes ou responsáveis por idosos abandonados em hospitais e instituições de longa permanência. II. A respeito dos crimes em espécie, para quem deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública, a pena é detenção de seis meses a um ano e multa. III. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe foi reputado mais favorável, porém não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita pelos familiares, quando o idoso for interditado.
Quais estão corretas?
( ) O Código de Ética Médica, de acordo com a composição e descrição de suas normas diceológicas, estabelece que o médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida e, quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção, independência, veracidade e honestidade com vista ao maior benefício para os pacientes e para a sociedade. ( ) Em relação aos documentos médicos, é vedado ao médico deixar de fornecer cópia do prontuário médico de seu paciente, quando de sua requisição pelos Conselhos Regionais de Medicina. ( ) No campo da bioética, a prática médica e o princípio da beneficência estão associados, pois a medicina como atividade humana é por necessidade uma forma de beneficência. Em um primeiro momento, o princípio da beneficência tenta a promoção da saúde e a prevenção da doença e, em segundo lugar, pesa os bens e os males buscando a prevalência dos primeiros.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Um caso de doença infecciosa pode ser um fator de risco a outras pessoas. II. Um surto de uma doença infecciosa pode exigir uma abordagem de emergência de saúde pública nacional ou internacional. III. A eficácia de uma vacina contra uma doença infecciosa será superior a 90%, se o coeficiente de incidência em não vacinados é 95% e o coeficiente de incidência em vacinados é 12%.
Quais estão corretas?
( ) A estratificação de alto risco de pneumonia pode incluir, entre outras características, uma história clínica de paciente que tenha idade acima de 50 anos, história de câncer ou insuficiência cardíaca congestiva, doença cerebrovascular, nefropatia ou hepatopatia e os achados físicos de alto risco, tais como a taquicardia, a hipotensão arterial, a taquipneia e o estado mental alterado. ( ) A pneumonia por aspiração é uma infecção pulmonar causada por inalação de secreções orofaríngeas colonizadas por bactérias e pode ser vista em pacientes idosos com disfagia, tais como vítimas de acidente vascular cerebral, e naqueles com má higiene dentária. ( ) Salvo em pacientes que não apresentam uma resposta imune, como na neutropenia grave, ou quando o processo infeccioso é muito precoce, todo paciente com pneumonia deve ter infiltrado pulmonar visível que poderá ser identificado por radiografia de tórax e cujo padrão de infiltração poderá fornecer pistas diagnósticas da pneumonia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: