Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Médico Especialista - Nefrologia Infantil
Foram encontradas 15 questões
( ) Em lactentes e pré-escolares predominam as malformações do trato urinário (MFTU), com maior frequência dos rins hipoplásicos e displásicos.
( ) Em escolares predominam as glomerulopatias, as uropatias e as sequelas de doenças adquiridas (Síndrome Hemolítica Urêmica).
( ) Escolares e adolescentes apresentam doenças relacionadas às nefropatias hereditárias (Cistinose Nefropática, Nefronoftise, Síndrome de Alport etc.).
( ) Em adolescentes predominam a nefropatia diabética e a hipertensão.
( ) Em lactentes predomina a nefropatia do refluxo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Frequência miccional: urinar a cada 3 horas, mesmo sem vontade. II. Uso do vaso sanitário com assento redutor e apoio para os pés (enquanto a criança não alcançar os pés no chão). III. Micção sem pressa e em 2 ou 3 tempos (para esvaziar toda a bexiga). IV. Ingerir água a cada três horas.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Dependência ao corticoide em remissão completa. 2. Remissão completa. 3. Resistência ao glicocorticoide. 4. Recidivas frequentes. 5. Remissão parcial.
Coluna 2
( ) Exame qualitativo de urina (EQU) com proteína indetectável por mais de 3 dias ou índice proteínacreatinina igual ou abaixo de 0,3.
( ) Presença de qualquer dos itens a seguir: proteinúria entre 0,3 e 3,5 g/1,73 m2/24h ou índice proteína-creatinina acima de 0,3 e abaixo de 2,0 ou redução da proteinúria abaixo de 50% do valor basal.
( ) Falência em atingir remissão completa com uso de prednisona por 8 semanas na dose recomendada ou por 4 semanas associada à pulsoterapia com metilprednisolona em 3 doses de 1.000 mg/1,73 m2 ou 20-30 mg/kg com máximo de 1 g, em dias alternados, em 3 a 6 doses.
( ) 2 ou mais recidivas em até 6 meses ou 4 recidivas no período de 1 ano após o término do tratamento.
( ) 2 ou mais recidivas durante o uso de glicocorticoide ou em até 14 dias após o término do tratamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Prematuros <32 semanas. II. Muito baixo peso ao nascer. III. Cateterismo umbilical. IV. Outras complicações no período neonatal requerendo internação em UTI.
Quais estão corretos?