Bechara diz que: “Acentuação é o modo de proferir um som ou ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883184 Português

Para responder à questão, considere o fragmento de texto abaixo.




Bechara diz que: “Acentuação é o modo de proferir um som ou grupo de sons com mais relevo do que outros. Este relevo se denomina acento”. Considerando o uso de acento gráfico em determinadas palavras do fragmento e o que nos diz Bechara, avalie as assertivas que seguem:


I. Caso de fizessem alterações no contexto de ocorrência e fosse necessário flexionar a forma verbal ‘propõem’ (linha 04) na terceira pessoa do singular do mesmo tempo e modo verbais, deveríamos suprimir o -m e trocar o til pelo acento agudo, visando atender às regras de acentuação gráfica.

II. Os vocábulos trará e (linhas 05 e 06) são acentuadas por serem, respectivamente, oxítono terminado em -a, e monossílabo terminado na vogal tônica aberta -a.

III. Os vocábulos porém (linha 07) e contrário (linha 09) são acentuados por distintas regras. Ambos, em outro contexto, poderiam ser grafados sem o acentuado gráfico, alterando-se, pois, a classe gramatical a que pertencem.


Quais estão corretas?

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

III. Os vocábulos porém (linha 07) e contrário (linha 09) são acentuados por distintas regras. Ambos, em outro contexto, poderiam ser grafados sem o acentuado gráfico, alterando-se, pois, a classe gramatical a que pertencem.

Alguém explica qual contexto seria esse?

Gabarito na alternativa E

Solicita-se julgamento das assertivas:

I. Caso de fizessem alterações no contexto de ocorrência e fosse necessário flexionar a forma verbal ‘propõem’ (linha 04) na terceira pessoa do singular do mesmo tempo e modo verbais, deveríamos suprimir o -m e trocar o til pelo acento agudo, visando atender às regras de acentuação gráfica.

Incorreta. A forma verbal de terceira pessoa do singular do respectivo verbo (que se encontra em forma de presente do indicativo) é "propõe", preterida a consoante "m", mas mantido o til que marca a nasalização da vogal;

II. Os vocábulos trará e  (linhas 05 e 06) são acentuadas por serem, respectivamente, oxítono terminado em -a, e monossílabo terminado na vogal tônica aberta -a.

Correta. Consoante assertiva, temos oxítona terminada em "a" e monossílabo tônico terminado em "a";

III. Os vocábulos porém (linha 07) e contrário (linha 09) são acentuados por distintas regras. Ambos, em outro contexto, poderiam ser grafados sem o acentuado gráfico, alterando-se, pois, a classe gramatical a que pertencem.

Correta. O termo "porém", conjunção adversativa, é oxítona terminada em "em", enquanto "contrário", na expressão "ao contrário" substantivo, é paroxítona terminada em ditongo.

Noutros contextos, grafados sem acento gráfico, os termos podem ser: forma infinitiva pessoal de terceira pessoa do plural do verbo "pôr" (por eles porem), e conjugação de primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "contrariar" (eu contrario).

Como entender a fundatec?

Para o cargo de PROFESSOR DE PORTUGUÊS aparece uma questão desta (podemos dizer fácil), contudo se fizermos mais questões da banca, para cargos como motorista, agente administrativo etc aparece até transposição de discurso..

Desde quando trará é monossílabo ?

A palavra "porém", pode também ser escrita sem o acento quando se relaciona com o verbo colocar, como por exemplo: Se eles porem... E contrário pode ser grafado sem acento quando na primeira pessoa do singular: Eu contrario...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo