Questões de Concurso Público Prefeitura de Candelária - RS 2021 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 8 questões

Q1826965 Engenharia Civil
Além dos requisitos mínimos estabelecidos na ABNT NBR 5681/2015 – Controle tecnológico da execução de aterros em obras de edificações, o controle tecnológico da execução dos aterros deve levar em conta as exigências do projeto e das especificações particulares de cada obra. Em relação ao exposto, deve-se considerar, EXCETO: 
Alternativas
Q1826968 Engenharia Civil
A ABNT NBR 15575/2013 – Edificações habitacionais — Desempenho, apresenta uma lista geral de requisitos dos usuários. Neste sentido, os requisitos do usuário relativos à habitabilidade são expressos por alguns fatores. Nesse sentido, são fatores relativos aos requisitos do usuário à habitabilidade:
I. Estanqueidade. II. Durabilidade. III. Desempenho térmico e acústico. IV. Saúde, higiene e qualidade do ar. V. Conforto tátil e antropodinâmico.
Quais estão corretos?
Alternativas
Q1826969 Engenharia Civil
Nas instalações prediais, trabalhamos com vários tipos de pressões, detalhadas na ABNT NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção. Em relação aos diferentes tipos de pressões, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Pressão dinâmica. 2. Pressão estática. 3. Pressão disponível. 4. Pressão de trabalho. 5. Pressão de serviço.
Coluna 2 ( ) Carga de pressão ou carga piezométrica (energia de pressão por unidade de peso de água) atuante em determinada seção de tubulação sob escoamento, considerada em sua linha de eixo. ( ) Carga de pressão ou carga piezométrica (energia de pressão por unidade de peso de água) atuante em determinada seção de tubulação sob carga, porém sem escoamento, considerada em sua linha de eixo. ( ) Pressão dinâmica atuante em determinada seção de tubulação, considerada em sua linha de eixo, depois de descontados ou adicionados a perda de carga e o desnível geométrico de um valor conhecido de pressão dinâmica atuante em uma outra seção desta tubulação, respectivamente, a jusante e a montante. ( ) Valor de pressão estática ou dinâmica a que um componente fica submetido em condição de operação normal. ( ) Maior valor de pressão a que um componente pode ficar submetido em condição de operação normal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1826970 Engenharia Civil
Em relação às definições dos diversos tipos de estacas, listadas na ABNT NBR 6122/2019 – Projeto e Execução de Fundações, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Estaca Franki. 2. Estaca raiz. 3. Estaca Strauss. 4. Estaca trado vazado segmentado (Hollow Auger).
Coluna 2 ( ) Estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento. ( ) Estaca moldada in loco executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal constituído por segmentos de pequeno comprimento (aproximadamente 1,0 m), rosqueados, e injeção de argamassa pela própria haste central do trado, simultaneamente à sua retirada. ( ) Estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada. ( ) Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1826971 Engenharia Civil
No que diz respeito às dimensões-limites, detalhadas na ABNT NBR 6118/2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, a prescrição de valores-limites mínimos para as dimensões de elementos estruturais de concreto tem como objetivo evitar um desempenho inaceitável para os elementos estruturais e propiciar condições de execução adequadas. Em relação ao exposto, assinale a alternativa INCORRETA com relação aos limites mínimos de espessura em lajes maciças.
Alternativas
Q1826972 Engenharia Civil
A capacidade da estrutura de evitar seu colapso progressivo na ocorrência de danificações localizadas é chamada de _______________. Já a variação da distância entre pontos de um corpo submetido a uma determinada tensão, com modificação de sua forma e volume primitivos é conhecida como _______________. Em consonante, o afastamento entre a elástica e o eixo original de uma barra (ou plano original de uma placa) submetida a um carregamento estático ou dinâmico é chamado de _______________.
Em relação aos termos e definições da ABNT NBR 15575/2013 – Edificações habitacionais — Desempenho, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1826973 Engenharia Civil
Para fins de terminologia é, ainda, uma tradição a divisão dos solos, sob o ponto de vista exclusivamente textural, em frações diversas, cujos limites convencionais superiores e inferiores das dimensões variam conforme o critério e as necessidades das organizações tecnológicas e normativas. De acordo com a norma do DNIT 2006/IPR 719 – Manual de Pavimentação, assinale a alternativa cuja correlação entre a escala granulométrica e as frações de solo esteja corretamente apresentada.
Alternativas
Q1826974 Engenharia Civil
Para garantir que uma rampa seja acessível, são definidos na ABNT NBR 9050/2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, os limites máximos de inclinação, os desníveis a serem vencidos e o número máximo de segmentos. Com relação ao exposto, analise as seguintes assertivas:
I. Para rampas em curva, a inclinação máxima admissível é de 8,33% (1:12) e o raio mínimo de 3,00 m, medido no perímetro interno à curva. II. A inclinação transversal não pode exceder 2% em rampas internas e 3% em rampas externas. III. A largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível de 1,20 m. IV. Quando não houver paredes laterais, as rampas devem incorporar elementos de segurança, como guarda-corpo e corrimãos, guias de balizamento com altura mínima de 0,05 m, instalados ou construídos nos limites da largura da rampa.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: E
6: D
7: A
8: E