Questões de Concurso Público Prefeitura de Ivoti - RS 2021 para Professor - Português
Foram encontradas 23 questões
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. O respeito às diferenças é imprescindível para a promoção do bem-estar com foco em estudantes com alguma deficiência.
II. A Lei Brasileira de Inclusão é a incorporação, na Constituição Brasileira, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
III. A LBI vai na contramão das leis criadas antes dela.
Quais estão corretas?
Considerando o exposto pelo texto e a charge a seguir, analise as assertivas que relacionam os dois textos:
I. De acordo com o texto, a charge ilustra uma situação de barreira arquitetônica para a inclusão plena.
II. Pode-se inferir, a partir da leitura da charge, que o tamanho da cadeira é de responsabilidade do cadeirante para que ele não se sinta excluído.
III. A charge diverge do texto, mostrando uma situação de inclusão plena.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que indica o número do termo que exerce a função de adjunto adnominal no trecho a seguir. Atenção, o número está colocado imediatamente após o termo sublinhado: O acesso à educação (1) e o direito à aprendizagem (2) são garantias constitucionais universais (3), ou seja, previstas a todos os brasileiros (4) como dever do Estado (5) e da família.
Avalie as seguintes assertivas a respeito de Efeitos de Sentido, conforme preconizam Abaurre e Pontara:
I. Em diferentes situações de interlocução, observa-se que as pessoas exploram a possibilidade de palavras ou expressões receberem mais de uma interpretação. Quando isso ocorre, cria-se o efeito de duplo sentido. Portanto, Duplo Sentido é a propriedade que têm certas palavras e expressões da língua de serem interpretadas de duas maneiras diferentes.
II. Em alguns casos, um texto pode ter mais de um sentido sem que isso tenha sido intencionalmente produzido. Nesses casos, ocorreu uma ambiguidade. Em assim sendo, Ambiguidade é a indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam, dificultando a compreensão do enunciado.
III. A ambiguidade pode somente ocorrer no nível estrutural, em virtude da má colocação de palavras no ambiente frasal.
Quais estão corretas?
Segundo Abaurre e Pontara, Figuras de Linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à linguagem. Baseado no que dizem as autoras, analise as assertivas que seguem sobre figuras de linguagem:
I. Onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia são figuras sonoras, em que os falantes, em diferentes contextos, sentem a necessidade de explorar sons para produzir efeitos de sentido.
II. Metonímia, antonomásia, e sinédoque são figuras de construção, observadas em textos, cujas frases têm sua estrutura alterada, ocorrendo frequentemente inversões, omissões, repetições.
III. Elipse, zeugma e anáfora são figuras de pensamento. Quando o sentido das palavras e expressões é manipulado intencionalmente, provocando alterações no plano do significado, ou seja, no plano semântico.
Quais estão corretas?
Para Platão & Fiorin, ‘argumento é todo o procedimento linguístico que visa a persuadir, a fazer o receptor aceitar o que lhe foi comunicado, a levá-lo a crer no que foi dito e a fazer o que foi proposto.’. Conforme os citados autores, são inúmeros os recursos linguísticos usados com a finalidade de convencer e, assim considerando, analise as assertivas seguintes a respeito desses recursos, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) Argumento baseado no consenso tem como base a citação de autoridades em determinado domínio do saber, numa área de atividade humana, que visa corroborar uma tese, um ponto de vista.
( ) Argumento baseado em provas concretas terá muito mais peso se a opinião estiver embasada em fatos comprobatórios. Os dados apresentados devem ser pertinentes, suficientes, adequados, fidedignos.
( ) Argumentos baseados na competência linguística: o modo de dizer dá confiabilidade ao que se diz. O uso de vocabulário adequado à situação de interlocução dá credibilidade às informações veiculadas; além disso, a utilização de diferentes mecanismos linguísticos também contribui para isso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.
De acordo com Ingedore Kock, “o conceito de coesão textual diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual”. Avalie, portanto, as afirmações que seguem, relativamente aos elementos coesivos presentes no fragmento de texto acima: orações. Trata-se de um conector que estabelece relação de adição.
I. Na linha 01, o elemento ‘e’ é uma conjunção que permite estabelecer relação significativa entre orações. Trata-se de um conector que estabelece relação de adição.
II. Na linha 03, a expressão ‘esses indivíduos’ é um exemplo de coesão referencial situacional exófora.
III. A relação de referência (ou remissão) não se estabelece apenas entre a forma remissiva e o elemento de referência, mas também entre os contextos que envolvem ambos. A remissão pode se constituir em uma catáfora ou em uma anáfora. Na linha 09 do trecho, o pronome pessoal ‘ela’ retoma a expressão ‘vida’ na mesma linha.
Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.
Crase é um fenômeno fonético que se estende a toda fusão de vogais iguais, e não só ao a acentuado, conforme preconiza Bechara. Sobre o uso da crase, analise as afirmações que seguem relativamente às ocorrências do fragmento de texto acima:
I. Na linha 05, àquilo recebe crase em virtude de ocorrer a fusão da preposição ‘a’, requerida pelo substantivo ‘direção’ com o pronome demonstrativo ‘aquilo’.
II. Na linha 12, o ‘a’ não está craseado, pois é tão somente um artigo que precede uma palavra substantivada.
III. Na linha 15, o pronome demonstrativo ‘aquilo’ deveria receber o acento grave, visando à correção do texto, tal qual ocorre na linha 05.
Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.
Bechara diz que: “Acentuação é o modo de proferir um som ou grupo de sons com mais relevo do que outros. Este relevo se denomina acento”. Considerando o uso de acento gráfico em determinadas palavras do fragmento e o que nos diz Bechara, avalie as assertivas que seguem:
I. Caso de fizessem alterações no contexto de ocorrência e fosse necessário flexionar a forma verbal ‘propõem’ (linha 04) na terceira pessoa do singular do mesmo tempo e modo verbais, deveríamos suprimir o -m e trocar o til pelo acento agudo, visando atender às regras de acentuação gráfica.
II. Os vocábulos trará e dá (linhas 05 e 06) são acentuadas por serem, respectivamente, oxítono terminado em -a, e monossílabo terminado na vogal tônica aberta -a.
III. Os vocábulos porém (linha 07) e contrário (linha 09) são acentuados por distintas regras. Ambos, em outro contexto, poderiam ser grafados sem o acentuado gráfico, alterando-se, pois, a classe gramatical a que pertencem.
Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.
Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.
Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.
Relativamente à palavra ‘atingindo’ (l. 08), avalie as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Trata-se de uma forma verbal no gerúndio, o qual, conforme preconiza Cegalla, enuncia simplesmente um fato, de maneira vaga, imprecisa, impessoal.
( ) Possui em sua estrutura dois dígrafos vocálicos, os quais garantem que o vocábulo tem mais letras que fonemas.
( ) Em sua formação, evidencia-se a ocorrência de prefixo, sufixo e desinências verbais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.
Segundo Bechara, ‘Voz ou diátese – Determina a relação entre o acontecimento comunicado e seus participantes. O primeiro participante lógico, o sujeito, pode ser agente do acontecimento (voz ativa) ou objeto do acontecer (voz passiva), ou agente e objeto ao mesmo tempo (voz média, incluído o reflexivo). Cegalla, por sua vez, diz que ‘voz do verbo é a forma que este assume para indicar que a ação verbal é praticada ou sofrida pelo sujeito’. Relativamente às vozes verbais, descritas por Bechara e por Cegalla, e a determinadas ocorrências no fragmento de texto, avalie as afirmações que seguem:
I. Na voz ativa, o verbo se apresenta para normalmente indicar que a pessoa a que se refere é o agente da ação. A forma verbal ‘garantimos’ (l. 06) é exemplo de voz ativa.
II. ‘são colocadas’ (l. 02) é exemplo de voz passiva, que indica que a pessoa é objeto da ação verbal, neste caso, paciente da ação verbal.
III. Na voz reflexiva, o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente: faz uma ação cujos efeitos ele mesmo sofre ou recebe, conforme se verifica em ‘queixam-se’ (l. 01).
Quais estão corretas?