Questões de Concurso Público Prefeitura de Panambi - RS 2021 para Professor Área II - História
Foram encontradas 21 questões
Em relação à Educação Básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
( ) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes asiática, latino-americana e europeia.
( ) A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais.
( ) A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Estadual de Educação e de homologação pelo Secretário Estadual da Educação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Panambi, o sistema municipal de ensino compreende, EXCETO:
De acordo com o Parecer no 004/2013, o Sistema Municipal de Ensino de Panambi adota como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas os seguintes princípios: éticos, políticos e estéticos. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação a esses princípios.
Coluna 1
1. Éticos.
2. Políticos.
3. Estéticos.
Coluna 2
( ) Referem-se aos direitos humanos de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.
( ) Referem-se aos direitos de manifestações do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira, da cultura rio-grandense e da cultura panambiense; de construção de identidades plurais e solidárias.
( ) Referem-se aos direitos civis de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre as pessoas que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 7, e em conformidade com o art. 22 e o art. 32 da Lei nº 9.394/1996 (LDBEN), as propostas curriculares do Ensino Fundamental visarão desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mediante os objetivos previstos para esta etapa da escolarização, a saber:
I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III. A aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo.
IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Quais estão corretas?
Segundo Vasconcellos, para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para ele, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender alguns elementos. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação a esses elementos.
( ) Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação.
( ) Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atar no sentido de sua transformação.
( ) Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transformá-la na direção desejada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: