Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Médico Especialista - Nefrologia Infantil

Foram encontradas 15 questões

Q1707986 Medicina
A hiperpotassemia com potássio sérico acima de 6,5 mg/dL ou com alterações no eletrocardiograma requer tratamento imediato. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse tratamento.
Alternativas
Q1707987 Medicina
Em países em desenvolvimento, as principais causas de injúria renal aguda são:
Alternativas
Q1707988 Medicina
Em relação às causas mais frequentes de insuficiência renal crônica de acordo com a faixa etária, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em lactentes e pré-escolares predominam as malformações do trato urinário (MFTU), com maior frequência dos rins hipoplásicos e displásicos.
( ) Em escolares predominam as glomerulopatias, as uropatias e as sequelas de doenças adquiridas (Síndrome Hemolítica Urêmica).
( ) Escolares e adolescentes apresentam doenças relacionadas às nefropatias hereditárias (Cistinose Nefropática, Nefronoftise, Síndrome de Alport etc.).
( ) Em adolescentes predominam a nefropatia diabética e a hipertensão.
( ) Em lactentes predomina a nefropatia do refluxo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1707989 Medicina
Crianças com infecções urinárias de repetição necessitam de medidas preventivas. A Uroterapia é um tratamento não farmacológico com objetivo de desenvolver hábitos urinários adequados. Inicia com a educação do paciente sobre os hábitos de vida ideais (urinários, intestinais e alimentares) e, com o seguimento desses pacientes, avalia-se a resolução dos sintomas e a necessidade de tratamento complementar. Analise as orientações abaixo, considerando que elas devem ser estimuladas.
I. Frequência miccional: urinar a cada 3 horas, mesmo sem vontade. II. Uso do vaso sanitário com assento redutor e apoio para os pés (enquanto a criança não alcançar os pés no chão). III. Micção sem pressa e em 2 ou 3 tempos (para esvaziar toda a bexiga). IV. Ingerir água a cada três horas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1707990 Medicina
A hipertensão arterial sistêmica é um fator de risco para a progressão da doença renal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a verificação da pressão arterial deve ser iniciada aos 3 anos de idade. Qual o alvo da pressão arterial desejável para as crianças renais crônicas?
Alternativas
Q1707991 Medicina
Nas crianças com síndrome nefrótica, a resposta ao tratamento com corticoide é um fator prognóstico importante. Pacientes que respondem ao tratamento inicial raramente evoluem para insuficiência renal crônica. O Ministério da Saúde classifica os pacientes de acordo com a resposta ao tratamento nas categorias abaixo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a classificação adequada de acordo com a resposta ao tratamento com corticosteroides.
Coluna 1
1. Dependência ao corticoide em remissão completa. 2. Remissão completa. 3. Resistência ao glicocorticoide. 4. Recidivas frequentes. 5. Remissão parcial.
Coluna 2
( ) Exame qualitativo de urina (EQU) com proteína indetectável por mais de 3 dias ou índice proteínacreatinina igual ou abaixo de 0,3.
( ) Presença de qualquer dos itens a seguir: proteinúria entre 0,3 e 3,5 g/1,73 m2/24h ou índice proteína-creatinina acima de 0,3 e abaixo de 2,0 ou redução da proteinúria abaixo de 50% do valor basal.
( ) Falência em atingir remissão completa com uso de prednisona por 8 semanas na dose recomendada ou por 4 semanas associada à pulsoterapia com metilprednisolona em 3 doses de 1.000 mg/1,73 m2 ou 20-30 mg/kg com máximo de 1 g, em dias alternados, em 3 a 6 doses.
( ) 2 ou mais recidivas em até 6 meses ou 4 recidivas no período de 1 ano após o término do tratamento.
( ) 2 ou mais recidivas durante o uso de glicocorticoide ou em até 14 dias após o término do tratamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1707992 Medicina
Sobre a injúria renal aguda, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1707993 Medicina
Na infância, 90% dos casos de síndrome hemolítico-urêmica típica são desencadeados por infecção pela Escherichia coli, produtora de Shiga-toxina (STEC), com predomínio em crianças entre 2 e 6 anos. As manifestações clínicas variam na gravidade, mas, na maioria das vezes, um quadro de diarreia é seguido por:
Alternativas
Q1707994 Medicina
Adolescente com 30 semanas de idade gestacional apresentou, durante uma ecografia pré-natal, os seguintes achados: menino, com bexiga distendida que não apresentou esvaziamento durante o exame (durou 30 minutos), ureteres e pelves dilatados bilateralmente. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Alternativas
Q1707995 Medicina
Os distúrbios metabólicos mais frequentes na injúria renal aguda são:
Alternativas
Q1707996 Medicina
Lactente, sexo masculino, 4 meses, com febre acima de 39,5ºC há 36 horas, realiza exame comum de urina e urocultura por saco coletor com os seguintes resultados: aspecto turvo, densidade 1020, pH 5,5, nitrito negativo, 20 leucócitos por campo, bacteriúria discreta. Urocultura: E. coli >100.000 colônias/ml. Hemograma com 20.000 leucócitos, PCR>40. Assinale a resposta correta em relação a esse caso.
Alternativas
Q1707997 Medicina
Mãe observou sangue no vaso sanitário. Ao questionar seu filho de 8 anos de idade, ele relatou estar apresentando urina escura há 3 dias, cansaço, vontade de dormir e muita dor de cabeça. Urinando a quantidade habitual, sem outras queixas. Mãe relata que há 2 semanas ele fez um tratamento para uma amigdalite com amoxicilina durante 7 dias. A família não notou outras alterações. Previamente hígido. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, hidratado, com taquipneia, sem tiragem intercostal (40mrpm). Ausculta pulmonar com estertores bolhosos em bases pulmonares. Ausculta cardíaca normal, frequência cardíaca=120bpm, abdome flácido, depressível, sem defesa, sem visceromegalias. Edema em membros inferiores de ++/4+, pressão arterial=120x80 mmHg (acima do percentil 95). O sedimento urinário mostra: densidade 1020, pH 6,5, leucócitos 3/campo, hemáceas > 100 / campo, bacteriúria discreta. Qual a hipótese diagnóstica inicial?
Alternativas
Q1707998 Medicina
São históricos que levam à aferição da pressão arterial em crianças antes dos 3 anos de idade:
I. Prematuros <32 semanas. II. Muito baixo peso ao nascer. III. Cateterismo umbilical. IV. Outras complicações no período neonatal requerendo internação em UTI.
Quais estão corretos?
Alternativas
Q1707999 Medicina
Na prevenção das doenças renais, devemos observar alguns aspectos importantes nas consultas pediátricas. NÃO faz parte desses aspectos:
Alternativas
Q1708000 Medicina
O tumor renal em crianças mais frequente é o tumor de Wilms, que acomete crianças entre os 3 e 4 anos de idade, em sua grande maioria. Os sintomas mais frequentes são os listados abaixo, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: E
5: A
6: A
7: A
8: A
9: B
10: A
11: C
12: C
13: E
14: D
15: E